olivete ou chumbinhos?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"olivete ou chumbinhos?"
na nova versão do site.

miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

olivete ou chumbinhos?

Mensagem por miguel30 »

Boas pessoal da boia ! Andei aqui a passear e tenho uma questão? Quando utilizam boias fixas canetas , das tradicionais, utilizam olivete ou chumbinhos de morder? provavelmente a questao nao importa nada porque ambos fazem o trabalho... Eu pessoalmente so utilizo olivetes para pesca com piao mas parece (pelos comentarios) que a maioria utiliza olivetes. Abraços
luis amaral
Mensagens: 458
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Re: olivete ou chumbinhos?

Mensagem por luis amaral »

Eu só utilizo olivetes, mas sempre com bóia de correr.
Não pesco com bóias fixas, actualmente.
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: olivete ou chumbinhos?

Mensagem por miguel30 »

miguel30 Escreveu:Boas pessoal da boia ! Andei aqui a passear e tenho uma questão? Quando utilizam boias fixas canetas , das tradicionais, utilizam olivete ou chumbinhos de morder? provavelmente a questao nao importa nada porque ambos fazem o trabalho... Eu pessoalmente so utilizo olivetes para pesca com piao mas parece (pelos comentarios) que a maioria utiliza olivetes. Abraços
... mas parece (pelos comentarios) que a maioria utiliza olivetes seja piao ou boia fixa caneta
Avatar do Utilizador
pintassilgo
Utilizador Regular
Mensagens: 2018
Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm

Re: olivete ou chumbinhos?

Mensagem por pintassilgo »

ultimamente so utilizo chumbo com argola de 1 lado e destrocedor do outro.seja em boia fixa seja de correr.
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: olivete ou chumbinhos?

Mensagem por Caparzo »

pintassilgo Escreveu:ultimamente so utilizo chumbo com argola de 1 lado e destrocedor do outro.seja em boia fixa seja de correr.
Boas

Eu cá utilizo os mesmos chumbos referidos pelo pintassilgo na boia de correr. Em boia fixa utilizo olivete, normalmente um para calibrar a boia e outro de 1 - 2 gr no estralho a correr até ao anzol. Para calibrar as boias normalmente escolho sempre uma chumbada 5 grs abaixo da capacidade de flutuação da boia.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: olivete ou chumbinhos?

Mensagem por ffgsoares »

Eu uso olivete na madre para calibrar a bóia, mas no estralho coloco um chumbinho de morder para manter o estralho esticado.

Já agora penso que quer um método quer outro (olivetes ou chumbinhos de morder) acabam por fazer o trabalho, imagino uma bóia de caneta, bem leve, bastam dois ou três chumbinhos de morder e ela está equilibrada.

Quanto ao ser bóia de correr ou fixa, tudo depende da fundura do pesqueiro (para mim) se fôr um pesqueiro de pouca fundura a bóia pode ser fixa, acho mais prático, para um fundo de vários metros aí sim, bóia de correr.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: olivete ou chumbinhos?

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Com bóia fixa, de caneta ou não, eu pescava assim:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... como+pesco

dá uma vista de olhos.

Abraço.

Braga
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: olivete ou chumbinhos?

Mensagem por miguel30 »

Obrigado pelas opiniões pessoal ! Cuidado agora com o mar
Responder