Rio Ave 2013

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Rio Ave 2013"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Rio Ave 2013

Mensagem por joaosousa »

A visita ao rio Ave já estava prometida à muito, mas como este foi um inverno rigoroso, não permitiu quase que fosse à pesca, e muito menos para o rio Ave, pois fica mais susceptivel às correntes.

Pois bem, há uns dias fui mais o meu pai fazer lá uma pescaria, pois acreditamos que aquele rio esconde muitas surpresas.
É um rio, cujos relatos de capturas de carpas já vem de há muitos anos, e como sabemos, foi um rio que sofreu bastante com a poluição. No entanto, nos ultimos anos, a qualidade da água melhorou bastante graças aos trabalhos que as autarquias locais desenvolveram.
A par desta melhoria da qualidade da água, tem-se ouvido muitos relatos de boas pescarias feitas no rio Ave. E quando digo boas pescarias é a todas as espécies, em todas as modalidades de pesca. No caso que a mim me interessa, o carp fishing, tem-se ouvido também bons relatos de carpas que o pessoal com material mais light nem lhe consegue ver a cor, e já sairam algumas com mais de 10kg. Isto quer dizer que tem de haver maiores, pois apesar da poluição, as carpas, principalmente, sobreviveram ao longo destes anos todos! O desafio é precisamente esse, capturar um record!



A primeira surpresa que o rio Ave nos deu, foi uma bela carpa de 6,200kg que foi fotografada e devidamente devolvida ao habitat!
Foi um dia de muito calor, pelo que não seria de esperar este resultado logo na primeira pescaria!

Imagem
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Rio Ave 2013

Mensagem por Panca »

Vai lá vai João que linda Carpa companheiro muito bem mesmo,os meus parabéns ao teu Pai por essa captura =D> =D>

Quanto ao Rio em si sim ele esta muito melhor João e claro não só ao trabalho das autarquias mas infelizmente para a industria que muitas empresas faliram como sabes e felizmente para o Rio pois de fiscalização essa nunca abundou mas claro as autarquias também ajudaram muito e desde que a Etar começou a funcionar ai sim melhorou muito mesmo :fixe: :fixe:

Já estou á espera do teu proximo relato ouviste :join: :join:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Rio Ave 2013

Mensagem por Rider »

Parabéns aos dois.
Obrigado pela partilha.

Agora só têm que lá voltar para bater o record.
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Rio Ave 2013

Mensagem por nunopontes »

Muito bom, excelente Carpa...bonito exemplar e viva o Rio Ave sem poluição :aplau: :aplau: :aplau:
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Rio Ave 2013

Mensagem por joaosousa »

Sem dúvida, o facto da industria ter diminuido, melhorou e muito o ave, mas mesmo assim os fundos ainda estão um pouco poluidos! Eu acho que o essencial são aqueles tubos que direccionam os residuos para as etars, assim evitam-se as descargas, porque mesmo com as industrias que existem, nomeadamente no rio vizela, ainda fazem com que certos residuos cheguem ao ave.. :fixe:
Mas tenho a dizer que são impressionates as carpas lá, só força :)
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Rio Ave 2013

Mensagem por jose elvas »

Bela menina João! Parabéns ao teu pai pela captura e a ti pelo relato :fixe: , eu ainda não consegui fazer a abertura a elas este ano :( , o raio do trabalho quase que não tem deixado tempo para mais nada...
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Rio Ave 2013

Mensagem por joaosousa »

Eu tenho ido muito poucas vezes também, mas tem valido a pena :)

Não sei se toda a gente sabe, mas como a minh área é a Biologia, eu procuro adaptar os meus conhecimentos também à pesca, já que junto o útil ao agradável!
No caso do carpfishing, comecei a registar o comprimento e o peso dos peixes que capturo. O objectivo é ter uma ideia da taxa de crescimento dos peixes, de rio para rio! Ou de Barragem para Barragem!

Neste caso, comparando dois peixes do mesmo rio, o Ave, na parte limpa, ou seja, no Ermal um peixe de 74cm tem 4,5kg +/-, enquanto mais abaixo, na parte mais poluida, ou seja, onde o peixe deveria sofrer mais, com os mesmo 74cm, que foi o caso desta carpa, pesava uns belos 6,200kg! Isto diz muito da alimentação natural do rio, bem como de todo o alimento disponivel! :)
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Rio Ave 2013

Mensagem por NelsonP »

Belo bixo. :join: Obrigado pela partilha :fixe:
Responder