Engodo com pasta de sardinha!!

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Engodo com pasta de sardinha!!"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Humberto
Mensagens: 209
Registado: segunda jan 17, 2005 12:00 am

Engodo com pasta de sardinha!!

Mensagem por Humberto »

Boas a todos!!

Acham razoavel fazer um engodo a base de pasta de sardinha? ou seja refiro-me aqueles baldes de sardinha que existem a venda de 1 a 5 kg, que me parecem basicamente sardinha já moida!!

Em termos de preço parece-me compensar mais, alem de esta ja estar moida basta somente acrescentar agua!!

Existe quem acrescente também areia ao engondo, para lhe conferir uma expessura mais grossa e assim o engondo afundar mais!!

Qual a vossa opiniao??

Obrigado.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Muito bom, mas muito bom mesmo... para guisar com batata. :twisted:

Sai mais barato comprar a sardinha para engodo, para além de que essa pasta de sardinha traz uns farináceos estranhos.
Mas claro, numa emergência e não havendo outro.
Desses engodos pré-feitos, prefiro a pasta de caranguejo. É mais difícil de encontrar mas é muito melhor, na minha opinião.
Se queres manter a sardinha "fresca" para engodar ou pescar, utilizas garrafões de água de 5 litros, daqueles de boca larga. Enches com sardinha e depois pões água do mar até encher. Depois congelas assim. :wink:
Avatar do Utilizador
Humberto
Mensagens: 209
Registado: segunda jan 17, 2005 12:00 am

Mensagem por Humberto »

"Guisar com batadas" onde é que eu ja ouvi isso... :roll:

:idea: E fazer primeiro o engodo e depois congelar? nesse garrafoes = :roll:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Não, guardas as sardinhas inteiras dentro do garrafão com água do mar. No dia antes de ires à pesca, deixas a descongelar. No pesqueiro então fazes o engodo.
Conforme estiver o pesqueiro e a espécie que queres apanhar, fazes o engodo mais ou menos ralo.
Para afundar engodo, há quem faça o seguinte:
Pisa-se alguma da sardinha, mistura-se alguma areia e argila e depois fazem-se umas bolas que se vão atirando para o local desejado, conforme a necessidade. Com o resto da sardinha, se necessário, faz-se engodo "normal" para depois ir deitando à colherada.
E atenção à cadência da engodagem... queremos apenas chamar o peixe até nós e mantê-lo, e não encher-lhe a barriga. :wink:
Responder