Como salvar barbos adultos

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como salvar barbos adultos"
na nova versão do site.

Luís Miguel Ribeiro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 08, 2008 9:46 am

Como salvar barbos adultos

Mensagem por Luís Miguel Ribeiro »

Boa tarde.
Sendo esta a minha primeira intervenção neste forum, gostaria de saber qual a possibilidade de salvar barbos da morte.
È assim, nos últimos anos, tenho verificado que nesta altura do ano, num pequeno rio da cidade de Anadia, uma quantidade considerável de barbos adultos, conseguem subir o rio para procriarem, só que este rio cria-lhes uma armadilha fatal, pois normalmente, em Junho seca completamente.
Sou aficionado da pesca desportiva desde miúdo e faz-me dó pensar que os barbos que ainda ontem vi a nadar velozmente venham a morrer.
Será que não haverá hipóteses de os poder salvar, sei lá, a D.G.R.Florestais virem apanhá-los e transferi-los para uma das várias barragens que existem neste concelho?
Pedia a ajuda de alguém mais entendido.
Cumprimentos.
Luís Ribeiro
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Como salvar barbos adultos

Mensagem por aranha »

bem vindo a este pesqueiro, divirta-se por cá.

quanto ao assunto em questao, o melhor talvez seja informar quem tem autoridade e obrigação de zelar pelos recursos, a Direcção Geral de Recursos Florestais em:
Av. João Crisóstomo, 26-28
1069-040 LISBOA
Tel. (Geral): 213 124 800
Informações:Tel.: 213 124 932
ou atraves do site http://www.dgrf.min-agricultura.pt/portal
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Como salvar barbos adultos

Mensagem por Carpa Real »

Boas Luís Ribeiro, penso que a medida correcta a tomar seria de avisar os serviços da D.G.R.Florestais que tenho a certêza que darão saída para o problema e tem ainda a hipótese de contactar alguma organização ligado ao Ambiente e recursos Naturais local.

Eu á anos atrás com um grupo de quatro amigos, salvamos 142 Pimpões de um afluente do rio Inha. Mas deu um trabalhão pois para os levar para o rio principal tiveram que ser transportados nos baldes da pesca quantidade mínima por transporte para que o mesmo levasse uma quantidade de água razoável e foram efectuadas várias viagens de carro.

Se os Barbos forem grandes tem que ser transportados numa piscina de lona própria para o efeito e os respectivos serviços florestais tem esses equipamentos.

Um Abraço
Carpa Real
Avatar do Utilizador
paulomarques
Mensagens: 276
Registado: sábado jan 19, 2008 12:43 am

Re: Como salvar barbos adultos

Mensagem por paulomarques »

Boas...
bem vindo ,é de louvar! ainda bem que a pessoas como tu .... =D> =D> =D>
Luís Miguel Ribeiro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 08, 2008 9:46 am

Re: Como salvar barbos adultos

Mensagem por Luís Miguel Ribeiro »

Ok. Obrigado pelos conselhos.
Vou contactar a D.G.Recursos Florestais e avisá-los do problema, pois são barbos bem adultos, com cerca de 50 cm que conseguiram subir este pequeno rio devido ás enxurradas recentes...
Um abraço.
Luís Ribeiro
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Como salvar barbos adultos

Mensagem por Carpa Real »

Luís Ribeiro, depois podias postar por cá como decorreu a situação com as entidades, se os mesmo ficaram receptivos ao problema e se o mesmo foi resolvido e sobretudo se foi, como o fizeram.

Um Abraço
Carpa Real
Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Re: Como salvar barbos adultos

Mensagem por Sickle »

Boas .

Concordo com o que foi dito .... o melhor será mesmo contactar os serviços florestais. Penso que eles o podem ajudar a resolver essa situação.

A preservação das espécies é uma obrigação de todos nós. Devemos ser perseverantes na luta pela mudança de mentalidades com vista a protecção e melhoramento dos recursos piscícolas e pela protecção da natureza em geral. Neste sentido parabéns pela sua atitude e espero que tenha sucesso nas suas diligências.

Abraço.
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: Como salvar barbos adultos

Mensagem por tomachado »

Bem vindo amigo Ribeiro. O tema que aqui trazes é deveras pretinente e a tua atitude perante a situação é de louvar.Pelo facto, os meus parabéns. Faço aqui um pedido aos moderadores que caso assim entendam, coloquem este tópico num outro local para lhe dar o realce que merece.
Responder