Página 1 de 3

Como salvar barbos adultos

Enviado: quarta mai 14, 2008 2:01 pm
por Luís Miguel Ribeiro
Boa tarde.
Sendo esta a minha primeira intervenção neste forum, gostaria de saber qual a possibilidade de salvar barbos da morte.
È assim, nos últimos anos, tenho verificado que nesta altura do ano, num pequeno rio da cidade de Anadia, uma quantidade considerável de barbos adultos, conseguem subir o rio para procriarem, só que este rio cria-lhes uma armadilha fatal, pois normalmente, em Junho seca completamente.
Sou aficionado da pesca desportiva desde miúdo e faz-me dó pensar que os barbos que ainda ontem vi a nadar velozmente venham a morrer.
Será que não haverá hipóteses de os poder salvar, sei lá, a D.G.R.Florestais virem apanhá-los e transferi-los para uma das várias barragens que existem neste concelho?
Pedia a ajuda de alguém mais entendido.
Cumprimentos.
Luís Ribeiro

Re: Como salvar barbos adultos

Enviado: quarta mai 14, 2008 3:09 pm
por aranha
bem vindo a este pesqueiro, divirta-se por cá.

quanto ao assunto em questao, o melhor talvez seja informar quem tem autoridade e obrigação de zelar pelos recursos, a Direcção Geral de Recursos Florestais em:
Av. João Crisóstomo, 26-28
1069-040 LISBOA
Tel. (Geral): 213 124 800
Informações:Tel.: 213 124 932
ou atraves do site http://www.dgrf.min-agricultura.pt/portal

Re: Como salvar barbos adultos

Enviado: quarta mai 14, 2008 11:07 pm
por Carpa Real
Boas Luís Ribeiro, penso que a medida correcta a tomar seria de avisar os serviços da D.G.R.Florestais que tenho a certêza que darão saída para o problema e tem ainda a hipótese de contactar alguma organização ligado ao Ambiente e recursos Naturais local.

Eu á anos atrás com um grupo de quatro amigos, salvamos 142 Pimpões de um afluente do rio Inha. Mas deu um trabalhão pois para os levar para o rio principal tiveram que ser transportados nos baldes da pesca quantidade mínima por transporte para que o mesmo levasse uma quantidade de água razoável e foram efectuadas várias viagens de carro.

Se os Barbos forem grandes tem que ser transportados numa piscina de lona própria para o efeito e os respectivos serviços florestais tem esses equipamentos.

Um Abraço
Carpa Real

Re: Como salvar barbos adultos

Enviado: quarta mai 14, 2008 11:49 pm
por paulomarques
Boas...
bem vindo ,é de louvar! ainda bem que a pessoas como tu .... =D> =D> =D>

Re: Como salvar barbos adultos

Enviado: quinta mai 15, 2008 2:10 pm
por Luís Miguel Ribeiro
Ok. Obrigado pelos conselhos.
Vou contactar a D.G.Recursos Florestais e avisá-los do problema, pois são barbos bem adultos, com cerca de 50 cm que conseguiram subir este pequeno rio devido ás enxurradas recentes...
Um abraço.
Luís Ribeiro

Re: Como salvar barbos adultos

Enviado: quinta mai 15, 2008 9:22 pm
por Carpa Real
Luís Ribeiro, depois podias postar por cá como decorreu a situação com as entidades, se os mesmo ficaram receptivos ao problema e se o mesmo foi resolvido e sobretudo se foi, como o fizeram.

Um Abraço
Carpa Real

Re: Como salvar barbos adultos

Enviado: sexta mai 16, 2008 3:44 pm
por Sickle
Boas .

Concordo com o que foi dito .... o melhor será mesmo contactar os serviços florestais. Penso que eles o podem ajudar a resolver essa situação.

A preservação das espécies é uma obrigação de todos nós. Devemos ser perseverantes na luta pela mudança de mentalidades com vista a protecção e melhoramento dos recursos piscícolas e pela protecção da natureza em geral. Neste sentido parabéns pela sua atitude e espero que tenha sucesso nas suas diligências.

Abraço.

Re: Como salvar barbos adultos

Enviado: domingo mai 18, 2008 12:12 pm
por tomachado
Bem vindo amigo Ribeiro. O tema que aqui trazes é deveras pretinente e a tua atitude perante a situação é de louvar.Pelo facto, os meus parabéns. Faço aqui um pedido aos moderadores que caso assim entendam, coloquem este tópico num outro local para lhe dar o realce que merece.