Como desempenar canas de boia??

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como desempenar canas de boia??"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por fdp »

Boas pessoal,a malta parece que vai preparada para a guerra !
Nunocosta38 Escreveu: dois Homens de cada lado a torcer se consegue fechar, mesmo num torno e alicate??
loop Escreveu: com isqueiro ou no bico do fogão
007kil Escreveu: coloquei em cima do mesmo um pano e um bocado de madeira e por cima dele com um martelo duas pancadas e ficou resolvido.
Estamos a falar de canas de pesca,certo ?
A resistência das fibras de carbono entrançadas exerce-se no sentido longitudinal (comprimento),logo qualquer pancada ou aperto numa zona reduzida (diametro),pode resultar num blank rachado,que pode
no momento não ser visível ,mas que amanhã te trará «arrelias» ao trabalhares ou tentares içar um peixe !
O mesmo poderá ser provocado por um simples grão de areia,que com o esticar e encolher da cana,anda
por ali a rolar e acaba por deixar marcas (já me aconteceu), resultado : Cana partida !
A questão do vácuo não se põe porque os elementos são ocos,e podes sempre retirar o tampão roscado.
Quanto a dar calor,lembrem-se que os fabricantes «cozem» o verniz a temperaturas de cerca de
30 graus (um simples secador de cabelo chega lá),tudo acima disso supostamente vai danificar !
Não conhecia o truque da câmara-de ar,serve para criar tracção,certo ?
Tomei nota,obrigado pela dica !!
Abraços pesquem sempre !
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por joseafonso »

Das sugestões dadas o uso da câmara de ar - para ajudar à tracção, é a melhor.
Ter cuidado com a força exercida, pois se a força for muita poderão torcer um elemento.
Se isto não resultar, apenas duma maneira o Simões vai conseguir desencaixar a cana.
Vai ter que ser com o método "à pancada". Com uma das extremidades dos elementos encravados, bem assente e protegido, numa superfície dura (o chão é a melhor solução) e na outra extremidade também bem protegida ir dando algumas pancadas secas, com muito cuidado e sem demasiada força, até os elementos desencravarem.
Esta situação acontece devido a algum desgaste na zona dos encaixes e a solução passa pela recuperação/tratamento dessa zona dos elementos.
Ab
Mario Fialho
Mensagens: 492
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por Mario Fialho »

Nunocosta38 Escreveu: Boa noite! Cheira-me ás hulk :hummm: á uma maneira que me tem dado sempre resultados, duas tiras de camaradar de bicicleta a cerca de 10cm de cada elementos e exerce-se a força nas tiras de camaradar embrulhadas nos elementos, Ab
Boas a todos, ora aì está uma ideia a experimentar mas não acontece só nas Hulk, a mim já me aconteceu numa Daiwa e o que eu fiz foi o seguinte: com calor descolei a cinta metálica que serve de suporte à passadeira e assim consegui aliviar a pressão no elemento que estava no interior e depois com ela assente no chão e com uma pancada certa consegui recolher o elemento.
Tenho quase a certeza que se fizesse como o Nuno disse tinha resolvido o problema mas na altura nem eu nem o meu "ajudante" nos lembrámos disso. :122: :122:

Mario Fialho
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por Humbfish »

Boas,

O método do Nuno é sem dúvida o mais eficaz e resulta quase sempre, já tive uma situação de um amigo com um problema desses e foi mesmo a solução, nem uma pancada seca fez ceder os elementos! ;)

Abraço,
Humberto.
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por 007kil »

Humbfish Escreveu:Boas,

O método do Nuno é sem dúvida o mais eficaz e resulta quase sempre, já tive uma situação de um amigo com um problema desses e foi mesmo a solução, nem uma pancada seca fez ceder os elementos! ;)

Abraço,
Humberto.
A pancada seca resulta, pelo menos comigo já resultou por 2 vezes, no entanto desconhecia a solução da câmara de ar que irei ter em conta numa situação idêntica.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Não venho dar dicas, porque o método dado pelo Nuno Costa até ver tem sido eficaz, contudo para fechar a dum amigo por sinal uma "Hulk", teve de ser com uma pancada, poís tratava-se do último e penúltimo elementos.

O que me leva a escrever, tem haver com algum pessoal que aqui postou e que desde me congratulo.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por pedrolourenco79 »

Cun catano andam a pescar peixes grandes e depois quem sofre é a cana pa.... Pela minha parte a camara dar tambem ja me safou numa ocasiao.... :fixe:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por fdp »

Boas camarada LOOP !
Desculpa a demora na resposta, mas o meu PC teve uma «diarreia cerebral»,e estou a aceder pelo PC
de outra pessoa,espero ter o problema resolvido em breve para poder responder na hora !
Leste o tópico desde o principio ?
Parece-me que não !
Senão concerteza terias reparado que quando o camarada ATSIMOES apresentou o problema,eu fui o
primeiro a responder,baseado na minha experiência pessoal,seja ela válida ou não !
Como tal não percebo em que te baseaste para afirmar que não tentei ajudar o colega,ou que não
acrescentei nada de novo ao tópico,dado que as opções que apresentei,pelo menos comigo resultaram
em situações semelhantes !
Para além disso limitei-me a comentar os pontos que considero negativos nas opiniões que aqui foram
apresentadas,cabe aos outros intervenientes «argumentar» !
Para mim é esse o significado de um FÓRUM,tento «vender» a minha ideia,até alguém me convença
(baseado em argumentos válidos) que tem outra melhor.
Por isso mesmo reconheci de imediato que a ideia da «borracha» apresentada por outro camarada
era excelente !!!
Lembra-te : Da DISCUSSÃO nasce a CONCLUSÃO !!
Fica bem !
Abraços,pesca sempre !
Responder