acertar profundidade

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"acertar profundidade"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaoduartefoto
Mensagens: 95
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

acertar profundidade

Mensagem por joaoduartefoto »

Bom dia

Sempre tive dificuldade em verificar a profundidade do pesqueiro nas minhas pescas a boia, de noite entao essa dificuldade e ainda maior. Gostava entao que da vossa experiencia me ajudassem nesta situacao.

Um abraco,

JD
Avatar do Utilizador
fabio fonseca
Mensagens: 285
Registado: quarta abr 14, 2010 10:55 pm

Re: acertar profundidade

Mensagem por fabio fonseca »

Boas ...de noite deves usar um starlight na boia,e com a propria boia vais dando medida ate ela bater no fundo,pois quando bater no fundo ela ficara deitada e entao saberas a profundidade!
Mas deixa ver se alguem te diz outra forma....eu faço assim !

Abraço
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: acertar profundidade

Mensagem por krazy_dude »

Boas,
faz o seguinte, montas o material com o estralho e tudo... colocas uma chumbada mais pesada do que a boia no anzol, por exemplo boia de 25gr colocas uma chumbada de 30gr, 35gr, 40gr... a que tiveres logo que seja mais pesada do que a boia tudo bem... depois lanças e vais deixando afundar até a chumbada bater no fundo e a boia dá sinal (tomba) quando isso acontecer, depois recolhes e vez quantas voltas dás à manivela ao recolher... e ai já sabes qual a profundidade do pesqueiro e ajeitas a teu gosto a profundidade a que queres pescar, mas lembra-te num sitio pode ter 10 metros de profundidade e um metro ao lado só ter 9 metros (rochas no fundo etc etc) portanto podes sondar o pesqueiro fazendo o mesmo processo lançando para varios sitios, direita esquerda... mais pá frente...
ou então à primeira medes e retiras meio metro ou um metro.. e depois vais regulando consoante vires que vai embatendo no fundo ou não... e claro procurando a que altura anda o peixe :)
à também umas sondas (chumbo) que se compra nas casas de pesca etc... mas bahhh o efeito vai dar ao mesmo e fica mais barato com uma chumbada no anzol :P
Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: acertar profundidade

Mensagem por Caparzo »

Boas

No tópico abaixo está explicada uma maneira de conhecer a profundidade dos pesqueiros.

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =58&t=9719
Avatar do Utilizador
joaoduartefoto
Mensagens: 95
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Re: acertar profundidade

Mensagem por joaoduartefoto »

krazy_dude Escreveu: depois lanças e vais deixando afundar até a chumbada bater no fundo e a boia dá sinal (tomba) quando isso acontecer, depois recolhes e vez quantas voltas dás à manivela ao recolher... e ai já sabes qual a profundidade do pesqueiro e ajeitas a teu gosto a profundidade a que queres pescar
Olá krazy_dude, so nao percebi essa parte de contar o numero de voltas para perceber a profundidade. como é que percebes isso? desculpa a minha ignorancia mas nao entendi... :oops:

Abraço,

JD
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: acertar profundidade

Mensagem por krazy_dude »

joaoduartefoto Escreveu:
krazy_dude Escreveu: depois lanças e vais deixando afundar até a chumbada bater no fundo e a boia dá sinal (tomba) quando isso acontecer, depois recolhes e vez quantas voltas dás à manivela ao recolher... e ai já sabes qual a profundidade do pesqueiro e ajeitas a teu gosto a profundidade a que queres pescar
Olá krazy_dude, so nao percebi essa parte de contar o numero de voltas para perceber a profundidade. como é que percebes isso? desculpa a minha ignorancia mas nao entendi... :oops:

Abraço,

JD
Oh João não tens que pedir desculpa, nós estamos aqui para aprender uns com os outros... eu estou a explicar como me ensinaram a mim... e também pelo que vejo e faço :fixe:
entao é assim caso saibas quanto é que o carreto recolhe com cada manivelada ficas a saber ao recolher quantas vezes deste à manivela e é só fazer uma conta.
Mas eu faço assim (caso tenha espaço claro) lanço com esse processo que te disse, e por exemplo num paredao ou num sitio com espaço, pouso o anzol com chumbo no chao destravo o carreto e dou à manivela ao contrario, e depois ajusto a boia ou o nó de correr.
Mas é raro costumo fazer mais a olho, por exemplo estou a pescar a 6 metros o nó de correr lá no fio claro, faço o processo com o chumbo no anzol (lanço) e recolho, vejo quando está a chegar ao nó de correr e depois a "olho" vejo quantos metros tinha a mais... depois vou regulando a altura consoante queira, pois já é mais facil pois já temos +- uma noção da altura do pesqueiro...
Não sei se expliquei bem, espero que não te tenha baralhado mais... caso não percebas avisa, eu ou alguem ajuda ok? hoje tou um bocado trengo a explicar :join:
Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
joaoduartefoto
Mensagens: 95
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Re: acertar profundidade

Mensagem por joaoduartefoto »

krazy_dude Escreveu: entao é assim caso saibas quanto é que o carreto recolhe com cada manivelada ficas a saber ao recolher quantas vezes deste à manivela e é só fazer uma conta.
continuo sem perceber a parte da recolha com a contagem de voltas que das com a manivela. o resto ja entendi. mas pronto se com o chumbo funciona, isso das voltas da manivela é secundario.

Obrigado e um abraço,

JD
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: acertar profundidade

Mensagem por krazy_dude »

hmmmm deixa ver... ora lanças a boia com o anzol e com o chumbo ou com a "sonda" como quiserem chamar, o chumbo bate no fundo ficas a saber onde é o fundo, tb podes amarrar um fio na linha de forma a se retirar facilmente e a colocares nesse sitio mais abaixo o nó de correr depois.
mas por exemplo como estava a dizer se lanças a boia com o chumbo e bate no fundo, vais ter que recolher certo? ao recolher dás imagina 20 vezes à manivela 20 circulos completos... então o fundo com esse carreto fica a 20 manivelas certo? já ficas com uma noção, ou seja a seco caso tenhas espaço podes dar 20 maniveladas para tras (ir deixando sair fio) e colocas o nó de correr ai mais ou menos....
Deixa ver se alguem explica melhor que eu :fixe:
Abraço
Responder