Bordalo ameaçado, ou não?

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Bordalo ameaçado, ou não?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Pracana 360
Mensagens: 162
Registado: quarta set 28, 2011 10:08 am

Bordalo ameaçado, ou não?

Mensagem por Pracana 360 »

Tal como o nome do tópico, estou um pouco baralhado...

Leio num site a dizer que este peixe está em vias de extinção.

http://www.asbeiras.pt/2012/07/peixe-en ... do-bucaco/
"O peixe bordalo, uma espécie endémica da Península Ibérica e que se encontra em via de extinção, foi agora identificado num curso de água da Mata do Buçaco."

Depois chego a outro e dis-me que:
http://exsitu.quercusancn.pt/content/view/29/52/
"Estatuto de conservação: Baixo Risco/pouco preocupante"

:huuum: :huuum:

Esta duvida surgiu, porque conheço um local, um pequeno ribeiro que tem peixes desta expécie, os quais mais por diversão costumava apanhar para colocar dentro de um poço(ainda por la andam agora resta saber se fiz bem eu coloca-los lá, ou não)...

Após ver estas duas frases completamente diferentes fico sem saber em qual confiar, pelo que sei este peixe esta mesmo ameaçado por isso mesmo fui procurar a internet e encontrei isto. Espero que me consigam exclarecer. :fixe:

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Bordalo ameaçado, ou não?

Mensagem por jose elvas »

Olá Pracana 360, isto é assim, daquilo que vejo com os meus proprios olhos nos cursos de agua que conheço, a situação nem é tanto ao mar nem tanto á terra!
Passo a explicar, não, eles não estão em risco iminente de extinção. Tenho algumas ribeiras e rios aqui na minha zona onde ainda os há em numeros muito elevados. Principalmente ribeira dos Pisões e rio Caia onde se vê ainda grandes quantidades deles nos pegos mais a montante. Agora, também não se pode dizer que a sua situação é pouco preocupante, pois em algumas outras ribeiras simplesmente desapareceram por completo! E mesmo nos cursos de agua onde os há em boas quantidades já os houve mais.
Pessoalmente há já muito tempo que deixei de os reter, quando era miudo tinha muito o hábito de ir a eles, fritinhos são um grande petisco, mas, e á medida que me comecei a interessar mais pelo aspecto conservacionista da nossa natureza autoctone, deixei de os reter para consumo, e mesmo o numero de jornadas que lhe despendo reduziu-se significativamente pois se dantes ia a eles umas boas 10/20 vezes durante o defeso (esta especie não tem defeso atribuido), hoje em dia vou só uma ou duas vezes, e mais por nostalgia e prazer de passar um dia nas nossas lindas ribeiras do que por outra coisa.
Posto tudo isto o melhor conselho que te posso dar em relação a esta temática é o seguinte, pesca-os e diverte-te com eles há vontade... mas não os consumas! Usa anzóis sem berbela e trata-os com cuidado para os poderes devolver em condições, e se te apetecer um peixinho frito sempre tens os Alburnos e as Percas-Sol, que são tão bons ou ainda melhores que os Bordalos, e são especies invasivas que existem em quantidades tais que se podem considerar pragas... :fixe:
Avatar do Utilizador
Pracana 360
Mensagens: 162
Registado: quarta set 28, 2011 10:08 am

Re: Bordalo ameaçado, ou não?

Mensagem por Pracana 360 »

Eu nos cursos de agua que conheço, que são poucos este que falei é o unico que sei da existencia deste tipo de peixe. Quanto a pescar para comer nunca necessitei porque costumo ir no verão quando o tempo(não é o tempo de meteorologia :hahaha: ) o permite a pesca das abletes, quero ver se este ano me inicio na pesca ao achigã ja tenho algum material tal como tu te deves lembrar. :fixe: As perca-sol e peixe gato que apanho ficam logo no local no meio do mato e das arvores para os animáis se alimentarem de noite, estes peixes são uma autentica praga, como referi num tópico que não me lembro quel foi, não considero as abletes uma grande praga, enquanto os achigãs e peixes gato... se alimentam delas deixam as outras em paz, mas devido a quantidade sim acho que são uma praga por partilharem o mesmo estilo de alimentação com os peixes "Portugueses" tais como carpas, bogas e barbos...

:fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Bordalo ameaçado, ou não?

Mensagem por jose elvas »

Pracana 360 Escreveu:Eu nos cursos de agua que conheço, que são poucos este que falei é o unico que sei da existencia deste tipo de peixe. Quanto a pescar para comer nunca necessitei porque costumo ir no verão quando o tempo(não é o tempo de meteorologia :hahaha: ) o permite a pesca das abletes, quero ver se este ano me inicio na pesca ao achigã ja tenho algum material tal como tu te deves lembrar. :fixe: As perca-sol e peixe gato que apanho ficam logo no local no meio do mato e das arvores para os animáis se alimentarem de noite, estes peixes são uma autentica praga, como referi num tópico que não me lembro quel foi, não considero as abletes uma grande praga, enquanto os achigãs e peixes gato... se alimentam delas deixam as outras em paz, mas devido a quantidade sim acho que são uma praga por partilharem o mesmo estilo de alimentação com os peixes "Portugueses" tais como carpas, bogas e barbos...

:fixe:
Mas olha que o são! Mais do que possas imaginar... :fixe:
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Bordalo ameaçado, ou não?

Mensagem por kalvas »

A Ablete em muita quantidade nem deixa pescar outra espécie em condições.
A diferença de farinhas também não ajuda a isso.
Saem,mas não como se quer.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Bordalo ameaçado, ou não?

Mensagem por jose elvas »

kalvas Escreveu:A Ablete em muita quantidade nem deixa pescar outra espécie em condições.
A diferença de farinhas também não ajuda a isso.
Saem,mas não como se quer.
Esse até é um mal menor! O grande problema é que os Alburnos são os principais portadores de um parasita chamado ligula intestinalis que pode ser transmissivel ás especies autoctones, já capturei Alburnos que tinham a cavidade abdominal cheia de vermes. Aliás, na barragem do Caia, uns bons 7 em cada 10 Alburnos que se capturem têm o parasita.

Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Bordalo ameaçado, ou não?

Mensagem por kalvas »

Ó Elvas , boa partilha amigo.
Nem sabia de tal coisa.E fiquei surpreendido.
Todos os dias aprendemos.Hoje foi dia.
Desses parasitas só tinha conhecimento do asticot nas trutas.Não esses.De outro género.
De salientar que o parasita até é maior que o alburno.
Impressionante. :hummm:
Um abraço.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Bordalo ameaçado, ou não?

Mensagem por jose elvas »

kalvas Escreveu:Ó Elvas , boa partilha amigo.
Nem sabia de tal coisa.E fiquei surpreendido.
Todos os dias aprendemos.Hoje foi dia.
Desses parasitas só tinha conhecimento do asticot nas trutas.Não esses.De outro género.
De salientar que o parasita até é maior que o alburno.
Impressionante. :hummm:
Um abraço.
Não só são mais compridos que o próprio peixe como já vi casos de peixes que chegam a ter 8 (!!!!) parasitas no abdomem, obviamente um peixe desses acaba por morrer pois começa a definhar e morre á fome ou vitima de predação....
Responder