Barbos, balas e bolinhos...

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Barbos, balas e bolinhos..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Barbos, balas e bolinhos...

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Tenho a certeza que alguns de vós já viram, ou tiveram conhecimento desse "mítico" filme português, chamado Balas e Bolinhos, filmado em parte na Serra de Valongo e no Rio Ferreira, que atravessa essas escarpas onde foi filmado, e lembram-se da descida do Rio Ferreira dos personagens num barco insuflável.

Pois bem, serviu esta introdução para vos localizar no sítio onde foi realizada uma pescaria aos barbos nesta ultima sexta-feira. No dia anterior, um amigo convida-me para irmos fazer uma pescaria no dia seguinte, depois do trabalho (12h30), para o cais da foz, mas sinceramente não me estava a apetecer muito ir para esses lados, então ele, como mora em Campo Valongo e conhece o Rio Ferreira muito bem, convidou-me para ir até um cantinho do rio, onde, segundo ele, costumam sair bons barbos. Fui com ele, só mesmo para lhe fazer companhia, sem grande vontade, a minha vontade era ir para casa, almoçar e "aterrar" no sofá a ver TV mas já não seria a primeira vez que iria "contrariado" para uma pescaria e esta até acabaria por correr bem...

Lá fomos até ao rio, compramos 1 litro de bicho primeiro, e lá fomos. Foi-me avisando que teríamos de andar bastante, e realmente andamos de caraças, a caminho vimos uns jovens, por sinal, primos do meu amigo, que estavam numa curva do rio a pescar, depois dos cumprimentos da praxe seguimos caminho para o pesqueiro... só vos digo que nem me atrevia a olhar para os lados... de um lado arbustos e silvas, do outro ribanceira e silvas... um passo em falso era o fim da picada (ou o inicio das picadas, nas silvas)... se eu fosse religioso teria rezado para aí umas 10 avé marias e 10 pais nossos para que o nosso senhor me ajudasse a chegar direitinho ao destino...

Após a caminhada que faria inveja a uma cabra dos montes, lá chegamos ao destino. e a paisagem que via era esta:
1.jpg
2.jpg
3.jpg
Absolutamente selvagem e maravilhosa a paisagem vista do alto.

Começamos então a descida, com todos os cuidados, até ao rio que se encontrava uns bons metros mais abaixo. Lá montamos as canas, eu com uma cana bolonhesa Trabucco Iron Cast de 7 mts blank da Reglass, linha 0,22 afundante, com uma montagem de 5 chumbos esféricos (5 gramas no total) na linha principal e um estralho de 1/2 metros em 0,20 fluorcarbono, anzol nº 18 e preparei-me para uma pesca ao toque, com a ajuda de um carreto shimano aero GTM 4010 com a embraiagem bem afinada para as corridas destes "torpedos" do rio.

O meu amigo lançou umas mãos cheias de bicho a montante e lá começamos a pescar... ele pescou com uma cana de boia à bolonhesa com uma boia de correr, montou uma cana de amostra com um chumbo de 10 gramas e estralho de 0,10 mm e lançou essa cana aí a uns 5 metros da margem.

Logo no primeiro lançamento sinto um toque, seco, levanto a cana e sinto logo um bichinho preso, começou a luta, ele a fugir para o fundo e a fazer a embraiagem cantar... vou acompanhando o peixe nas suas fugidas, mas, eis que ele se solta... verifico que a linha cortou precisamente no sitio do empate do anzol... a patilha cortou a linha, bem, nada de desanimar...

Após alguns (largos) minutos, ouvimos o carreto do meu amigo, na cana pequena de amostra, a cantar, e lá vai mais uma correria de um barbo, mas, mais uma vez o mesmo desfecho... partiu a linha... desta vez foi o diametro (0,10 mm) que penso ter sido a causa do barbo fugir, porque partiu a linha. Foi colocado um estralho de 0,16 mm.

Passados mais uns tempos, lá sinto outro toque, "desta vez não vais fugir" penso com os meus botões. Lá me preparei para uma luta com este barbo, embraiagem bem afinada, acompanhar bem as corridas do peixe, não ter pressa em trazer o peixe para fora, e após uns minutos de luta, trago o peixe à tona da água e vejo que as forças do animal já estão quase todas esgotadas, chalavar na água e toca a recolher o peixe, que é este da foto:
4.jpg
5.jpg
Já começava a ficar tarde, mas o meu amigo ainda queria tirar um peixe e ficamos mesmo até ficar quase noite, ainda teve outra corrida na cana pequena mas mais uma vez ele fugiu... mais uma vez a linha partiu... lá o convenci a ir embora antes de ficar noite total e pelo menos ver-mos onde punhamos os pés...

Assim se passou uma tarde de Dezembro, com paisagens bonitas e um cheirinho a barbos, balas e bolinhos...

Ab

Zé Manel
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Barbos, balas e bolinhos...

Mensagem por 007kil »

Obrigado pelo relato amigo.
Não sabia que existia na serra de Valongo uma paisagem tão magnifica digna de ser vista.
Por vezes estes relatos também são importantes para divulgar o quão de bonito temos no nosso lindo Portugal
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Barbos, balas e bolinhos...

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Antes de mais obrigado pela partilha.

Realmente um relato 5 *****, com umas paisagens espectaculares, como se podem ver nas imagens, que dá vontade de dizer que fico a aguardar por mais.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Barbos, balas e bolinhos...

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Obrigado pessoal :fixe:

É verdade, temos muitos sitios bonitos e pouco explorados por descobrir, e por vezes muito pertinho de casa... já tinha pescado diversas vezes no Rio Ferreira, mas não neste troço do rio, só através deste meu amigo é que fiquei a conhecer.

Sempre que possível postarei mais relatos, porque uma das coisas que mais aprecio na pesca é a descoberta destes pequenos cantos e recantos do nosso país, não é fundamental, mas se sair peixe melhor ainda :D

Ab

Zé Manel
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Barbos, balas e bolinhos...

Mensagem por Panca »

Excelente relato e que belo sitio esse para pescar, deve ser de uma paz fora de serie :fixe: :fixe:

Obrigado pela partilha e fotos
Avatar do Utilizador
Victorppt
Mensagens: 128
Registado: sexta dez 16, 2011 12:33 am

Re: Barbos, balas e bolinhos...

Mensagem por Victorppt »

Bom dia.
Bom relato e um belo momento em harmonia com a natureza tao caracteristica de Valongo ao longo do curso do Rio Ferreira.
Conheço alguns desses locais...um idilio digno de se visitar e usufruir.

Se puder e tiver curiosidade, experimente ir pescar para a zona de Couce(Valongo), ja la estive mas nao a pescar...apenas em lazer, pic-nic.
Veja no Google Earth ou outro tipo de pesquisa.
Tenho um amigo que costuma ir para la pescar e nao se tem dado mal.

Boas pescas.

Victor
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Barbos, balas e bolinhos...

Mensagem por joaonumberone »

Belas paisagens, e bom barbo.
A pesca de rio tem essa vantagem de ser mais tranquila.
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Barbos, balas e bolinhos...

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Obrigado pessoal :fixe:

Victor, já pesquei em couce, fica a juzante, do outro lado da margem onde pesquei. Aí as águas são mais vivas e baixas, nessa zona, para além do barbo, costumo apanhar variadas espécies de bogas, escalos e por vezes os famigerados góbios.

Ab

Zé Manel
Responder