Boia no guincho

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Boia no guincho"
na nova versão do site.

miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Boia no guincho

Mensagem por miguel30 »

Boas pessoal

Fui á pesca ao guincho ontem numa das poucas zonas com mar para ir aos sargos, com engodo de sardinha e isco de sardinha e camarão sem ser de viveiro (pensei ir á decatlon comprar camarinha, mas metade estavam mortos e a outra metade eram mini mini). Levei na bobine 0,22 e estralho de 0.20 reparei que muitos peixes, ao que me pareceu pequenos robalos e salemas mal viam o isco desviavam se. Pensei que fosse de estar demasiado inclinado e a fazer sombra e sentei escondido. O mesmo se sucedia. No entanto um bom sargo entrou na zona de maior agitação. uma pergunta... Porque nao atacavam? seria o fio mto grosso , o destorcedor q os assusta? eu custumo pescar directo por isso desta vez experimentei com estralho e nao entendo pq se desviavam... Aberto a explicaçoes e dicas. Vou tentar anexar a foto do animal.

Já agora aproveito para pedir a todos os pescadores para não sujarem os pesqueiros e respeitarem as medidas dos peixes. De 10 sargos levei 1 para casa e a satisfaçao de saber que os outros 9 vão crescer é melhor do que pensam.
Anexos
Imagem 002.jpg
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Boia no guincho

Mensagem por fdp »

Boas camarada !!
miguel30 Escreveu:Porque nao atacavam? seria o fio mto grosso , o destorcedor q os assusta? eu custumo pescar directo por isso desta vez experimentei com estralho e nao entendo pq se desviavam.
Eu por vezes costumo «estralhar» com 0.25 ou 0.30 sempre com destorcedor !!
Mas se as águas estiverem «abertas» por aí como estão por cá , ir à pesca é um desperdício de tempo e engodo
pois até as linhas mais finas se tornam visíveis !!
Dizem os velhotes : PEIXE QUE VÊS NÃO APANHAS , se calhar teem razão !!
Fui ontem a um cantinho que gosto muito e onde já muitas vezes me «safei» , e o material nem saiu do carro !
NÃO VALIA A PENA !!
DSCN1098.JPG
DSCN1099.JPG
O peixe que viste junto ás salemas deviam ser taínhas , e tanto umas como outras em condições normais
são desconfiadas , com águas luzas nem se fala !!
NÃO TE ASSUSTES , MELHORES DIAS VIRÃO PARA A BÓIA !!
miguel30 Escreveu:Já agora aproveito para pedir a todos os pescadores para não sujarem os pesqueiros
ESSA SIM , É UMA EXCELENTE IDEIA !! :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Boia no guincho

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Não foi grade, já é bem bom, com a captura dum lindo sargo, parabéns e obrigado pela partilha.

O pescar à bóia em com águas muito abertas, tem sempre os seus inconvenientes, para mais se forem de pouca profundidade, de qualquer modo eu teria colocado fio 100% fluorcarbono e mais fino. Já pesquei aos sargos com 0,16 mm. Não sei qual é o fundo, mas tentaria também fazer um estralho mais comprido, na casa dos dois metros, reduzia o chumbo que está a calibrar a bóia e no estralho colocava uma oliva na casa das 2 gramas, para águas pouco mexidas, que funciona até ao anzol e deixava a funcionar no fundo.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Boia no guincho

Mensagem por fdp »

Boas pessoal !!
TALIBAN Escreveu:O pescar à bóia em com águas muito abertas, tem sempre os seus inconvenientes, para mais se forem de pouca profundidade, de qualquer modo eu teria colocado fio 100% fluorcarbono e mais fino. Já pesquei aos sargos com 0,16 mm. Não sei qual é o fundo, mas tentaria também fazer um estralho mais comprido, na casa dos dois metros, reduzia o chumbo que está a calibrar a bóia e no estralho colocava uma oliva na casa das 2 gramas, para águas pouco mexidas, que funciona até ao anzol e deixava a funcionar no fundo.
É uma ideia !!
O que eu faço com águas abertas é tentar localizar o engodo , moído fino misturo com terra apanhada por ali
perto (areia não absorve , e serradura flutua , não gosto) , faço umas bolas , atiro para uma zona de sombra
perto de alguma rocha «ilhada» , isco com minhoca e lanço para lá «rezando» para que esteja algum escondido !!
Nem que seja aparecem sempre uns sarrões ou umas barbadas !!

ps : Já agora BRAGA , parabéns pelas lulas , continuação de boas férias !!
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Boia no guincho

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
fdp Escreveu:Boas pessoal !!
ps : Já agora BRAGA , parabéns pelas lulas , continuação de boas férias !!
Okay, obrigadão, para ti também.

Abraço.

Braga
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Boia no guincho

Mensagem por miguel30 »

Obrigado a todos

Sem duvida q o mar estava espelho e o sargo que entrou foi na zona de sombra ou seja faz sentido o que dizem. comprei hoje um 0.16 e amanha tentarei. Com esta chuvinha aqui por lisboa amanha talvez ja seja possivel. Ja agora li algures sobre o mito ou nao do engodo de ouriço. aconselham ou nao? obrigado a todos e continuaçao de boas pescarias ou nem que seja momentos de relax :) grande abraço a todos

Miguel
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Boia no guincho

Mensagem por fdp »

boas pessoal !!
miguel30 Escreveu: Ja agora li algures sobre o mito ou nao do engodo de ouriço
Dizes bem «MITO» !!
Pisa uns quantos , mistura na sardinha , com os maiores «ovados» faz umas xuxas !!
DEPOIS ME CONTAS !!
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Boia no guincho

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Os ouriços podem queimar o pesqueiro, atenção às quantidades que colocam como engodo.

Abraço.

Braga.
Responder