Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Barbos do Rio Ave 14/06/2008"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por aranha »

joaosousa Escreveu:...Penso que o peixe sofrerá algum stress...
stress?!?!?! na... [-X nao teem que sustentar filhos, nem paga hipotecas...nem ao Sócrates... porque razão vão andar stressados?!?!? :lol: :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por Paulo »

Penso que os peixes são animais já com um bom nível de desenvolvimento logo devem ter algum tipo de sentimentos/comportamentos. Certamente umas espécies serão mais evoluídas do que outras.

Uma parte da definição do "estresse" (Brasil) que está na Wikipédia:
O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.
Há peixes que ao fim de pouco tempo morrem quando estão presos num espaço apertado. Percebo as vantagens da manga para o pescador, não percebo para o peixe (já que a ideia é/será devolver). :wink:

Vejam isto só como um apontamento, uma visão diferente sobre um determinado assunto, algo mais para pensarmos. 8)

Nada mais... porque acho que cada qual deve utilizar os apetrechos (legais) que bem entender. :wink:
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por tomachado »

Antes de mais, =D> ao João pela captura de tão belos exemplares e pela sua devolução com vida. Quanto à questão do uso ou não da manga para a retenção dos peixes, para posterior devolução ao seu meio natural, concordo que esta seja usada apenas em competição e não em qualquer outra situação, porque a meu ver, se o peixe é para devolver que seja imediatamente após a sua captura para não lhe causar danos maiores, uma vez que, manter o peixe num local tão diminuto lhe causa danos desnecessários. Se o peixe sofre de stress ou não não sei, porque é tema que não domino, no entanto posso garantir que lhe causa danos, porque ao debater-se na tentativa de se libertar, o peixe perde muco e escamas o que não é concerteza saudavél.
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por Carpa Real »

joaosousa Escreveu:Hoje lá fui eu, na companhia do meu pai e de um tio, até às Taipas (Guimarães), ao Rio Ave, tentar a minha sorte em mais uma tarde de pesca!
Desta vez, e seguindo o conselho do amigo Carpa Real, engodei o pesqueiro com asticot solto. O resultado foram 3 bonitos barbos!
Aqui fica a prova de como o Rio Ave está cheio de vida!!!
No final da pescaria, os barbos foram devolvidos em óptimas condições ao Rio! :mrgreen:
barbo.JPG
barbo -joão.jpg
panorama.jpg
trio.jpg
devolução.JPG
devolução2.jpg
=D> =D> =D> =D> =D> =D>

Carpa Real
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por pisões »

Boa pescaria e boa atitude João.

Quanto ao uso da manga, o que interessa é a devolução do peixe. Eles têm muito tempo pra recuperar do stress ou então pegam no próximo anzol que por ali andar #-o .
Avatar do Utilizador
BARROSOPESCA
Mensagens: 641
Registado: quarta jun 13, 2007 2:56 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por BARROSOPESCA »

o peixe não tem cérebro ,certo?pelo menos em todos os peixes que amanhei nunca vi.e há aqueles casos (carpfishing)que apanham várias vezes o mesmo peixe e ele não se lembra de já ter sido apanhado,se não ia comer outra vez mas era o caraças.mas eu compreendo o boss.na pesca de águas interiores isso é prática corrente,agora na pesca de mar o caso muda de figura,não dá muinto jeito ter uma manga na praia para por a pescaria ,por isso vamos devolvendo.parabens pela pescaria e pela atitude JOÃO =D> =D>
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por flex »

Bonitos Barbos João =D>

Quanto a usar a manga em água doce... penso que se for devidamente usada e não estiver sobrelotada não traz problemas de maior aos exemplares mais pequenos, já num peixe maior poderá causar mais danos :| ...eu nunca usei manga (também nunca fiz competição), penso que os melhores exemplares devem ser devolvidos o mais breve possível para terem melhores hipoteses de escapar sem mazelas :idea: ...
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por joaosousa »

Hoje lá fui eu relaxar em mais uma tarde de pesca. Vi sair lá uma tenca (Nunca tinha visto tal peixe naquele pesqueiro) mas como sempre, os barbos é que dominaram! Saíram poucos mas muita gente tirou! Eu apenas tirei um mas deu uma luta muito porreira. Mesmo pequenos estes bichos não se cansam!
Pensei que tinha o video da libertação do peixe mas o meu pensou que tava a filmar mas não estava #-o #-o #-o
O que interessa é que o barbo voltou à água para crescer :P

PS: Foi a estreia da camisola da APCF! hehe
Anexos
DSCF4432.jpg
Responder