Introdução de novas espécies

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Introdução de novas espécies"
na nova versão do site.

ASilva
Mensagens: 3
Registado: segunda dez 18, 2006 2:59 pm

Introdução de novas espécies

Mensagem por ASilva »

Durante alguns anos escrevi para a revista "Caça e pesca" sobre técnicas espécies etc. Infelizmente a introdução de esécies exóticas(não autótones) t~em provocado alguns desiqilíbrios ecológicos. Veja-se o exemplo da barragem dos Pisões. Até há 15 anos atrás existiam apenas espécies nativas (escalos, bogas e a truta fário) e uma de origem americana, a truta arco-íris. As bogas, os escalos e as trutas permitiam pescarias espectaculares. Depois da introdução da carpa, os escalos desapareceram em poucos anos. Durante a segunda metade da década de noventa foram introduzidas ilegalmente outras espécies como o pimpão, o góbio, a perca-sol e mais recentement o lúcio perca. Sobre este último escrevi dois artigos na revista "Caça e pesca" em Maio de 2000. Apesar de gostar de pescar esta espécie preferia que existissem apenas a boga o escalo e as trutas fário e arco-íris.
Qualquer dia ainda vai aparecer o silure (pesquisem no youtube) e vejam os vídeos com algumas pescarias de verdadeiros gigantes com mais de dois metros.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Normalmente quando o Homem mete o bedelho e interfere com a Natureza, desequilibra e desvirtua.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

confirmo o que o amigo Asilva relatou, pesquei bastante tempo nos pisões e sou testemunha de essas alterações, ultimamente já ouço falar da introdução de uma nova espécie, o Lúcio "Esox lucius", será?!??! :roll:
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Mensagem por rngpe »

Mario, só tenho a dizer isto se introduzirem esses predador chamado lucio na barragem em poucos anos vai destruir quase tu a sua volta.
Por exemplo na barragem de macedo de cavaleiros(tras-os-monte) até os patos selvagem desapareceram pois eles comem os ovos e crias. Atacam tudo ratos, passaros e afim e todo tipo de peixe...
Quem pensa que o achiga é um grande predador, é porque nem sonha de que um lucio é capaz de fazer, alem da sua grande envergadura.
Tenho um nome para ele "O EXTREMINADOR"
Abraço,
Luis.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

é isso mesmo um autentico EXTERMINADOR, por acaso já fui a essa barragem, o Azibo, muito bonito, á lá gente que pesca da seguinte forma:

fazem o pesqueiro levando restos de comida, como de um animal domestico se trata-se, para habituar o lúcio a ir ali comer, depois enfiam uma ração de frango ou outra coisa e anzol com estranho de aço e deixam ficar, no dia seguinte vão lá buscar o lúcio de 20k ou mais, autentico tubarão de agua doce, o "peixito" só tem 700 dentes afiadisimos e é dos peixes mais antigos do planeta, rapidissimo, um só abanão da cauda faz com que ele se desloque 9 metros :shock:
Anexos
lucio.jpg
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Um verdadeiro dinossauro!! :shock:

... e membro da BRP. :lol: :lol: :lol:
Anexos
Esox_luciusZZ.jpg
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Eu e o Álvaro (ASilva) também já fizemos boas pescarias na barragem do Azibo e também já apanhei uma valente borracheira num dia que lá fui pescar mas isso são outras estórias de pesca.

Em relação a esse peixe ainda não tive a confirmação da sua presença na barragem dos Pisões mas que já ouvi relatos já os ouvi, agora se é verdade ou é mais uma de um pescador não posso afirmar.

Também tenho uma história engraçada com um que tirei nos Açores mas sobre a pesca aos Lúcios nesta ilha o mais informado é o Asilva pois esteve a trabalhar lá durante dois anos e melhor puderá falar.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

pisões Escreveu:Em relação a esse peixe ainda não tive a confirmação da sua presença na barragem dos Pisões mas que já ouvi relatos já os ouvi, agora se é verdade ou é mais uma de um pescador não posso afirmar.
era mais ou menos este tipo de boatos que se ouvia nos pisoes á cerca de 10 anos atras e depois no ano seguinte, toma, vai buscar, era só luciopercas :!:

portanto nao me espantaria se daqui a 1 ano ou 2 eles começassem a sair em força
Responder