Página 1 de 2

Pesca do Sável

Enviado: terça nov 03, 2009 5:08 pm
por valter.cma
Boa tarde. O meu nome é Valter Gonçalves. Sou estudante de Biologia Marinha no Porto e estou a realizar um trabalho que se chama "O impacto das Barragens na vida do Sável (Alosa alosa)". Eu tenho umas dúvidas a fazer que não consigo encontrar nos livros e descobri o vosso fórum na internet. Se alguém quiser e fizer o favor de me ajudar eu agradeço.
1 - Que arte de pesca é utilizada na pesca do sável? Como se usa?

2 - Qual a vossa opinião sobre a construção de barragens nos rios de Portugal? Na vossa opinião qual foi o maior impacto?

3 - Na vossa opinião a que se deve a grande diminuição da pescaria de sável?

4 - Visto que estão mais em contacto com o meio real do que nós, visto que seguimos muito mais os livros do que o se passa na realidade, o que é que acham que funciona mal nas barragens? Acham que os locais para passagem dos peixes migradores estão a funcionar? Acham que todas as barragens estão activas?

Obrigado pela vossa atenção.
Tenho a dizer que acho o vosso fórum muito interessante, pelo menos para mim que tenho uma grande curiosidade nas pescas.
Espero que respondam. Boa tarde.

Re: Pesca do Sável

Enviado: terça nov 03, 2009 6:37 pm
por joaosousa
valter.cma Escreveu:Boa tarde. O meu nome é Valter Gonçalves. Sou estudante de Biologia Marinha no Porto e estou a realizar um trabalho que se chama "O impacto das Barragens na vida do Sável (Alosa alosa)". Eu tenho umas dúvidas a fazer que não consigo encontrar nos livros e descobri o vosso fórum na internet. Se alguém quiser e fizer o favor de me ajudar eu agradeço.
1 - Que arte de pesca é utilizada na pesca do sável? Como se usa?

2 - Qual a vossa opinião sobre a construção de barragens nos rios de Portugal? Na vossa opinião qual foi o maior impacto?

3 - Na vossa opinião a que se deve a grande diminuição da pescaria de sável?

4 - Visto que estão mais em contacto com o meio real do que nós, visto que seguimos muito mais os livros do que o se passa na realidade, o que é que acham que funciona mal nas barragens? Acham que os locais para passagem dos peixes migradores estão a funcionar? Acham que todas as barragens estão activas?

Obrigado pela vossa atenção.
Tenho a dizer que acho o vosso fórum muito interessante, pelo menos para mim que tenho uma grande curiosidade nas pescas.
Espero que respondam. Boa tarde.
Boa tarde, eu como pescador e estudante de Biologia-Geologia vou responder a algumas das questões. Quanto à pesca do sável, não sei dizer em que circunstâncias ele aparece nem as técnicas utilizadas, pois nunca foi a minha pesca, ouve-se falar de vez em quando em pescarias realizadas nos Rios Lima e Minho, em que esta espécie vai saindo de vez em quando.
Quanto à construção de barragens, penso que tem a sua importância, no entanto, tem também os seus contras. O principal é o facto de alterar completamente a morfologia dos locais e habitats. Se nós, Homem, conseguimo-nos adaptar a uma nova estrutura e tirar partido dela, a grande maioria dos peixes não o consegue fazer, pois estão preparados para a água corrente de um rio, não às águas paradas de uma barragem (trutas, bogas,escalos). Isso faz com que peixes que estão mais vocacionados para viver nesses ambientes (Como as carpas e achigãs) proliferem em detrimento das espécies do antigo ambiente (barbos, bogas,escalos etc).
O que está feito está feito, resta-nos adaptar e tirar partido daquilo que já temos e é aí que o carpfishing entra, o cuidado e respeito pela carpa! Quanto a mim, e ao contrário do que diz o ICN, não são as carpas nem os achigãs que exterminam as espécies autóctones, é, isso sim, o Homem com a construção de barragens e pesca desregrada a essas espécies! Considero um atentado, por exemplo, aquilo que estão a fazer no Rio Sabor, nem sei como a UE permite que se construa ali uma barragem!
No caso do sável, uma vez que se trata de um peixe migratório, penso que a sua diminuição esteja na mesma base da diminuição de outras espécies (a par do salmão): a acção humana, nomeadamente na não construção ou construção deficiente de escadas para peixes.

Re: Pesca do Sável

Enviado: terça nov 03, 2009 9:57 pm
por rui valerio
O savel é uma espécie que nos visita sazonalmente, na mesma altura que as lampreias, aqui no rio Vouga.

Embora não seja uma espécie abundante, é sempre uma presa bastante cobiçada, nós por cá não temos o hábito de os pescar, apanham-os ocasionalmente quando procuram as lampreias, com a "fisga" durante a noite.
A "fisga" é um tipo de pesca proibida, é realizada normalmente á noite, com um petromax a iluminar as águas, e quando é detectada uma lampreia, tenta-se "espetar" com uma espécie de tridente ( mas com 12 dentes :moca: ), na ponta duma vara.
O crime que se comete, é que todo o que é peixe de porte sofre o mesmo destino das lampreias, desde que encontrado pela luminusidade do "petromax".. o savel, a truta, o barbo e afins....
Nessa época deslocam-se até aqui uns pescadores "profissionais" do savel, vindos de Castelo de Paiva, que os capturam com mestria, usando umas redes próprias para o efeito.

