Sensibilidade Boia Pião

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sensibilidade Boia Pião"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaoduartefoto
Mensagens: 95
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Sensibilidade Boia Pião

Mensagem por joaoduartefoto »

Boa tarde,

Gostaria de ter a vossa ajuda para saber o tipo de montagem que normalmente se usa na pesca ao pião. Conheço um pesqueiro com o mar bem batido mas com pouca profundidade (1m, 2m no maximo), e tinha pensado usar o pião nesse local por uma questao de visibilidade, no entanto estou com receio de nao perceber qd o peixe da toques, pois sendo uma boia de grandes dimensões, julgo que so quando o peixe arrancar mesmo, é que temos noçao que ele la esta. não é assim? como acontece na pesca aos sargos? como tem noção se o peixe esta a dar toques ou se esta la mesmo? ha situações em que se o peixe nao é ferrado (qd sentimos os toques na boia), e acaba por jogar o anzol fora e ir a ida dele, e nem nos apercebemos.

Obrigado.

Cumprimentos,

JD
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Sensibilidade Boia Pião

Mensagem por ffgsoares »

Penso que deves usar uma bóia de 15/20 g, o máximo, como o pesqueiro é pouco profundo podes usar a bóia fixa e um chumbinho de toque aí a 40cm do anzol de modo a que o anzol possa andar a roçar o fundo, sem exageros, claro, (para não agarrar) acho que assim funciona, era o que tentaria, ok!

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
joaoduartefoto
Mensagens: 95
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Re: Sensibilidade Boia Pião

Mensagem por joaoduartefoto »

Ok, obrigado e boas pescarias. :fixe:
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Sensibilidade Boia Pião

Mensagem por miguel30 »

Geralmente com pião os peixes ferram-se sozinhos mas nada é certo, convem, sempre q perceberes q tens peixe dares o esticão para o ferrar ainda mais. Sinceramente pioes menores que 25 gramas nao uso... Mas ja estou como o companheiro Soares se o mar deixar usa boia tradicional fixa com um chumbinho simples, ai sim entendes as picadas. abraços
Avatar do Utilizador
joaoduartefoto
Mensagens: 95
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Re: Sensibilidade Boia Pião

Mensagem por joaoduartefoto »

Bom dia,

Sei que na pesca ao pião o tamanho do estralho deve ser o tamanho da cana menos um metro (exemplo: cana 6m, estralho 5m), a minha questão é, se em pesqueiros pouco profundos (1 a 2m), tambem usam estralhos com 5m. Ou no caso do pesqueiro com 1-2m optariam por uma boia fixa tradicional, com estralho curto? A ideia é utilizar num pesqueiro pouco profundo com bar batido, para os sargos.

Obrigado,

Um abraço,

João Duarte
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Sensibilidade Boia Pião

Mensagem por Caparzo »

joaoduartefoto Escreveu:Bom dia,

Sei que na pesca ao pião o tamanho do estralho deve ser o tamanho da cana menos um metro (exemplo: cana 6m, estralho 5m), a minha questão é, se em pesqueiros pouco profundos (1 a 2m), tambem usam estralhos com 5m. Ou no caso do pesqueiro com 1-2m optariam por uma boia fixa tradicional, com estralho curto? A ideia é utilizar num pesqueiro pouco profundo com bar batido, para os sargos.

Obrigado,

Um abraço,

João Duarte

Boas

Na minha opinião o comprimento do estralho deve varia em função do pesqueiro de modo que o anzol ande semper perto do fundo. Se o estralho for muito comprido penso que vais ter muitas prisões...
Responder