Dois dias de peripécias e experiências

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dois dias de peripécias e experiências"
na nova versão do site.

MarcoPombo
Mensagens: 49
Registado: segunda set 20, 2010 11:48 pm

Dois dias de peripécias e experiências

Mensagem por MarcoPombo »

Como já havia aqui dito ultimamente este não há muito tempo para pescarias, mas quando há ai vou eu........ Recentemente tive dois diazinhos de folga no negócio, e carro carregado e vamos embora para a pesca. O objectivo era junto com três amigos que se andam a iniciar nesta andanças passarmos dois dias em Montargil, e logo aí começam as peripécias. Chegados ao pesqueiro deparamo-nos com um acampamento montado, e pensamos bem se o pessoal esta aqui acampado nos também deveremos poder, falamos com as pessoas que la estavam que nos disseram que ja la estavam à duas noites, que as autoridades já la tinham passado, e que não tinha havido problema nenhum, e nós vai de montar arraiais, não se passaram duas horas já nós estavamos a pescar, quando chega a SEPNA, e nos identifica a todos porque não se pode acampar ali. Quando os confrontamos com o facto de os nossos "vizinhos" ja lá estarem à quase três dias, a resposta foi que os colegas que lá passaram foi a brigada territorial, e que não lhes compete a eles actuarem nessas situações, e como foi em fim de semana a SEPNA lá por norma não trabalha ao fim de semana. Tendas desmontadas, e com uma possível multa às costas, cada um de nós, fomos informar-nos dos preços praticados no parque de campismo, e aí percebemos toda a situação. O parque de campismo cobrava-nos por quatro pessoas, três tendas e dois carros, perto de 70 Euros por UMA NOITE. Ou seja vimo-nos obrigados a repensar todos os planos para esses dois dias, e decidimos mudar-nos para o Maranhão, pois sabia da existência de um parque de campismo camarário em Avis. Em relação a pesca propriamente dita, em Montargil ficámo-nos apenas por uns abletes já de bom porte, e uma grande dor de cabeça.

Chegados ao Maranhão, e aproveitando o facto de já conhecer o pesqueiro, fiz uma iniciação à pesca à francesa, com panier e canelão de 9 Metros. Durante o primeiro dia, devido a uma má sondagem do pesqueiro apenas sairam abletes, e uma ferragem de um peixinho mais graudo, que nao vi, pois rebentou-me o empate, os meu colegas que estiveram quase sempre ao fundo apenas tiraram peixe-gato, que parece que ja se esta a tornar uma praga naquela massa de água.
Ao final da tarde depois de ja ter o material arrumado fiz algumas dezenas de lançamentos ao achigã, que apenas serviu para apurar mais um pouco a técnica de lançamento com carreto de casting, pois toques nem vê-los.

Só por curiosidade informativa em Avis pediram-me menos de metade do preço, para passar a noite, com as mesmas condições, enfim.......

Ao segundo dia voltamos a insistir no mesmo pesqueiro, mas já com sondagens bem feitas, e as nossas amigas carpas lá foram aparecendo muito a medo, continuando a sair alguns peixe-gato, e alguns abletes, durante o periodo da manhã, pois a tarde foi para arrumar os materiais e rumar de volta à santa terrinha.

O segundo dia contabilizou 14 Carpas a maioria a rondar as 900, 1 kilo, mais ou menos o mesmo em abletes, o peixe-gato não os contabilizei. De referir que as carpas e os abletes foram devolvidos á agua em perfeitas condições, ja os peixe-gato ficaram à espera de servir de jantar para algum animal que por ali passa-se

Em resumo, fiz a minha primeira experiência de panier e canelão, o que tem as suas vantagens no que respeita da pesca á boia, aprimorei o manuseamento em acção de pesca do equipamento de pesca ao achigã, viciei mais um bocadinho, três amigos que pouco a pouco vão ficando mais à vontade com técnicas e material, e se não fosse a situação do primeiro dia seriam dois dias em beleza, o que quase foi.

Agora é só esperar que haja mais um tempinho para lá voltar, pois ja estou a ressacar. :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Abraço a todos e boas pescarias.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Dois dias de peripécias e experiências

Mensagem por NelsonP »

Bem, foi uma jornada com algumas peripécias :join: Em principio foram só avisados e escapam á multa. Com esses preços nesse parque mais vale ficar num hotel :join: . Só faltam mesmo as fotos para compor o ramalhete :fixe:
Obrigado pela partilha :fixe:
MarcoPombo
Mensagens: 49
Registado: segunda set 20, 2010 11:48 pm

Re: Dois dias de peripécias e experiências

Mensagem por MarcoPombo »

Boas nélson, pois as fotos é que vai ser impossivel, é que no meio daquela salganhada de arrumar e desarrumar as coisas em Montargil, perdi o Norte á maquina fotografica, e só a consegui "recuperar" ja em casa. :no2: :no2: :no2:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Dois dias de peripécias e experiências

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Parabéns pelas pescarias e pelos momentos bem passados :fixe:

Obrigado pela partilha.

Abraço
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Dois dias de peripécias e experiências

Mensagem por ffgsoares »

Bela aventura e um bom fim de semana piscatório, parabéns !

Boas pescarias :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Dois dias de peripécias e experiências

Mensagem por Josy »

Boas,
Excelente =D> .
Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Dois dias de peripécias e experiências

Mensagem por Caparzo »

Em principio escaparam-se à multa, já agora onde podemos encontrar legislação acerca de onde é possível ou não acampar??
Parabéns pelas pescarias, mas porque deixaram os peixes gato sempre ouvi dizer que são muito bons para comer (não percebo nada de peixe de rio).
MarcoPombo
Mensagens: 49
Registado: segunda set 20, 2010 11:48 pm

Re: Dois dias de peripécias e experiências

Mensagem por MarcoPombo »

Amigo Caparzo, em relação aos sítios onde pode ou não acampar, segundo a SEPNA é muito simples, apenas em parques de campismo, ou terrenos privados com autorização escrita do proprietário. Fora isso carece de uma autorização especial por parte da câmara municipal da área onde pretende acampar, mas não é fácil ser atribuída.

Em relação ao peixe-gato também já ouvi dizer que é muito bom para comer, mas eu pessoalmente o bicho em si mete-me nojo, quanto mais come-lo, e visto ser uma praga que tem dado cabo de algumas espécies ja existentes nas nossas massas de água à muitos anos, (eu pessoalmente considero-os uma valente praga).
Visto não os comer, e recuso-me de todo a devolvê-los á agua por norma arranjo condições para que os animais selvagens que circundem o pesqueiro onde estou dêem com eles rapidamente, para que possam fazer uma boa refeição. :join: :join:
Responder