Como desempenar canas de boia??

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como desempenar canas de boia??"
na nova versão do site.

atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Como desempenar canas de boia??

Mensagem por atsimoes »

Caros Amigos,

Alguém sabe qual o melhor método, de "desempenar", sem danificar os elementos e os passadores de uma cana de boia, de 6 ou 7 mtros, quando estes "colam" de tal maneira, que nem dois Homens de cada lado a torcer se consegue fechar, mesmo num torno e alicate??
Este tem sido um dos meus maiores problemas, seja em qualquer marca de cana, que tenho tido e visto colegas meus com este "grannndeee" problema :hummm: :hummm: .
E quando estamos longe de casa então o problema é mais grave. E quando está a chover ainda é mais grave, se torna o problema!!
Alguém sabe de algum truque que eu desconheça??
Estou aberto a ideias :201: :201:

Obrigado
Abraço
Atsimões
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por fdp »

Boas !
A esse ponto nunca me aconteceu !
Mas já experimentaste tirar o tampão roscado da cana e despejar por dentro do blank algum tipo de
lubrificante liquido ?
Por fora poderás tentar com algum spray tipo W40 !
Não à necessidade ao esticar a cana de apertar assim tanto com ela !
A titulo de prevenção , o que faço quando a encolho é passar pelos elementos um pano limpo , e quando
chego a casa,dou-lhe um banho de água doce,enxugo,e ponho spray de silicone na zona dos passadores !
Dá um pouco de trabalho,mas a curto prazo evita-te algumas «arrelias» !
O material tem sempre razão !
Espero ter sido útil !
Abraços,pesca sempre !
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por Joao Rodrigues »

fdp Escreveu:Boas !
A esse ponto nunca me aconteceu !
Mas já experimentaste tirar o tampão roscado da cana e despejar por dentro do blank algum tipo de
lubrificante liquido ?
Por fora poderás tentar com algum spray tipo W40 !
Não à necessidade ao esticar a cana de apertar assim tanto com ela !
A titulo de prevenção , o que faço quando a encolho é passar pelos elementos um pano limpo , e quando
chego a casa,dou-lhe um banho de água doce,enxugo,e ponho spray de silicone na zona dos passadores !
Dá um pouco de trabalho,mas a curto prazo evita-te algumas «arrelias» !
O material tem sempre razão !
Espero ter sido útil !
Abraços,pesca sempre !
Boas.
Posso estar enganado, mas o WD40 não é um lubrificante!

Este spray é bom para desapertar parafusos já calcinados, logo, na sua composição deve ter algum elemento corrosivo e acho que o carbono não deve gostar muito disso :fixe:

Posso estar a dizer uma calinada e se assim for, corrigam-me sff.

JMR
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por 007kil »

Viva.
A mim já me aconteceu num canelão de 9 metros este ficar colado.
Da primeira vez fui a uma casa de pesca que ainda estava aberta e então o senhor tirou o taco do fundo e e bateu com a cana firme e o elemento cedeu.
Uma outra vez que me aconteceu o mesmo levei a cana até casa meia fora do carro e em casa tentei fazer o mesmo, mas mesmo assim não saiu.
Tirei o taco pus a cana em terreno firme e no elemento onde estava empancado coloquei em cima do mesmo um pano e um bocado de madeira e por cima dele com um martelo duas pancadas e ficou resolvido.
Devo dizer que estas situações sempre me aconteceram em dias de chuva, creio que os elementos deslizam mais e depois com o vácuo que se forma (não sei se será isso) não se consegue encaixar a cana.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por fdp »

Boas camarada João Rodrigues!
WD40 Conteúdo :
Menos de 5% de agentes tensioactivos não iónicos.
Mais de 30% de hidrocarbonetos alifáticos (seja lá o que isso for).
Além disso,produto anti corrosivo e óleo mineral.
Se o recomendam para o meu carro/bicicleta é porque não vai «corroer» a pintura,nem eu aqui disse
que o produto fosse um lubrificante !
Em parte das canas telescópicas,os passadores são tubulares (metálicos) logo,com a água salgada
começam a calcinar «zebre»,e tanto quanto julgo saber o carbono é resistente à corrosão,logo resiste
a materiais corrosivos,não fosse dos materiais mais resistentes na natureza !
Se o problema é «recolher» a cana,pode ser uma solução !
Depois é como eu digo:
Banho de água doce,e lubrificação !
Comigo resulta !
Abraços,pesquem sempre !!
Avatar do Utilizador
Nunocosta38
Mensagens: 263
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por Nunocosta38 »

atsimoes Escreveu:Caros Amigos,

Alguém sabe qual o melhor método, de "desempenar", sem danificar os elementos e os passadores de uma cana de boia, de 6 ou 7 mtros, quando estes "colam" de tal maneira, que nem dois Homens de cada lado a torcer se consegue fechar, mesmo num torno e alicate??
Este tem sido um dos meus maiores problemas, seja em qualquer marca de cana, que tenho tido e visto colegas meus com este "grannndeee" problema :hummm: :hummm: .
E quando estamos longe de casa então o problema é mais grave. E quando está a chover ainda é mais grave, se torna o problema!!
Alguém sabe de algum truque que eu desconheça??
Estou aberto a ideias :201: :201:

Obrigado
Abraço
Atsimões
Boa noite! Cheira-me ás hulk :hummm: á uma maneira que me tem dado sempre resultados, duas tiras de camaradar de bicicleta a cerca de 10cm de cada elementos e exerce-se a força nas tiras de camaradar embrulhadas nos elementos, Ab
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por atsimoes »

Boas,

São sempre ideias novas a testar. Pancadas é que não, porque geralmente acaba-se sempre por partir a argola do passador abaixo do elemento empenado com a velocidade de encaixe imprimida.
W40, e essa da borracha da camara de ar , são sempre ideias novas que irão ser testadas, e não tem a ver com marcas de canas. Uma que é um desastre autentico, é a tica bufallo de 6 mtros, uma verdadeira tragédia Grega. Outra de facto é a Hulk, mas também nos tem acontecido nas ticas Talismas e Tauros e outras como Shimanos, etc.
De qualquer modo todas as opiniões são válidas, o que agradeço novamente.


Cump.
António Simões
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Como desempenar canas de boia??

Mensagem por Panca »

Nunocosta38 Escreveu: Boa noite! Cheira-me ás hulk :hummm: á uma maneira que me tem dado sempre resultados, duas tiras de camaradar de bicicleta a cerca de 10cm de cada elementos e exerce-se a força nas tiras de camaradar embrulhadas nos elementos, Ab
Sempre vi fazer assim e não vai á muitos dias aqui numa casa de pesca entrou um pescador com a cana assim presa e foi essa a tecnica usada, um homem de cada lado e já está, sem ferir nada :fixe:
Responder