Página 1 de 2

Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs...

Enviado: segunda jul 15, 2013 9:12 am
por João Cunha
Boas.

Já faz algum tempo que eu e o meu colega de pesca tentamos a nossa sorte com os Achigãs. Desta vez foi no Rio Douro, mais concretamente na zona de Cinfães.
Infelizmente, correu muito mal. Depois de +- 6h a atirar material para a água não conseguimos um único exemplar. Já sabemos que a população de Achigãs no Rio Douro tem diminuído devido à introdução do Lúcio Perca mas estávamos com mais fé.
A única coisa que me "animou" foi ver uma pessoa (local) que também costumava ir para aquele pesqueiro e que costuma tirar de lá alguns. Naquele dia também não tinha conseguido nada. Mais uma vez, a sorte, também não esteve no nosso lado... Tentamos com tudo - cranks, grubs, rapalas, etc. A única coisa a que não demos oportunidade foi aos spinners. Como é que não querem morder em amostras tão graciosas :P? Nem os Lúcios acharam piada aos grubs...


João

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Enviado: segunda jul 15, 2013 10:37 am
por nunopontes
Ha dias assim, é ir tentando, pode ser que eles apareçam!! :fixe:

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Enviado: segunda jul 15, 2013 1:23 pm
por bladerunner
Boas,

Obrigado pelo relato :fixe:

Infelizmente não é só o lucio-perca o mau da fita. Nós pescadores também temos muitas responsabilidades pela diminuição do achigã aqui no Douro...

Gostaria de dizer melhores dias virão, mas não sei não...

Abraço

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Enviado: segunda jul 15, 2013 8:47 pm
por ffgsoares
Vai insistindo companheiro, nós pescadores somos conhecidos por ter paciência :join:

Quanto á escassez, vamos ter de aprender a proteger e repovoar mas, isso demora anos a equilibrar portanto há que começar, já !!!

Força e boas pescarias :fixe:

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Enviado: segunda jul 15, 2013 9:16 pm
por joaonumberone
Como estou longe vou arriscar uma opiniao polemica, os achigas sao invasores aí no douro e alias em portugal, os lucios serao piores mas nenhum e natural de ca.
Sendo assim nao me parece grave, parece me mais grave desaparecerem bogas e outros peixes naturais de ca.
isto e so o meu "point of view"
:fixe:

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Enviado: terça jul 16, 2013 1:24 pm
por Caparzo
joaonumberone Escreveu:Como estou longe vou arriscar uma opiniao polemica, os achigas sao invasores aí no douro e alias em portugal, os lucios serao piores mas nenhum e natural de ca.
Sendo assim nao me parece grave, parece me mais grave desaparecerem bogas e outros peixes naturais de ca.
isto e so o meu "point of view"
:fixe:
Não sou pescador de rio mas concordo com o acima citado. Compreendo na generalidade as espécies invasoras introduzidas nos nossos cursos de água tenham maior interesse ao nível da pesca pelo tamanho que atingem e pela luta que dão mas continuam a destruir habitats e a por em risco as espécies autóctones. Mas mais uma vez isto é a opinião de uma pessoa que vive a dois passos do rio Mondego, rio Ceira e rio do Dueça e nunca pescou em nenhum deles.

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Enviado: terça jul 16, 2013 4:12 pm
por TALIBAN
Boas pescarias.

Obrigado pela partilha, da próxima fazes a experiência com as outras amostras.

Abraço.

Braga

P.S.-Já pesquei no Rio Mondego, mas há muitos anos.

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Enviado: quarta jul 17, 2013 11:19 pm
por bladerunner
Boas,

Vou dar a minha opinião pessoal sobre o assunto.

Sobre as espécies invasoras, acidentalmente ou propositadamente introduzidas nos nossos cursos de água, tenho a opinião que depois do mal feito pouco ou nada se pode fazer para erradicar as espécies.

As espécies autóctones, com maior ou menor dificuldade, adaptam-se a essas espécies invasoras, não nos podemos esquecer que a maioria dos peixes existentes nos nossos cursos de água são invasoras. Deixo aqui a lista de espécies introduzidas em Portugal:

- *Peixe gato negro; pimpão; chanchito; carpa; lúcio; gambusia; góbio; perca-sol; achigã; truta arco-íris; perca; ruivo; lucio-perca; peixe-gato europeu; tenca e no rio Ave o gardon.

Espécies de peixes de Portugal:

- *Barbo comum; bogas de boca recta; boga portuguesa; bordalo; enguia; escalo; lampreia marinha; ruivaco; ruivaco do oeste; solha; truta-de-rio; verdemã.

Dou o exemplo do rio Ave, o qual foi repovoado e conta com inúmeros peixes que não são auctóctones, lucio-perca, achigã, carpa, lagostim americano, gardon, ablete, pimpão, etc.
e graças a isso, passou de um rio morto a um rio cheio de vida.

Porquê exterminar o achigã? Porque não todos eles já agora? Afinal não são de cá...
Não podemos pensar assim pois não? Afinal, somos os principais responsáveis por toda esta situação, muitos deles, caso da carpa e do pimpão já cá estão desde a idade média.

Com a construção das barragens no rio Douro, o sável desapareceu do Douro, a enguia decresceu em numero, outras espécies quase desapareceram. O ser humano ao alterar a geografia e a fisiologia dos rios contribui muito mais para a extinção das espécies autóctones que todos os peixes introduzidos, é só perguntar aos que se opõem à construção das barragens no rio Sabor, o impacto que vai ter no rio e nas espécies actualmente existentes..

*Deixo aqui um link onde podem ler o "Projecto de conservação ex situ de organismos fluviais" de onde retirei os nomes dos peixes invasores e de Portugal, merece uma leitura para sabermos bem o que se está a passar nos nossos rios.

http://exsitu.quercusancn.pt/component/ ... Itemid,59/

Um abraço