Página 1 de 3

Pesca com o pião

Enviado: quarta ago 21, 2013 11:46 pm
por FabioSilva
Boas Pessoal,
Já vem fazendo um tempo que não posto nada, mas tenho andado por aqui a ver as coisas. A pesca que pratico mais é a pesca a bóia em cascais e carcavelos. Pesco sempre com um pião de 25g, pois para este mar não preciso de mais, também pesco sempre em pesqueiros junto a agua, pesqueiros pouco altos. Prefiro o pião pois da-me mais confiança, mas agora nestes dias estive a pensar na forma como eu pesco e gostava de tirar alguma duvidas, apenas quero que me digam como pescam. Uma das minhas duvidas é, olivetes no estralho a bater no anzol ou não. Outra diz respeito a montagem, eu costumo colocar stoppers acima da bóia para controlar melhor a altura do anzol, mas estive a pensar e acho que estou a fazer mal, acham que não deva colocar o stopper acima da bóia e deixar correr por completo, e como se fosse uma pesca ao sentir. Não sei se me fiz entender, espero que sim. Fico a aguardar a vossa partilha.

Abracos :olaaa:

Re: Pesca com o pião

Enviado: quinta ago 22, 2013 8:25 am
por Caparzo
Boas

Quanto a tua primeira questão por vezes costumo pescar assim, ou seja, coloco um olivete de entre 1 a 4 gr (conforme o mar) no estralho para fazer afundar o isco mais rápido. Quanto a segunda questão se percebi bem colocas o stopper e pesca a uma determinada profundidade, o que a meu ver está certo. Se quiseres tirar o stopper e pescar ao "sentir" acho que a boia fica lá a mais e podes pescar diretamente à chumbadinha com um olivete a correr até ao anzol.

Re: Pesca com o pião

Enviado: quinta ago 22, 2013 10:42 pm
por ffgsoares
Estás a pescar bem, com a boia a correr até ao stoper, se retiras o stoper digo como o Carpazo, tira a boia e pesca á chumbadinha.

Eu pesco de outra forma, a montagem é assim, stoper, boia, uma olivete a bater numa missanga que protege o nó ao destorcedor, o estralho com 1/2 m atado no destorcedor e se necessário um chumbinho de apertar aí a um palmo do anzol.

Boas pescarias :fixe:

Re: Pesca com o pião

Enviado: sexta ago 23, 2013 8:05 am
por Caparzo
ffgsoares Escreveu: Eu pesco de outra forma, a montagem é assim, stoper, boia, uma olivete a bater numa missanga que protege o nó ao destorcedor, o estralho com 1/2 m atado no destorcedor e se necessário um chumbinho de apertar aí a um palmo do anzol.
Também faço assim a montagem com boia de correr mas invés do stopper uso nó de correr pois tenho ideia que prende menos nos passadores ao lançar. Utilizo olivete como disse anteriormente mas quando pesco com boia fixa.

Re: Pesca com o pião

Enviado: sexta ago 23, 2013 8:54 am
por nelsonpamaral
Boas malta,

Eu para o peão utilizo os peões de correr e muito raramente peões fixos. Isto é claro, é um gosto pessoal, mas o peão de correr pode-se sempre tornar fixo dando-se voltas com o fio e o contrário não é possível.

Tenho duas formas principais de fazer a montagem, não querendo dizer que de vez em quando não tente "inventar" :hummm: um bocadinho, e que têm a ver com o pião ser calibrado, ou não:

Se o peão não for calibrado coloco stopper, missanga, peão, missanga, oliva da gramagem necessária, missanga e destorcedor simples, ao qual ligo o estralho.

Se o peão for calibrado (uso mais destes) coloco stopper, missanga, peão, missanga e destorcedor simples.

No estralho e nos dois casos se quero que a iscada ande ali a meia água a "passear" de um lado para o outro não coloco nada ou então uma olivete a bater no anzol só com 2gr. se o mar estiver a mexer mais. Se quero mandar a pesca mais depressa para baixo uma olivete de 2gr a 8gr. Nota: Se a olivete for de 10gr para cima já não a ponho a bater no anzol mas sim antes do destorcedor como antes descrito, utilizando neste caso estralhos mais curtos e a bóia a correr mais.

Também sou da mesma opinião da malta de que se é para meteres a bóia a correr sem travamento, a bóia não está lá a fazer nada, tira-a e pesca mas é à chumbadinha.

Quanto aos stoppers tenho realmente a noção de que prendem um bocado nos passadores e é preciso ter algum cuidado, (os que são ovais são melhores que os cilíndricos e prendem menos) a vantagem para mim é a facilidade de andar a ajustar as alturas conforme é necessário, e pelo menos eu (se calhar não faço bem os nós :huuum: ), se fizer muito essa operação com os nós não duram muito.

Por último, não vejo grande vantagem em pescares com piões de 25gr. com essa gramagem acho que é melhor utilizares outro tipo de bóias. O pião acho que só de 40-50gr para cima é que se começa a tirar partido dele.

Espero não ter sido muito confuso,

Um abraço a todos

:fixe:

Re: Pesca com o pião

Enviado: sexta ago 23, 2013 9:35 am
por Caparzo
nelsonpamaral Escreveu:Quanto aos stoppers tenho realmente a noção de que prendem um bocado nos passadores e é preciso ter algum cuidado, (os que são ovais são melhores que os cilíndricos e prendem menos) a vantagem para mim é a facilidade de andar a ajustar as alturas conforme é necessário, e pelo menos eu (se calhar não faço bem os nós :huuum: ), se fizer muito essa operação com os nós não duram muito.
Quando diz que os nós não duram muito quer dizer que se desmancham ou que deixam a boia correr facilmente (nó fica laço). A mim acontecia-me o segundo problema e mudei para stopper depois quando parti a ponteira e a fui arranjar levei a cana montada e na loja de pesca fizeram-me o nó com linha dracon e o nó dorou-me cerca de 2-3 noites de pesca sem correr. Isto com madre de multi porque com madre de mono o nó com esta linha corre facilmente (pelo menos o meu). Também já ouvi dizer que o fio dental (o de "palitar" os dentes) também é bom para fazer o nó de correr.

Re: Pesca com o pião

Enviado: sexta ago 23, 2013 9:54 am
por rasta
eu uso piao calibrado mas fixo e depois uso um estralho do tamanho que quero e deixo o trabalhar livremente.
quanto ao nos se tiver a usar mono faço um no de mono pois segura melhor e dura bue raramente mudo e fixa muito bem.
quando uso multi faço um no com multi velho que tenho. :fixe:

Re: Pesca com o pião

Enviado: sexta ago 23, 2013 10:11 am
por miguel30
Eu tambem custumo pescar apenas com um chumbinho de apertar no estralho ou uma olivete bem leve ou se usar caranguejo nem o uso. Carcavelos e cascais sinceramente ás vezes nem se justifica pião, uma simples boia de caneta serve (excepto quando o vento aperta). Já agora experimenta o guincho que é melhor que carcavelos para boia. Acho que estás a fazer tudo bem. Em relação ao pião correr ou não acho que nessa zona não tem muito sentido estar a correr muita distancia visto que a maioria dos pesqueiros não são mto fundos. A opção de colocares a boia a correr e pescares ao sentir para mim nao faz mto sentido... Pesca á chumbadinha a 5 10 e 20 gramas e nao precisas do piao.
Se quisseres combinar uma pescaria por esses lados envia mp.
Boas pescarias pessoal