Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs...

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs..."
na nova versão do site.

João Cunha
Mensagens: 13
Registado: quarta jul 04, 2007 1:33 am

Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs...

Mensagem por João Cunha »

Boas.

Já faz algum tempo que eu e o meu colega de pesca tentamos a nossa sorte com os Achigãs. Desta vez foi no Rio Douro, mais concretamente na zona de Cinfães.
Infelizmente, correu muito mal. Depois de +- 6h a atirar material para a água não conseguimos um único exemplar. Já sabemos que a população de Achigãs no Rio Douro tem diminuído devido à introdução do Lúcio Perca mas estávamos com mais fé.
A única coisa que me "animou" foi ver uma pessoa (local) que também costumava ir para aquele pesqueiro e que costuma tirar de lá alguns. Naquele dia também não tinha conseguido nada. Mais uma vez, a sorte, também não esteve no nosso lado... Tentamos com tudo - cranks, grubs, rapalas, etc. A única coisa a que não demos oportunidade foi aos spinners. Como é que não querem morder em amostras tão graciosas :P? Nem os Lúcios acharam piada aos grubs...


João
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Mensagem por nunopontes »

Ha dias assim, é ir tentando, pode ser que eles apareçam!! :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Obrigado pelo relato :fixe:

Infelizmente não é só o lucio-perca o mau da fita. Nós pescadores também temos muitas responsabilidades pela diminuição do achigã aqui no Douro...

Gostaria de dizer melhores dias virão, mas não sei não...

Abraço
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Mensagem por ffgsoares »

Vai insistindo companheiro, nós pescadores somos conhecidos por ter paciência :join:

Quanto á escassez, vamos ter de aprender a proteger e repovoar mas, isso demora anos a equilibrar portanto há que começar, já !!!

Força e boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Mensagem por joaonumberone »

Como estou longe vou arriscar uma opiniao polemica, os achigas sao invasores aí no douro e alias em portugal, os lucios serao piores mas nenhum e natural de ca.
Sendo assim nao me parece grave, parece me mais grave desaparecerem bogas e outros peixes naturais de ca.
isto e so o meu "point of view"
:fixe:
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Mensagem por Caparzo »

joaonumberone Escreveu:Como estou longe vou arriscar uma opiniao polemica, os achigas sao invasores aí no douro e alias em portugal, os lucios serao piores mas nenhum e natural de ca.
Sendo assim nao me parece grave, parece me mais grave desaparecerem bogas e outros peixes naturais de ca.
isto e so o meu "point of view"
:fixe:
Não sou pescador de rio mas concordo com o acima citado. Compreendo na generalidade as espécies invasoras introduzidas nos nossos cursos de água tenham maior interesse ao nível da pesca pelo tamanho que atingem e pela luta que dão mas continuam a destruir habitats e a por em risco as espécies autóctones. Mas mais uma vez isto é a opinião de uma pessoa que vive a dois passos do rio Mondego, rio Ceira e rio do Dueça e nunca pescou em nenhum deles.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Obrigado pela partilha, da próxima fazes a experiência com as outras amostras.

Abraço.

Braga

P.S.-Já pesquei no Rio Mondego, mas há muitos anos.
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Rio Douro (14/07/2013) - Mais uma tentativa aos Achigãs.

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Vou dar a minha opinião pessoal sobre o assunto.

Sobre as espécies invasoras, acidentalmente ou propositadamente introduzidas nos nossos cursos de água, tenho a opinião que depois do mal feito pouco ou nada se pode fazer para erradicar as espécies.

As espécies autóctones, com maior ou menor dificuldade, adaptam-se a essas espécies invasoras, não nos podemos esquecer que a maioria dos peixes existentes nos nossos cursos de água são invasoras. Deixo aqui a lista de espécies introduzidas em Portugal:

- *Peixe gato negro; pimpão; chanchito; carpa; lúcio; gambusia; góbio; perca-sol; achigã; truta arco-íris; perca; ruivo; lucio-perca; peixe-gato europeu; tenca e no rio Ave o gardon.

Espécies de peixes de Portugal:

- *Barbo comum; bogas de boca recta; boga portuguesa; bordalo; enguia; escalo; lampreia marinha; ruivaco; ruivaco do oeste; solha; truta-de-rio; verdemã.

Dou o exemplo do rio Ave, o qual foi repovoado e conta com inúmeros peixes que não são auctóctones, lucio-perca, achigã, carpa, lagostim americano, gardon, ablete, pimpão, etc.
e graças a isso, passou de um rio morto a um rio cheio de vida.

Porquê exterminar o achigã? Porque não todos eles já agora? Afinal não são de cá...
Não podemos pensar assim pois não? Afinal, somos os principais responsáveis por toda esta situação, muitos deles, caso da carpa e do pimpão já cá estão desde a idade média.

Com a construção das barragens no rio Douro, o sável desapareceu do Douro, a enguia decresceu em numero, outras espécies quase desapareceram. O ser humano ao alterar a geografia e a fisiologia dos rios contribui muito mais para a extinção das espécies autóctones que todos os peixes introduzidos, é só perguntar aos que se opõem à construção das barragens no rio Sabor, o impacto que vai ter no rio e nas espécies actualmente existentes..

*Deixo aqui um link onde podem ler o "Projecto de conservação ex situ de organismos fluviais" de onde retirei os nomes dos peixes invasores e de Portugal, merece uma leitura para sabermos bem o que se está a passar nos nossos rios.

http://exsitu.quercusancn.pt/component/ ... Itemid,59/

Um abraço
Responder