Fica aqui este testemunho... uma das minhas mágoas sentidas é a "permissão social" destes tipos de pesca... mas enfim!

Em relação ás barragens... está em fase de projecto uma barragem mesmo na minha aldeia... a barragem de Ribeiradio, só posso dizer que já estou com saudades do "meu" Vouga, como tudo na vida terá os seus prós e contras... agora é uma questão de ponto de vista e de prioridades de desenvolvimento nacional e local.

Re: Pesca do Sável

Enviado: quinta nov 05, 2009 8:23 pm
por joaosousa
Penso que seria importante saber a opinião do Valter (valter.cma) pois seria enriquecedor para o forum ter aqui registado algo sobre a matéria por alguém que incide os seus estudos na área! Desafio-o então a deixar aqui o seu comentário ao seu próprio tópico!
Abraço

Re: Pesca do Sável

Enviado: quinta nov 05, 2009 10:08 pm
por valter.cma
Pois bem....antes de mais nada queria agradecer a quem respondeu e avisar-vos que as vossas respostas foram incluidas no nosso trabalho e claro que vos agradecemos no trabalho também. A minha opinião é baseada em toda a informação em que eu e a minha colega de trabalho encontra-mos e na interpretação que cada um deu!
Acho importante explicar o objectivo do trabalho, que foi relacionar a diminuição na densidade populacional de Sável com a construção de barragens nos rios portugueses e saber quais as entidades responsáveis pelos estudos de impacte ambiental e em que consistiam estes estudos. Centrámo-nos mais no rio Douro, visto ser o rio que passa na cidade onde estudamos (Porto) e o caso mais preocupante no caso do Sável.
Em relação as barragens apesar da sua construção ter sido abusiva no país, é necessário admitir que são infraestruturas relativamente importantes, pois estas fornecem cerca de 80% da energia electrica da zona Centro e Norte do país. O impacto das barragens na vida das espécies migradores e residentes dos nossos rios não é a sua presença mas sim o facto de não estarem preparadas para "receber" estes animais. E porque é que não estão preparadas? Porque os estudos de impacte ambiental que se deviam executar antes da construção das barragens, em muitas delas só foram executados 10 anos após a construção da barragem. Um caso especifico é o da barragem de Crestuma-Lever, no rio Douro. Antes da construção das barragens devem-se, e actualmente são feitos, estudos sobre as espécies residentes e que migram para o rio em questão, procura-se saber quais os seus comportamentos, quais o seus locais de desova e reprodução etc. Conhecendo estes comportamentos, é que se podem preparar as barragens para receber as espécies. Consoante a espécie e também um bocadinho da vontade do freguês (porque muita coisa em Portugal faz-se como nos der na cabeça), constroem-se juntamente com as barragens dispositivos de transposição a estas para os peixes que necessitam de subir no curso de água. O problema de muitas das nossas barragens é que se colocaram apenas um dispositivo de transposição que não se adequa a todas as espécies que se servem do rio em questão ou então o dispositivo colocado, simplesmente não funciona.
Na minha opinião, sim, a diminuição da densidade populacional do Sável e de muitas espécies que entravam nos nossos rios devem-se as negligência na construção das barragens, e a outros factores antropológicos também, como a libertação dos nossos esgotos directamente no rio, sem qualquer tratamento (o que acontece muito pelo país e em grandes cidades). A pesca abusiva também foi um problema, até a entrada da legislação que impõe proibição da pesca em determinadas fases do ciclo de vida (como a reprodução e desova) e obriga os pescadores a utilizar técnicas que não pesquem os juvenis. No meu ver, visto que o Sável entrou para o Livro Vermelho dos Vertebrados, ou seja, o ICN já foi chamado ao barulho e começou a impor medidas de repopulação acho que talvez vamos no bom caminho, pois se não se fizer nada iremos ter que responder á união europeia, e não vai sair barato.
O que eu gostava era demolir umas quantas de barragens, mas neste caso seria pior o remédio que doença, por isso o que se pode fazer é estudos sobre a espécies em perigo, sobre os seus comportamentos e instalar nas barragens dispositivos eficientes!

Desculpem o testamento e espero que tenha sido claro....alguma dúvida é só mandar!
boa noite

Re: Pesca do Sável

Enviado: quinta nov 05, 2009 10:22 pm
por joaosousa
Obrigado pelo esclarecimento! Há alguma maneira de termos acesso a esse trabalho (via pdf por ex). Pode ser interessante para pessoas como eu que estão a estudar na área ou até mesmo pescadores daqui do Sítio que se interessem pela conservação das espécies (que por acaso há bastantes!!)
abraço

Re: Pesca do Sável

Enviado: sexta nov 06, 2009 9:56 pm
por valter.cma
Só vos posso disponibilizar o trabalho depois de sair a nota.

Re: Pesca do Sável

Enviado: quinta nov 12, 2009 11:38 pm
por Carpa Real
valter.cma, Bém-vindo ao Maior Site de Pesca Virtual de Portugal... =D>

Saudações Desportivas
Carpa Real