Ajudem aqui o novato

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajudem aqui o novato"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Ajudem aqui o novato

Mensagem por fdp »

Boas pessoal do SDP !!
Ó camarada ABEL !
Abel_Sousa Escreveu: Pelo que tenho visto pela net, qd se fala em pescar com bóia o engodo esta sempre associado. Não é por nada mas a sardinha,mesmo congelada esta carissima...
Bóia sem engodo raramente resulta , o objectivo será chamar o peixe ao teu «quintal» !!
Quanto ao preço da sardinha tens razão !!
Procura pelo intermarchê ou mercado da tua zona , pois por vezes as «peixeiras» quando não vendem
a sardinha do dia metem no gelo e depois despacham mais barato para a pesca !!
Compras 3 ou 4 kilos de sardinha misturas farinha de peixe ou óleo de sardinha que se vende em
qualquer casa de pesca , e já te desenrascas !!
Não te aconselho os «baldinhos» de engodo já moído que se vendem nas ditas casas de pesca , pois
que esses por terem «conservantes» enganam TODOS menos o peixe !!
O meu conselho será sempre :
ISCO FRESCO , ENGODO FRESCO !!
Avatar do Utilizador
Abel_Sousa
Mensagens: 121
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Re: Ajudem aqui o novato

Mensagem por Abel_Sousa »

é o que eu vou fazer qd o mar aqui na zona cair um bocado pois, anda muito alto.
Em relação ao engodo para alem de esmagar a sardinha com a agua do mar, tambem tenho que juntar areia não é ou basta juntar a farinha de peixe?
mmsc
Mensagens: 536
Registado: segunda jul 09, 2012 9:51 pm

Re: Ajudem aqui o novato

Mensagem por mmsc »

Abel_Sousa Escreveu:é o que eu vou fazer qd o mar aqui na zona cair um bocado pois, anda muito alto.
Em relação ao engodo para alem de esmagar a sardinha com a agua do mar, tambem tenho que juntar areia não é ou basta juntar a farinha de peixe?

Se o mar estiver muito mexido convem meteres areia, para o engodo nao se espalhar muito, se meteres sem areia facilmente ele se espalha. :join:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Ajudem aqui o novato

Mensagem por fdp »

Abel_Sousa Escreveu:Em relação ao engodo para alem de esmagar a sardinha com a agua do mar, tambem tenho que juntar areia não é ou basta juntar a farinha de peixe?
Depende da pesca que faças !!
Se queres pescar de superfície a serradura de pinho serve pois que absorve e flutua !!
Robalo e taínha !!
A areia quanto a mim não resolve nem utilizo pois que não absorve e afunda , enquanto que o engodo
continua ao de cima !!
Se fores mais a fundo à procura na pedra , sargos , salemas , sarrões , e outros que tais , misturo
a sardinha com «terra» que essa sim absorve e faço umas bolas de engodo que assentam no fundo e
lanço para o local que mais me convêm , à sombra de uma pedra (em águas luzas) , ou num qualquer
ingueiro onde «sonhe» que o peixe possa andar !!
Umas vezes resulta , outras nem por isso !!!
Avatar do Utilizador
ClaudioP
Mensagens: 81
Registado: domingo fev 24, 2013 4:47 pm

Re: Ajudem aqui o novato

Mensagem por ClaudioP »

amigos, isso da bóia ir andando com a corrente, tem apenas a ver com o comprimento entre bóia e chumbo. Os outros pescadores que o meu amigo via aí ao lado, deixam o chumbo ancorar no fundo e assim têm a boia sempre no mesmo sitio. agora, engodar com corrente forte é tramado, pois não vá um gajo engodar o mar para os outros a juzante. Eu apanhei agora aqui uns dias com corrente na zona costeira e utilizei um pequeno truque: o engodo foi pendurando numa garrafa de 1.5L com alguns pequenos furos e deixada quase no fundo um pouco a montante do pesqueiro. Gostei dos resultados. Na proxima vez farei com um garrafão de 5 L hehehe

Nada melhor que experimentarmos algumas pequenas maluquices. Só assim se aprende e se ganha experiencia.
Responder