Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Barbos do Rio Ave 14/06/2008"
na nova versão do site.

gabriel pereira

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por gabriel pereira »

Boas pessoal. Só agora é que reparei neste tópico e aproveito para esclarecer algumas questões levantadas:

1- Na zona das Taipas onde o João pesca houve, há cerca de 4 anos atrás . muitas capturas de carpas entre as 500grs. e os 2kgs mas que infelizmente desapareceram quase na totalidade, porquê? porque foram levadas para casa por muitos dos pescadores que frequentam aquela zona. O mesmo aconteceu com os barbos , tenho conhecimento de capturas de barbos na ordem dos 3kgs , mas também os pescadores nativos levavam embora todos os barbos que apanhavam. Era uma zona onde facilmente se capturavam barbos em quantidade e bom tamanho. Fico satisfeito por ver que o João apanhou barbos pequenos visto que esse tamanho de barbos era muito raro devido á epidemia de lucio-perca que se abateu sobre o ave , parece que estão a desaparecer também. Quanto ás carpas nessa zona , ainda existem algumas de bom porte que se conseguem ver em determinadas zonas. Há 2 anos ajudei a libertar uma com 7kgs capturada por um local.

2- A ponte de Naceiros ainda existe , não há nenhuma nova , a antiga foi parcialmente destruída pelas cheias de há 3 anos mas entretanto já foi reconstruida. Fica junto ao parque industrial de Naceiros.

3- a zona das Taipas está realmente muito bonita , com bons pesqueiros e água do rio bastante limpida comparando com a poluição de alguns anos atrás. O estranho é que nas zonas mais poluidas , entre Vila das Aves, Santo Tirso , Trofa e vila do Conde , o rio tem muito , mas muito mais peixe... inclusive espécies que praticamente desapareceram nas Taipas( bogas e góbios). Mesmo as carpas encontram-se em muito maior numero e tamanho nessas zonas poluidas. Vá se lá saber porquê...
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por joaosousa »

gabriel pereira Escreveu:Boas pessoal. Só agora é que reparei neste tópico e aproveito para esclarecer algumas questões levantadas:
inclusive espécies que praticamente desapareceram nas Taipas( bogas e góbios).
Boas Gabriel,

Era só para dizer que na pescaria anterior a esta, a unica coisa que deu foi... góbios! Isso mesmo, eles eram mais que as mães... Não podiam ver o isco mexer que atacavam logo desalmadamente, os malandros! #-o
Avatar do Utilizador
BARROSOPESCA
Mensagens: 641
Registado: quarta jun 13, 2007 2:56 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por BARROSOPESCA »

não pesco lá há bastante tempo(naçeiros),mas aquilo era um bom pesqueiro.claro que o peixe era para devolver visto a qualidade da água não ser a melhor,mas mesmo assim os locais levavam o peixe (possivelmente para mostrarem no café da zona) :twisted: .agora fico contente com o que o Gabriel diz,que a qualidade da água está melhor. :lol: :D
gabriel pereira

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por gabriel pereira »

Das Taipas para cima a água está impecável , e nessa zona de Naceiros então está praticamente límpida. Fizeram inclusive uma pista de pesca desportiva mais acima , em S. Emilião. o João diz que os góbios voltaram a sair nas Taipas , então porreiro! É mais um sinal que a maldita praga dos lucio-percas está com os dias contados. Aquilo tem um potencial enorme para os barbos e um óptimo local para concessionar em local de pesca sem morte. Para os pescadores de bóia dá para uns 20 pesqueiros á vontade , e fácil de concretizar uma vez que no concelho de guimarães não existe nenhum local assim , é tudo uma questão de sensibilizar a junta de freguesia das Taipas ou a Câmara municipal de Guimarães. A minha guerra é outra , as Carpas.... :D
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por Carpa Real »

gabriel pereira Escreveu:Das Taipas para cima a água está impecável , e nessa zona de Naceiros então está praticamente límpida. Fizeram inclusive uma pista de pesca desportiva mais acima , em S. Emilião. o João diz que os góbios voltaram a sair nas Taipas , então porreiro! É mais um sinal que a maldita praga dos lucio-percas está com os dias contados. Aquilo tem um potencial enorme para os barbos e um óptimo local para concessionar em local de pesca sem morte. Para os pescadores de bóia dá para uns 20 pesqueiros á vontade , e fácil de concretizar uma vez que no concelho de guimarães não existe nenhum local assim , é tudo uma questão de sensibilizar a junta de freguesia das Taipas ou a Câmara municipal de Guimarães. A minha guerra é outra , as Carpas.... :D
Boas Gabriel, a pista que falas em ST. Emilião já stá concessionada e é da responsabilidade da ARNPD. É um local de provas de fds para os campeonatos regionais do Norte, Nacionais, senhoras e camadas mais jovens e ainda para treinos das selecções jovens.

Para além disso, fizeram um repovoamento ordenado com as entidades oficiais de uma espécie que não existia nas nossas massas de água.

Foi a Introdução do GARDON espécie muito apreciada na pesca desportiva e que os pescadores portugueses tanta dificuldade tem em pontuar nesta espécie fora de portas porque para alem de ser um peixe em adulto com tamanho considerável só se consegue ferrar o mesmo com linhas muito finas e daí a necessidade de muito treino. Eis a razão das selecções treinarem nesse local.

Um Abraço
Carpa Real
gabriel pereira

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por gabriel pereira »

Boas Carlos. Eu sei que a pista de sto. Emilião está concessioanada , estava a referir-me á zona das Taipas que , no meu entender, tem ainda mais potencial. Abraço.
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por Carpa Real »

gabriel pereira Escreveu:Boas Carlos. Eu sei que a pista de sto. Emilião está concessioanada , estava a referir-me á zona das Taipas que , no meu entender, tem ainda mais potencial. Abraço.
Boas Gabriel, tudo bem não tinha reparado que estavas a referir á zona das Taipas... :wink:

Mas o que importa é o esforço que as entidades tem feito para tornar o Ave com vida e de boa saúde.

Carpa Real
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Mensagem por joaosousa »

Hoje ao passar pelas Taipas, quando ia para Braga, reparei que o Rio Ave estava completamente castanho, com uma cor diferente do habitual. Uma cor semelhante às águas turvas após umas cheias.
Alguém sabe se terá sido alguma descarga? #-o
Responder