Dicas para me iniciar nesta pesca

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dicas para me iniciar nesta pesca"
na nova versão do site.

carapaca
Mensagens: 10
Registado: domingo ago 26, 2012 4:31 pm

Dicas para me iniciar nesta pesca

Mensagem por carapaca »

Bom dia,

como é difícil arranjar equipa para pesca embarcada, gostava de experimentar pesca à bóia.

Estou decidido a ir experimentar no próximo fim de semana à zona de Ericeira que é uma zona em que conheço algumas praias.

Pelo que já vi existe a praia dos Coxos em que há condições para pesca à bóia mas com o "problema" de se pescar a alguma distância em altura da água, pelo menos ali na zona onde se deixam os carros, deve ser a zona mais batida mas aparentemente menos perigosa para alguém iniciante como eu.

Alguém conhece a praia dos Coxos ou alguma na zona da Ericeira que me possa dar algumas dicas?

Que conselhos me podem dar para a pesca à bóia nessa zona em relação a iscos/engodos/técnicas?

Estou a pensar ir com cana de 5/6 mts e bóias +- leves (10/15 gramas), mas tudo dependerá de como estiver o mar. Já agora, qual a altura ideal para este tipo de pesca? A encher ou a esvaziar?

Obrigado e boas pescas
Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

Re: Dicas para me iniciar nesta pesca

Mensagem por nelsonpamaral »

Boas,

Se pretendes ir para a Praia dos Coxos, tens perto do largo onde se deixam uns carros uns balcõezitos que te permitem pescar em altura. Sempre com atenção ao mar que apesar de estar "lá em baixo" às vezes se estiver mesmo "bruto" pode dar uma chapadazita cá para cima de vez em quando.

Uma cana de 5/6mts serve perfeitamente para ali, convém é que tenha um certo poder de elevação, se tiveres de sacar algum sarguito maior :118: Oxalá que eu já não os vejo há algum tempo. Eu para pescar junto à água costumo usar uma cana com 6 mts. e poder de elevação de 2,5kg, mas para estas situações já com mais altura e como não tenho nenhuma com poder de elevação 4 a 5kg, uso uma cana antiga, telescópica 4,5m com acção 100 - 200gr em fibra de vidro, que apesar de ser pesadona me dá mais segurança para içar um peixe. O carreto também convém ser um carreto já com alguma força. Por exemplo uso um tamanho 4000 da Daiwa para a bóia à altura da água ou em pontões e para estes casos uso um tamanho 6000 Shimano.

Para esse local que pretendes, também acho que será sempre melhor a partir da meia maré a encher até à meia maré vazante, o isco a utilizar, será o que puderes levar: camarão ou gamba congelada, sardinha, coreano, levas vários se possível e vai experimentando.

Apesar de só ter passado por lá poucas vezes, acho que será melhor usares um pião de 40 - 60gr ou mais conforme o estado do mar e a cana permitir, pois acho que agora nesta época com bóias muito leves não deve ser nada fácil.

Espero ter ajudado

Boa pescaria, depois conta como foi :fixe:

Nelson
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Dicas para me iniciar nesta pesca

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas.
Conheço bem a praia dos "coxos"!
Dos melhores sitios para pescar é em cima das rochas (que são bastante pontiagudas e é preciso cuidado em andar nelas) com mar calmo.

Mas muita atenção ao mar........e sinceramente, esta não é a melhor altura para lá ir.

Experimenta a praia da "Empa" que fica quase em frente à estação de serviço.

Já lá apanhei bons sargos.......mas novamente cuidado com o mar.

Ps.
Não levem a mal estar a ser repetitivo para terem cuidado com o mar!
Mas digo isto pois o inverno passado estava na "Empa" com mar calmo, ondulação com menos de 1 metro e em 5 minutos, virou tudo.
Mar bruto a varer tudo o que aparecia à frente.......
Em relação aos "coxos" já lá vi malta a pescar e a "tomar banho"......gente inconsciente mesmo.
Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

Re: Dicas para me iniciar nesta pesca

Mensagem por nelsonpamaral »

É, o João Rodrigues tem toda a razão,

Muito cuidado com o mar.

