Iniciante na Boia - Questões

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Iniciante na Boia - Questões"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Iniciante na Boia - Questões

Mensagem por fdp »

BOAS !! :fixe:
tiagopacheco Escreveu:De resto é possivel tirar Carapaus, Cavalas, Sargos, Salemas, Bogas, Robalos, Douradas, etc etc
Tainhas , sarrões , já tirei badejos em Peniche , e pregados no molhe da Ericeira quando se podia
lá pescar !! :huuum:
Pescas à bóia quase todo o ano , pois de Inverno também há marés mansas !!
A ondulação desde que não exagerada não será problema , é claro que com rebentação encosta
a pesca e não a consegues controlar !!
BacalhauGT Escreveu:Quais os iscos indicados para pescar Sargos e Robalos com a boia?
Eu pessoalmente vou sempre mais cedo e gosto de apanhar isco vivo no local , a camarinha
o carangueijo o percebe , de vez em quando umas xuxas de ouriço ou mexilhão !!
Quando não dá , em geral sardinha e minhoca resulta bem !!
BacalhauGT Escreveu:É vantajosa a utilização de vários anzóis?
Pesco muita vez com dois anzóis em «tandém» , empatados a 5cm para iscadas grandes com
sardinha ou a +- 30cm para duas iscadas diferentes !!
BacalhauGT Escreveu:A cor do fio é um aspecto importante?
Eu opto sempre por cores discretas !! :huuum:

Tenta ir brincar com as safias , nas furnas ao pé do hotel !!
Não dá peixe muito grande mas é um bom local para praticar , aos poucos vais percebendo
o que deves (ou não) fazer !!
FICA BEM !! :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Iniciante na Boia - Questões

Mensagem por ffgsoares »

Na generalidade uso camarão ou sardinha, o sargo vai bem ao camarão e á sardinha, o robalo mais á sardinha.

Mesmo sendo um pouco mais caro procuro usar camarão selvagem, o de aquicultura parece-me menos eficaz,...parece-me.

Anzois, normalmente uso um anzol, mas por vezes coloco um outro estralho mais curtinho com outro anzol.

A linha, se usares multi será a côr que tiveres, depois ao ligares o estralho aí com 1,5/2 metros, esse será de linha transparente, pelo menos é o que eu uso, aí de 0,25/0,29.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
BacalhauGT
Mensagens: 28
Registado: terça ago 21, 2012 11:28 pm

Re: Iniciante na Boia - Questões

Mensagem por BacalhauGT »

fdp Escreveu:BOAS !! :fixe:
tiagopacheco Escreveu:De resto é possivel tirar Carapaus, Cavalas, Sargos, Salemas, Bogas, Robalos, Douradas, etc etc
Tainhas , sarrões , já tirei badejos em Peniche , e pregados no molhe da Ericeira quando se podia
lá pescar !! :huuum:
Pescas à bóia quase todo o ano , pois de Inverno também há marés mansas !!
A ondulação desde que não exagerada não será problema , é claro que com rebentação encosta
a pesca e não a consegues controlar !!
BacalhauGT Escreveu:Quais os iscos indicados para pescar Sargos e Robalos com a boia?
Eu pessoalmente vou sempre mais cedo e gosto de apanhar isco vivo no local , a camarinha
o carangueijo o percebe , de vez em quando umas xuxas de ouriço ou mexilhão !!
Quando não dá , em geral sardinha e minhoca resulta bem !!
BacalhauGT Escreveu:É vantajosa a utilização de vários anzóis?
Pesco muita vez com dois anzóis em «tandém» , empatados a 5cm para iscadas grandes com
sardinha ou a +- 30cm para duas iscadas diferentes !!
BacalhauGT Escreveu:A cor do fio é um aspecto importante?
Eu opto sempre por cores discretas !! :huuum:

Tenta ir brincar com as safias , nas furnas ao pé do hotel !!
Não dá peixe muito grande mas é um bom local para praticar , aos poucos vais percebendo
o que deves (ou não) fazer !!
FICA BEM !! :fixe:
Muito Obrigado. Porque não 3? Eu costumo ir para as rochas das praias como por exemplo coxos (no verão).
Avatar do Utilizador
BacalhauGT
Mensagens: 28
Registado: terça ago 21, 2012 11:28 pm

Re: Iniciante na Boia - Questões

Mensagem por BacalhauGT »

ffgsoares Escreveu:Na generalidade uso camarão ou sardinha, o sargo vai bem ao camarão e á sardinha, o robalo mais á sardinha.

