Página 1 de 5

Abertura 2013

Enviado: quinta mai 23, 2013 5:04 pm
por jose elvas
Ora 8 dias após o fim do defeso finalmente surgiu a oportunidade de ir fazer a abertura ao Achigã! Até agora o raio do tempo tinha estado bastante instável, ora frio, ora chuva, e eu já andava a subir ás paredes com vontade de ir fazer uns lançamentos :pau: .
Como hoje é feriado municipal em Portalegre desde segunda que tinha planeado ir fazer o gosto ao dedo se o tempo assim o permitisse. Como ontem tinha sido dia de jantarada em casa da minha irmã, que fez anos, com muitos copos á mistura :ko: hoje acordei relativamente tarde, fui á cozinha bebi o indespensável cafezinho e fui á rua ver como estava o tempo, o dia estava bonito e solarengo mas não estava mutio calor, para aí uns 17ºC. Decidi ir apenas a seguir ao almoço, logo carreguei o estojinho e fui tratar de outros afazeres.
Após almoço lá arranquei, como ia só de tarde decidi dar um pulinho a uma pequena barragem que fica a pouca distância da minha casa, para se chegar á mesma tem que se percorrer ainda uns bons 5km por caminhos de terra batida e para todos aqueles que costumam dizer que o Alentejo é um "deserto" deixo-vos uma fotos do mesmo:


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Após algum tempo lá cheguei ás margens da barragem, esta é a barragem em que eu, fruto da sua proximidade, mais pesco e sei bem ao que vou mas desta vez apanhei uma pequena surpresa! Ao chegar lá deparo-me, para lá do facto de estar á cota maxima pois disso já eu estava á espera, com uma camada abundante de vegetação aquatica ao longo de toda a margem, em mais de 20 anos que já lá pesco nunca a tinha visto assim :D , ora isto são condições excelentes para se pescar ao achigã... MAS A PARTIR DE UM BARCO!!! E o meu ainda está lá na garagem á espera que eu acabe de tratar de uns assuntos e de umas compras.
Para dificultar ainda mais a coisa esta barragem tem em quase toda a extensão das sua margens muita vegetação e arvores ribeirinhas, ora quando a barragem está mais baixa isso não proporciona grande contratempo mas com ela cheia como nunca a tinha visto tornou a coisa um pouco mais complicada, deixo uma fotos das condições:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tendo em conta as condições, e como esta barragem tem muita pedra no fundo, decidi começar com uma pequena rã da Evergreen que funciona como popper e tem os anzóis juntos ás costas para evitar prisões nas ervas, infelizmente apenas conseguia fazer lançamentos de X em X metros pois em muitos dos sitios era impossivel lançar por causa das arvores e dos arbustos. Algo que vi logo desde o inicio, e me deixou completamente maluco e a babar :118: , foram as carpas a passear pachorrentamente junto á margem a apanharem sol e a alimentarem-se entre as ervas, por momentos lamentei não ter levado o material da carpa para tentar enganar uma mas, e com muito custo, lá fiz um esforço para me concentra naquilo que me tinha levado ali, os achigãs!
Ao fim de uns 20 minutos tive a primeira picada de um pequeno Achigã que teria para aí umas 500 gramas, ao fim da luta o mesmo ficou enredado na vegetação aquatica e desferrou-se poupando-me o trabalho de ter de entrar pela agua a dentro para o libertar.
Ai uns 500 metros mais á frente, e entretanto já tinha trocado a rã por um Senko para o trabalhar em drop shot nos intervalos da vegetação, aconteceu-me uma das coisas mais fantásticas que já vi em toda a minha vida de pescador :D !
Á minha frente havia um aglomerado de Bunho (á direita na imagem):

Imagem

Ao aprximar-me vejo as folhas a mexerem-se para todos os lados, sinal claro que havia uma grande carpa a nadar ali no meio, comecei a aproximar-me o mais devagar e silenciosamente que pude a té que fiquei a apenas uns 2 metros de distância, de repente o movimento nas ervas começou a vir na minha direção e eu fiquei o mais parado possivel na esperança de conseguir ver o peixe, e bem meus amigos.... o que se segiu foi memorável e acho que nunca o vou esquecer!
Uma Carpalhona que teria bem á vontade os seus 15/16 kg saiu a nadar com uma calma olimpica do meio do bunho e passou a menos de 1 metro das minhas pernas! Foi absolutamente fantástico ver aquele animal majestoso a mover-se com tanta graciosidade mesmo ali á minha frente. Fiquei ali parado durante uns bons 5 minutos a sorrir que nem um parvo! :D
Após isto lá continuei a tentar enganar os achigãs, passados mais uns minutos em que não conseguia sequer chegar á agua por causa dos arbustos e arvores da margem decidi ir logo direito a uma zona um pouco mais á frente que não tem arvores junto á margem e tem muitas pedras dentro de agua onde costumo sempre tirar uns achigãzinhos.
Lá chegado troquei o Senko por um crankbait e comecei a "varar" toda a area na esperança de despertar o ataque a algum achigã que estivesse estacionário junta ás pedras. Mas apenas tive uma picada de um peixe pequeno que não ferrou!
Acabei por chegar ao paredão da barragem que me confirmou que o nivel estava o mais alto possivel :shock: :

Imagem
Imagem
Imagem



CONTINUA...

