Duvida neste tipo de pesca...

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvida neste tipo de pesca..."
na nova versão do site.

Bebaduh
Mensagens: 22
Registado: quarta mai 23, 2012 10:16 pm

Duvida neste tipo de pesca...

Mensagem por Bebaduh »

Boas pessoal...

Bem a minha duvida e a seguinte,eu tenho 2 conjuntos que uso no surfcasting que sao ( uma vega vortex 4,50 casada com um vega sa 9000 e tenho uma hiro tournament surf 4,50 casada com um shimano ultegra xsb 10000) e queria saber se e possivel usar estes conjuntos para boia, sera so uma vez por outra, é que ah uma zona onde eu gosto de pescar so que essa zona tem muita pedra e para deixar la material e do melhor e entao a ideia seria uma boia de correr a correr ai 30/40 cm na linha e depois para baixo uma montagem com 1 ou 2 anzois com uma chumbada de 25/30 g no fundo so para manter a linha na vertical sendo que a montagem nao teria mais de 1 metro. isto e possivel?

espero nao tar a fazer uma pergunta muito parva mas e que sou novo nisto e as duvidas sao mais que muitas...

Obrigado
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Duvida neste tipo de pesca...

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas
Poder, podes!
Mas atenção ao lançar pois é facil de partir uma cana com chumbadas inferiores à acção da cana.
(e claro, tens de estar mais atento aos toques do peixe)

Mas tambem podes utilizar o "peão" :fixe:

(é uma boia mais pesada, na ordem das 70 a 100g que pode ser de correr ou fixa)

Digo eu..... :hummm:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Duvida neste tipo de pesca...

Mensagem por fdp »

Boas camarada BEBADUH !!
É claro que podes pescar à bóia com essas canas , mas não é a mesma coisa !!
Eu próprio tenho uma telescópica de surfcasting de 4.50 que por vezes uso em pesqueiros elevados ao «peão»
para poder içar o peixe visto que não uso rabeca !!
Mas como já disse não é a mesma coisa !!
A bóia é uma pesca de mão em que passas horas agarrado à vara , logo o peso do conjunto faz a diferença !!
O comprimento da cana é outra desvantagem , visto que o mínimo ideal serão os 5m eu pessoalmente
prefiro as de 6m , e acredita que tanto no «trabalhar» da bóia como com peixe ferrado , quando tens que
o desviar da pedra , 1m de cana faz toda a diferença !!
Tens outro problema , que serão as linhas !!
Se tens os carretos «enrolados» para o surfcasting , lembra-te que na bóia se utilizam fios mais finos , no
meu caso uso na madre MONO 0.25 ou MULTI 0.19 !!
Se vais para lá com um 0.35 ou um 0.40 , a resistência ao vento será enorme e a «sela» que a linha faz
devido ao seu peso vai-te impossibilitar a «ferragem» !!
Até perceberes que tipo de pesca queres fazer , tens que te adaptar !!
Ou investes num conjunto de bóia «baratucho» , ou desenrrascas-te com aquilo que tens !!
DAR , ATÉ DÁ , MAS NÃO É A MESMA COISA !!
Bebaduh
Mensagens: 22
Registado: quarta mai 23, 2012 10:16 pm

Re: Duvida neste tipo de pesca...

Mensagem por Bebaduh »

obrigado pelos esclarecimentos...

Bem a ideia será investir num conjunto mas agora são tão poucas as vezes que lá vou que acho que ainda não se justifica e assim da para juntar mais uns euros e comprar uma coisita melhor.

o fundo do sitio e areia mas tem rochas grandes dispersas mas todas submersas e é o que agarra as chumbadas todas, a ideia seria só ter alguma coisa que não deixe a chumbada assentar no fundo, dai a ideia da bóia que já foi substituída pelo tal pião, a ideia seria ter uma montagem no máximo com 1,5 m submersa e com 2 anzóis talvez e alem da ma qualidade do fundo para o surfcasting também existe o problema do espaço pa lançar onde o ideal seria canas de 3,20m mais do que isso já e complicado pois tem uma muralha por trás de nos, não fosse os belos sargos que se tira lá e acho que nem valia o trabalho uma vez que o pescado e a única qualidade do pesqueiro...

já agora ideias para montagens eram bem vindas uma vez que eu só pratico surfcasting e com montagem padrão, clip com destorcedor , destorcedor onde ponho o anzol, outro destorcedor para outro anzol mais em baixo e clip com destorcedor para a chumbada...
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Duvida neste tipo de pesca...

