Pesca com pião

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca com pião"
na nova versão do site.

miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Pesca com pião

Mensagem por miguel30 »

Camaradas da bóia

Depois de ler um artigo de um complemento extra de pesca de mar do mundo da pesca sobre a pesca de pião decidi partilhar algumas ideias com que fiquei...

1º O pião deve ficar fixo sempre que a profundidade do pesqueiro seja superior ao comprimento da cana e em situações dificeis de pesca.

2º Após o destorcedor do estralho colocar uma olivete que corre livre até ao anzol.

Dúvidas.

Será que existem ocasioes que em vez de se utilizar a olivete até ao anzol, que a opção seria colocar a olivete um pouco acima do anzol (20/30cm) para pescarmos não no fundo mas sim acima do fundo para pesca por exemplo em mar forte ou aos robalos?

Será que o estralho nao devia ser pelo menos 2metros maior que a altura do pesqueiro para o anzol trabalhar livre no fundo? Isso não provocaria mais perdas de material? ou a diferença entre a escolha de uma olivete de 4gr ou 10gr é importante na escolha do mar para evitar que prenda?

A ultima duvida refere se á ferragem do peixe... Na maior parte das ocasioes no piao é o peixe que se ferra ou o pescador? ou ambos?

Abraço Miguel
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Pesca com pião

Mensagem por miguel30 »

miguel30 Escreveu:Camaradas da bóia

Depois de ler um artigo de um complemento extra de pesca de mar do mundo da pesca sobre a pesca de pião decidi partilhar algumas ideias com que fiquei...

1º O pião deve ficar fixo sempre que a profundidade do pesqueiro seja superior ao comprimento da cana e em situações dificeis de pesca.

2º Após o destorcedor do estralho colocar uma olivete que corre livre até ao anzol.

Dúvidas.

Será que existem ocasioes que em vez de se utilizar a olivete até ao anzol, que a opção seria colocar a olivete um pouco acima do anzol (20/30cm) para pescarmos não no fundo mas sim acima do fundo para pesca por exemplo em mar forte ou aos robalos?

Será que o estralho nao devia ser pelo menos 2metros maior que a altura do pesqueiro para o anzol trabalhar livre no fundo? Isso não provocaria mais perdas de material? ou a diferença entre a escolha de uma olivete de 4gr ou 10gr é importante na escolha do mar para evitar que prenda?

A ultima duvida refere se á ferragem do peixe... Na maior parte das ocasioes no piao é o peixe que se ferra ou o pescador? ou ambos?

Abraço Miguel


Erro ai . O piao deve ficar a correr sempre que o altura do pesqueiro seja superior ao comprimento da cana ou em situaçoes dificeis de pesca. e nao fixo como disse antes.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Pesca com pião

Mensagem por joaonumberone »

:hahaha: estava já a preparar a correcção :hahaha:

Pouco percebo mas a 1ª dúvida digo que é claro que podes, se usares chumbo fendido podes pô-lo à altura que quiseres, conforme o mar mexer, mas não é só para o robalo pode ser ao sargo também. Ao robalo muitas vezes nem se mete chumbo nenhum, se for lingueirão que é isca pesada ele anda ali "alvorado" ou seja, sem oliva nenhuma.

2ª não dá para perceber muito bem a questão, o estralho se for boia de correr metes 2 metros e acertas a boia mais acima ou abaixo, não interfere no estralho. Normalmente não se usam olivetes acima de 5 gramas e isto já com mar bem batido.

A última é que é dificil, eu aí é que não tenho créditos porque pouco apanho, mas fala-se muito disso e o que sei é que depende como é que o peixe ataca, às vezes ferra-se sozinho, outras vezes tens de fazer por isso porque ele tá a comer só com o beicinho, eu o que faço é quando sinto o peixe tento aguentar para o gajo levar um pouco a boia ao fundo, direi 2/3 palmos e aí puxo mas com o andar da pesca tens que ver e pode ser necessário deixar o gajo levar um pouco mais senão podes estar a tirar-lhe a comida da boca.

Lê isto não como vindo de um "expert" mas de alguém que gosta e vai pensando na coisa, observando os outros e sempre a ouvir conselhos da malta que sabe a sério :fixe:
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Pesca com pião

Mensagem por miguel30 »

hmm entao o que me parece é que estou a usar uma oliva mto pesada (4gr) e por isso é que fica preso muito... Obrigado pela resposta ;)
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Pesca com pião

Mensagem por joaonumberone »

miguel30 Escreveu:hmm entao o que me parece é que estou a usar uma oliva mto pesada (4gr) e por isso é que fica preso muito... Obrigado pela resposta ;)
Para mar bem mexido até pode nem ser muito :hummm: mas a lógica é que para mar paradão ao sargo, até podes poupar no chumbo.
Não sei bem se é por isso que fica muito preso, há situações em que o anzol deve lamber o fundo mas se calhar nesse caso deves encurtar um pouco o estralho e pode ser que enroche menos.
Tens a certeza que prende no chumbo? ou será no anzol?
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Pesca com pião

Mensagem por miguel30 »

Eu penso que fica preso pelo anzol (devido ao tamanho excessivo do estralho penso eu). Entao em mar parado a sugestao é nao usar olivete ou apenas um chumbinho ? Abraço e desculpem so responder agora

Miguel
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Pesca com pião

Mensagem por krazy_dude »

Grandes dicas Numberone :fixe: :fixe: :fixe:

Eu também sou da opinião do João,
quanto mais o mar estiver parado menos chumbo (peso deve ter) assim o anzol com a iscada fica a dançar mais ao sabor da corrente e com um aspecto muito mais natural,
o isco passeia mais, atinge mais locais de possivel captura, e activa mais o instinto predador, pois se passar um bom isco à frente de um peixe, como este (isco) parece que vai fugir com a corrente ou para outro peixe, o peixe deverá atacar a iscada com mais impulso ou seja sem pensar muito, atirando-se com mais vontade ao isco.
Isto é só a minha opinião amigo, eu nunca pesquei ao pião sequer, estou somente a dar o meu ponto de vista, não quer dizer claro que esteja correcta. é só a minha opinião, um ponto de vista para pensares e testares caso te pareça viavel :fixe:
Deixa vêr se a malta mais entendida dá umas boas dicas :fixe:
Abraço
Responder