Re: Abertura 2013

Enviado: quinta mai 23, 2013 5:37 pm
por jose elvas
Nesta barragem geralmente para passar para o outro lado costumo descer até ao fundo do paredão e passar pela ribeira para o outro lado mas hoje tal era impossivel, primeiro porque a ribeira ainda leva muita agua o que torna a travessia um bocado perigosa, segundo a quantidade de ervas, arbustos e silvados que se encontra lá actualmente torna quase impossivel chegar lá abaixo. Logo decidi voltar até ao sitio onde tinha deixado a carrinha, fazendo uns lançamentos nos poucos sitios onde tal era possivel, e depois pescar a margem para o lado oposto por onde tinha começado. Ao fim de alguns minutos cheguei á carrinha, bebi um pouco de agua e descansei uns minutos á sombra e depois, como ainda era cedo, praí umas 15:40, lá comecei a pescar na outra direcção, E FOI AQUI QUE A COISA CORREU MUITO MAL!!!!!
Como agora estava a ir na direção da ribeira a quantidade de ervas dentro de agua e arvores fora dela foi aumentando ainda mais chegando ao ponto de apenas me conseguir chegar junto da margem em poucos sitios, e nesses sitios estar sempre rodeado de arbustos e arvores. Ora num desses sitios estava eu a trabalhar uma popper branca da Rebbel quando vejo um grande achigã a pular uns metros á minha frente. Infelizmente era quase impossivel chegar lá, mas lá me enfiei dentro de agua até onde pude e depois tentei fazer um lançamento para o local... E aconteceu o "desastre"! :no:
A amostra prendeu num arbusto por trás de mim no momento do lançamento sem que eu notasse e TRACKKKKKKKK................
A minha bela G-loomis NRX que me custou uma pipa de massa há 2 anos atrás partiu-se em 3 bocados! :chora: :chora: :no: :no: :no2: :no2: :grrr: :grrr: :2dedos: :2dedos: :122: :122:

Fiquei completamente fod*** da minha vida e gritei todos os palavrões que conheço! Acho mesmo que inventei alguns ali na hora. Voltei cabisbaixo para a carrinha e para me lixar ainda mais o juizo feito estupido não me tinha lembrado de levar a minha cana suplente! Logo eu que ando sempre com meia loja de pesca atrás! :122:
Não tive outro remedio senão voltar para casa com ainda uma porrada de horas de dia pela frente e sem ter sequedo safado a gaita, fica aqui a imagem do estrago:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Enfim! Resumindo e concluindo, não foi a abertura que eu desejava, é que nem de longe nem de perto, mas ao fim e ao cabo foram mais umas horinhas de volta da agua que é aquilo que realmente me dá prazer. E os cabrões dos Achigãs que não se fiquem a rir porque assim que puder hei-de exercer a minha vingança....


Abraço aqui do Alentejo para todos :fixe:

Re: Abertura 2013

Enviado: quinta mai 23, 2013 5:42 pm
por Rider
Excelente relato, e que belas fotos.

Foi pena realmente o que aconteceu com a cana.

Obrigado pela partilha.

Re: Abertura 2013

Enviado: quinta mai 23, 2013 5:45 pm
por Panca
Que belo relato e fotos acompanhar Elvas muito bom mesmo =D> =D>

Pá mas quanto ao resto já não digo o mesmo pois desses azares dispensam se bem mas olha tudo faz parte da pesca :fixe: :fixe:

Um grande abraço e na proxima em vez de canas partidas vais por ai uns belos de uns exemplares :join:

Obrigado pela partilha :let:

Re: Abertura 2013

Enviado: quinta mai 23, 2013 5:58 pm
por jose elvas
Rider Escreveu:Excelente relato, e que belas fotos.

Foi pena realmente o que aconteceu com a cana.

Obrigado pela partilha.
Foi o que me lixou mesmo a tarde pois o peixe não dar calha a todos e digo como o outro "Se eu fosse á pesca apenas pelo peixe já há muito tempo que tinha deixado de ser pescador"!
Enfim, faz parte... :fixe:

Re: Abertura 2013

Enviado: quinta mai 23, 2013 6:01 pm
por jose elvas
Panca Escreveu:Que belo relato e fotos acompanhar Elvas muito bom mesmo =D> =D>

Pá mas quanto ao resto já não digo o mesmo pois desses azares dispensam se bem mas olha tudo faz parte da pesca :fixe: :fixe:

Um grande abraço e na proxima em vez de canas partidas vais por ai uns belos de uns exemplares :join:

Obrigado pela partilha :let:
Obrigado amigo Panca! E em relação á parte a negrito eles que me aguardem! A "vingança" será terrivel...

















ou não! :hahaha: :hahaha:

Re: Abertura 2013

Enviado: quinta mai 23, 2013 6:18 pm
por ffgsoares
Belíssima paisagem ó Elvas, fotos de categoria, excelente partilha!

Pois é, ... tiveste azar no começo mas, depois de tratares da substituição da ferramenta (e também podes reparar esta para eventualidades) a época ainda agora começou, as condições aí da barragem vão melhorar depois vingas-te neles :join:

É um belo local para se carregar baterias, maravilha, um abraço :fixe:

Re: Abertura 2013

Enviado: quinta mai 23, 2013 6:36 pm
por jose elvas
ffgsoares Escreveu:Belíssima paisagem ó Elvas, fotos de categoria, excelente partilha!

Pois é, ... tiveste azar no começo mas, depois de tratares da substituição da ferramenta (e também podes reparar esta para eventualidades) a época ainda agora começou, as condições aí da barragem vão melhorar depois vingas-te neles :join:

É um belo local para se carregar baterias, maravilha, um abraço :fixe:
Obrigado Soares! Infelizmente vai mesmo ter que ser substituida, era inteiriça e em carbono, já nunca vai ser cana na vida dela... :(