Mensagem por fdp »

Boas camarada BEBADUH !!
Bebaduh Escreveu:o espaço pa lançar onde o ideal seria canas de 3,20m mais do que isso já e complicado
A partir de aqui a tua pergunta deixa de fazer sentido , pois se só tens «varas» de 4.50 m !!
Bebaduh Escreveu:não fosse os belos sargos que se tira lá e acho que nem valia o trabalho
Se saem bons sargos , só aí já vale o trabalho !!
Diz-me onde é que fica , e se eu puder vou lá tentar tirá-los !!
Bebaduh Escreveu:o fundo do sitio e areia mas tem rochas grandes dispersas mas todas submersas
Pelos vistos até conheces bem o pesqueiro , sabes onde está a pedra e a areia !
Já tentaste uma «chumbadinha» , «cagadinha» , ou o que lhe queiras chamar ??
Bebaduh Escreveu: a ideia seria ter uma montagem no máximo com 1,5 m submersa e com 2 anzóis
Se insistes na bóia , isto é o que eu faria :
Madre com MULTI 0.19 ou MONO 0.30 ; peão fixo (segundo o que dizes a profundidade é baixa) ; depois um destorcedor simples !!
Daí para baixo um fluorcarbono , dependendo da «cor» da água para taínhas/salemas/sargos , uso desde
um 0.17 a um 0.25/0.30
Quanto à montagem de 2 anzóis esta é a que uso e gosto , e acerca da qual já aqui falei :

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =3&t=11062

Espero ter sido claro e útil !! :fixe: :fixe: :fixe:
Bebaduh
Mensagens: 22
Registado: quarta mai 23, 2012 10:16 pm

Re: Duvida neste tipo de pesca...

Mensagem por Bebaduh »

boas e obrigado pela ajuda...

as minhas canas lá não dão para lançar com elas todas na horizontal, nunca consigo puxar lá muito bem nos lançamentos a não ser com a mare vazia. Quanto as rochas o problema não e as que eu sei onde estão, são as outras :) e a profundidade depende, 50 metros ah nossa frente ta o canal onde passam os barcos que ai sim a profundidade e boa, o problema e os lançamentos lá chegarem...
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Duvida neste tipo de pesca...

Mensagem por fdp »

Boas camarada !!
Bebaduh Escreveu:Quanto as rochas o problema não e as que eu sei onde estão, são as outras
Vai lá ver numa vazante de lua (as grandes) , e logo vês onde elas estão !!
Bebaduh Escreveu: 50 metros ah nossa frente ta o canal onde passam os barcos que ai sim a profundidade e boa, o problema e os lançamentos lá chegarem..

Experimenta com piões calibrados !!
Com calma e treino dá para para lançar (quase) a essas distâncias !!

Para além disso algum (pouco) engodo localizado , lançado à colher para uma qualquer pedra que não fique
totalmente submersa e que a água de vez em quando lave , ou mesmo umas «bolas» de sardinha moída misturada com terra atiradas para local estratégico , talvez ajude a chamar os «bichos» para mais perto !!
Bebaduh
Mensagens: 22
Registado: quarta mai 23, 2012 10:16 pm

Re: Duvida neste tipo de pesca...

Mensagem por Bebaduh »

bem novamente um muito obrigado, ja aprendi mais em 3 mensagens do que em 3 dias de pesquisa no google... obrigado
Responder