montagens: sargos / robalos

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"montagens: sargos / robalos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
octopus
Mensagens: 89
Registado: domingo jan 15, 2006 4:55 am

montagens: sargos / robalos

Mensagem por octopus »

olá,
desta vez proponho-me escrever um pequenito artigo em que indico como pescar à bóia na minha zona. Essas montagens foram as que me permitiram apanhar a maior parte dos exemplares que já tenho exposto aqui no forúm.
__________________________
Material:
cana: turbetini Power Force de 5 m.
carreto: Okuma com embraiagem traseira
linha carreto: Krypton 0,20 mm
linha estralho: 0,16mm ou 0,14 mm ( da mesma marca)

Montagem:
normalmente utilizo uma bóia de 8 a 10g (fixa) e uma olivete que tem como batente um destrocedor barril. ( entre a olivete e o destrocedor coloco cerca de 4 mm de tubo de silicone para proteger o nó [palomar] que prende o desrocedor).
Ver fig.1

nessa montagem o estralho nunca é inferior a 1,20 m, de dorma a que o isco trabalhe livremente.


Como iscar o camarão/ camarinha

consoante as espécies presentes no pesqueiro assim utilizo uma destas duas montagens que se seguem:

______________
Ps. Costumo utilizar esta técnica de noite.
Anexos
esquema da montagem (fig.1)
esquema da montagem (fig.1)
montagem.jpg (25.18 KiB) Visto 1887 vezes
esta é utilizada para tentar os robalos. Atenção que os camarões devem ter cerca de 2 cm!!
esta é utilizada para tentar os robalos. Atenção que os camarões devem ter cerca de 2 cm!!
camarao-1.jpg (21.64 KiB) Visto 1887 vezes
esta é utilizada para tentar os sargos ou as douradas quando andam a comer mal. Aqui podemos utilizar camarões mais pequenos ou mesmo camarinhas ( 3 ou 4) de forma a tapar o anzol!
esta é utilizada para tentar os sargos ou as douradas quando andam a comer mal. Aqui podemos utilizar camarões mais pequenos ou mesmo camarinhas ( 3 ou 4) de forma a tapar o anzol!
camarao-2.jpg (27.05 KiB) Visto 1887 vezes
zumbrax
Mensagens: 819
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Mensagem por zumbrax »

Boas,

Amigo Octopus, a montagem é igual à que costumo utilizar, a linha difere para asso 0.18 e empate a 0.17 ou por vezes 0.14 da senso, anzois prosargus tipo chinu nº 4 e 8 em carbono, e também da vega estes não me recordo o nº.
A boia costuma ser sempre fixa, entre 6 a 12gr, a olivete ronda as 5 gr. A "arma" é uma prosargus iridium float 5 mts e o carreto ainda ando em fase de estudo, pois tenho-me desenrascado com outro. É uma montagem espectacular pois qualquer toque é logo perceptivél. De vez em quando vou fazendo umas alterações para ver o que resulta melhor.
Costumo pescar com profundidades aproximadas dos 4 mts, o que já é bastante para a prática da boia, especialmente em mar batido.
Essa táctica do camarão inteiro ainda não experimentei, costumo descascar e cortar em pedaços. Quanto ao nº dos anzois não estou habituado a pescar com um anzol muito grande máximo nº 4.

E para evitar as BOGAS, anzol com costas maiores, ou então um tubo de silicone a tapar o empate do anzol.


Cumps,
J.M.
Avatar do Utilizador
octopus
Mensagens: 89
Registado: domingo jan 15, 2006 4:55 am

Mensagem por octopus »

oiz, zumbrax
o camarão a que me refiro é utilizado vivinho!

com camarão morto não pegam!
_______________________-
No que respeita à profundidade se fôr para sargos ou douradas o anzol arrasta pelo fundo.
Para o robalo às vezes também andam encostados ao fundo mas por vezes pescam-se com o anzol a 0,5m do fundo!
Responder