Mesmo sendo um pouco mais caro procuro usar camarão selvagem, o de aquicultura parece-me menos eficaz,...parece-me.

Anzois, normalmente uso um anzol, mas por vezes coloco um outro estralho mais curtinho com outro anzol.

A linha, se usares multi será a côr que tiveres, depois ao ligares o estralho aí com 1,5/2 metros, esse será de linha transparente, pelo menos é o que eu uso, aí de 0,25/0,29.

Boas pescarias :fixe:
Muito obrigado. Qual é a distancia de fio que dás do fio principal ao anzol?

Relativamente ao isco...a sardinha parece o mais indicado, já que dá para os dois! Já agora, relativamente a tamanho de anzol. Existe algum bom tamanho que seja bom em média para as duas espécies ou quando vais á pesca tens um peixe objectivo?


Obrigado
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Iniciante na Boia - Questões

Mensagem por fdp »

BOAS !! :fixe:
BacalhauGT Escreveu: Porque não 3?
Experimenta pescar em águas «batidas» de Inverno , com mais de um estralho logo verás porquê !!
Experimenta pescar com bóias leves no Verão (para teres mais sensibilidade na «picada») , com
mais de um estralho , e quando LANÇARES logo verás porquê !
Pescar à bóia com mais de um estralho para mim não resulta !! :huuum: :fixe:
Estou sempre aberto a novas ideias , se conheces alguma montagem de 3 anzóis para a bóia ,
partilha , prometo experimentar e dar a minha sincera opinião !! :fixe:
BacalhauGT Escreveu:Eu costumo ir para as rochas das praias como por exemplo coxos (no verão).
Embora para mim os COXOS não seja grande pesqueiro , fazem-se melhores pescas de Inverno que de Verão , só é preciso conhecer o pesqueiro e escolher as marés !! :fixe:
Avatar do Utilizador
BacalhauGT
Mensagens: 28
Registado: terça ago 21, 2012 11:28 pm

Re: Iniciante na Boia - Questões

Mensagem por BacalhauGT »

fdp Escreveu:BOAS !! :fixe:
BacalhauGT Escreveu: Porque não 3?
Experimenta pescar em águas «batidas» de Inverno , com mais de um estralho logo verás porquê !!
Experimenta pescar com bóias leves no Verão (para teres mais sensibilidade na «picada») , com
mais de um estralho , e quando LANÇARES logo verás porquê !
Pescar à bóia com mais de um estralho para mim não resulta !! :huuum: :fixe:
Estou sempre aberto a novas ideias , se conheces alguma montagem de 3 anzóis para a bóia ,
partilha , prometo experimentar e dar a minha sincera opinião !! :fixe:
BacalhauGT Escreveu:Eu costumo ir para as rochas das praias como por exemplo coxos (no verão).
Embora para mim os COXOS não seja grande pesqueiro , fazem-se melhores pescas de Inverno que de Verão , só é preciso conhecer o pesqueiro e escolher as marés !! :fixe:
Obrigado, então aconselhas que pesqueiros para além do que tinhas referido?

QUando aos anzois, não será vantajoso reduzir o comprimento do fio do anzol ao fio da cana? Assim já nao se embrulha tanto
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Iniciante na Boia - Questões

Mensagem por fdp »

BOAS !! :fixe:
Deram-te aqui as dicas para que pudesses fazer a tua pesca e tentares aproveitar , os pesqueiros
terás tu que os procurar !!
Pessoal da bóia , que são entendidos e postaram neste tópico , ensinem lá pesqueiros ao camarada BACALHAU !! :fixe:
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: Iniciante na Boia - Questões

Mensagem por luipeq II »

pessoalmente, estou a tentar poupar no isco! Nada como usar animais que os peixes conhecem daquela zona; dar-lhes o que conhecem e que por ali costumam comer..

acho este um bom texto...

http://cronicasdeumpescador-rubenroche. ... chive.html

Isco grátis para safias, sargos e douradas... pelo menos...
Responder