Nesta altura não é a melhor das opções, e como o tempo está e como vai estar no fim de semana, vai ser preciso muito cuidado. Dum momento para o outro somos surpreendidos. Sempre alerta.

Eu corro muito a zona do Cabo Raso/Guincho (e não a conheço a fundo mas até conheço relativamente bem), e nestas alturas evito lá ir. Claro que há gente que vai para lá sempre, mas depois acontecem acidentes. Por uma questão de segurança com tempo bera e mares mais fortes, se for é para a praia pescar ao fundo e mesmo assim com cuidado.

Ok? :fixe:

Nelson
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Dicas para me iniciar nesta pesca

Mensagem por joaonumberone »

Joao Rodrigues Escreveu:Em relação aos "coxos" já lá vi malta a pescar e a "tomar banho"......gente inconsciente mesmo.
A levarem banhos mas nos balcões? :119:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Dicas para me iniciar nesta pesca

Mensagem por Joao Rodrigues »

joaonumberone Escreveu:
Joao Rodrigues Escreveu:Em relação aos "coxos" já lá vi malta a pescar e a "tomar banho"......gente inconsciente mesmo.
A levarem banhos mas nos balcões? :119:
Não em cima dos balcões.
Do lado esquerdo, em cima das rochas!
Quando está mar-chão e os sargos encostam, é um grande pesqueiro.
Mas quando há ondulação (e basta 1mt) é complicado.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Dicas para me iniciar nesta pesca

Mensagem por fdp »

Boas pessoal !!
Conheço os «coxos» a palmo , já lá pesquei «centos» de vezes !!
Não gosto dos balcões à bóia , mas já lá estive à chumbada sem grandes resultados !!
Prefiro descer à praia , seguir pelos lagidos a norte da baía e aí , com uma bóia mais pesada lançar na ponta da
malhada (faz sempre ali uma lingua de areia) e costuma dar resultado !!
DSCN1103.JPG
Esta foto foi tirada em Agosto passado na vazia !!
O problema nas lajes a sul do estacionamento não é bem a altura da ondulação mas sim o período da vaga !!
Já lá pesquei à bóia com ondulação acima de 1.5m !!
Quando o período é pequeno (8 ou 9) a «recolha» da onda anula a força da onda que se segue !!
Se o período for de (11 ou 12) a «cava» é maior e então é MOLHA CERTA !!
Já lá apanhei alguns sustos !! :hahaha: :hahaha: :hahaha:
O maior problema é que o pesqueiro é incerto :
Podes lá ir um dia e encher o «cabaz» , e nos dias a seguir trazes o «balde» !! :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Camarada CARAPACA , se não conheces não arrisques !!
Fica pela ERICEIRA do lado do hotel , à saída do caneiro !
Leva ameijoa ; camarão ; e minhoca , as SAFIAS e os SARGUITOS também precisam de comer !!
carapaca
Mensagens: 10
Registado: domingo ago 26, 2012 4:31 pm

Re: Dicas para me iniciar nesta pesca

Mensagem por carapaca »

Olá de novo

Muito obrigado pelas dicas e acreditem, a questão da segurança preocupa-me muito, mas por vezes com a inexperiência as pessoas também se poem a jeito. Não vou facilitar!

Vou então aproveitar as dicas e talvez vá para esse tal caneiro que fica perto do hotel, o problema é que se for muito concorrido provavelmente fico apenas a ver. Mas se for um sítio seguro, é de aproveitar..

Realmente no windguru dão chuva e ondas com fartura a partir do almoço o que conjugado com a hora em que a maré enche 11:15 previsivelmente é bom para me escapar ao mau tempo, indo de manhã.

Obrigado pelos comentários e boa pesca a todos
Responder