Que gramagem usar

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Que gramagem usar"
na nova versão do site.

mmsc
Mensagens: 536
Registado: segunda jul 09, 2012 9:51 pm

Que gramagem usar

Mensagem por mmsc »

Boas caros pescadores,


Alguem me sabe dizer quais sao as boia mais indicadas e a sua gramagem para pescar ao sargo e ao robalo??

Ja ouvi falar que devem ser as boias em forma de caneta, sera verdade?
Como ouvi dizer que deve ser boias entre 5/6 gr( consoante a mare claro) , sera verdade?

Desculpem a minha ignorancia, mas conto com a vossa ajuda pra me tentar esclarecer.
Se houver algum topico aberto que mencione isto , gostava que me fizessem o favor de postar aqui , porque procurei ( nao muito diga se de verdade) mas nao encontrei.


Obrigado e Boas Pescas .
Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: Que gramagem usar

Mensagem por ruibaco »

Olá,

Na minha opinião as bóias em forma de caneta são adequadas para o sargo. Para o robalo são mais indicadas as bóias em forma de pião.
A gramagem (peso que a bóia suporta) para flutuar, para o robalo é usualmente superior à utilizada para o sargo. O peso indicado de 5/6 gr parece-me demasiado leve, mesmo para sargos pequenos 17/20cm.

Boas pescarias
mmsc
Mensagens: 536
Registado: segunda jul 09, 2012 9:51 pm

Re: Que gramagem usar

Mensagem por mmsc »

ruibaco Escreveu:Olá,

Na minha opinião as bóias em forma de caneta são adequadas para o sargo. Para o robalo são mais indicadas as bóias em forma de pião.
A gramagem (peso que a bóia suporta) para flutuar, para o robalo é usualmente superior à utilizada para o sargo. O peso indicado de 5/6 gr parece-me demasiado leve, mesmo para sargos pequenos 17/20cm.

Boas pescarias

Entao que gramagem aconselhava? 20/25gr?
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Que gramagem usar

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
mmsc Escreveu:Boas caros pescadores,


Alguem me sabe dizer quais sao as boia mais indicadas e a sua gramagem para pescar ao sargo e ao robalo??

Ja ouvi falar que devem ser as boias em forma de caneta, sera verdade?
Como ouvi dizer que deve ser boias entre 5/6 gr( consoante a mare claro) , sera verdade?

Desculpem a minha ignorancia, mas conto com a vossa ajuda pra me tentar esclarecer.
Se houver algum topico aberto que mencione isto , gostava que me fizessem o favor de postar aqui , porque procurei ( nao muito diga se de verdade) mas nao encontrei.


Obrigado e Boas Pescas .
Falamos de bóia fixa ou de correr, ou ainda os denominados peões?

As bóias podem ter demasiados formatos e usam-se chumbos nas bóias fixas e de correr, os peões de que falo trazem o peso certo, digamos que já estão calibrados.

Como falas nas bóias em forma de caneta e de pouca gramagem, isso terá haver com o local onde está a pescar, águas mais paradas e já apanhei sargos e robalos com este tipo de bóia, mas mais sargos, podem serem "canetas" de maior gramagem, consoante o estado do mar.

Aqui na minha zona e dadas as profundidades, pesca-se com bóias de correr, de 30, 40 e 50 gramas, para se fazerem lançamentos compridos, levando estas chumbo corresponde à gramagem, sendo esta pesca mais específica aos grandes robalos.

Por último os peões, com já estão calibrados, não precisam de chumbo, mas como este tipo de pesca é mais específico para o sargo e funcionam com grandes estralhos, levam uma oliva a funcionar até ao anzol.

Abraço.

Braga
mmsc
Mensagens: 536
Registado: segunda jul 09, 2012 9:51 pm

Re: Que gramagem usar

Mensagem por mmsc »

Pois esqueci me de mensionar mas eu queria me referir a boia fixa , mas obrigado pela ajuda :)
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Que gramagem usar

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

A gramagem do chumbo é ajustada à bóia, por exemplo numa bóia de 20 gramas, podes usar um chumbo de 15 gramas, mas se as águas estiverem muito calmas, podes ajustar mais, colocando mais uma ou duas gramas de chumbo.

Abraço.

Braga
mmsc
Mensagens: 536
Registado: segunda jul 09, 2012 9:51 pm

Re: Que gramagem usar

Mensagem por mmsc »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

A gramagem do chumbo é ajustada à bóia, por exemplo numa bóia de 20 gramas, podes usar um chumbo de 15 gramas, mas se as águas estiverem muito calmas, podes ajustar mais, colocando mais uma ou duas gramas de chumbo.

Abraço.

Braga


Entao vamos la ver se entendi , aguas calmas requer mais gramagem? ou ao contrario?
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Que gramagem usar

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
mmsc Escreveu:
TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

A gramagem do chumbo é ajustada à bóia, por exemplo numa bóia de 20 gramas, podes usar um chumbo de 15 gramas, mas se as águas estiverem muito calmas, podes ajustar mais, colocando mais uma ou duas gramas de chumbo.

Abraço.

Braga


Entao vamos la ver se entendi , aguas calmas requer mais gramagem? ou ao contrario?
Em águas mansas, pode-se colocar mais chumbo, no exemplo que dei mais uma ou duas gramas.

Abraço.

Braga
Responder