Pesca á boia ajudem o novato ! Please!!

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca á boia ajudem o novato ! Please!!"
na nova versão do site.

sandrodias
Mensagens: 21
Registado: quinta jan 06, 2011 6:24 pm

Pesca á boia ajudem o novato ! Please!!

Mensagem por sandrodias »

Boa noite caros colegas de hobby

Já a algum tempo que frequento este excelente site de pesca e de camaradagem acima de tudo.

Iniciei-me á pouco tempo na pesca á boia com pião...e como sei que existem por aqui bastantes pescadores experientes neste tipo de pesca, gostaria de saber se podiam-me tirar algumas dúvidas que tenho tido ao longo das minhas 3 pescarias que fiz...

Das 3 pescarias que fiz só uma apanhei peixe, a claro está, sorte de principiante foi a na 1ª, um sargo quileiro e mais nada...Foi na zona dos lagosteiros(cabo espichel).Estava a usar uma montagem com um daqueles piões que têm um "espigão"que atravessa o interior do pião de modo a prender a linha á medida da profundidade do pesqueiro (que pareceu-me o modo mais fácil) uma vez que a minha maior dificuldade é analisar a profundidade do pesqueiro.
2ª e 3ª Pescarias já usei um pião normal de correr, pois tinha o receio de estar a pescar muito afastado do fundo do pesqueiro, no entanto não coloquei nenhum stopper superior, ou seja a chumbada em forma de oliva chegava sempre ao fundo do pesqueiro fazendo com a o pião estivesse sempre de lado :batermesa:
Claro está resultado... não pesquei nada.

O que é que estou a fazer mal?

Isto quando uma pessoa não sabe tem 3 hipóteses, 1ª ou tenta aprender soznho, que foi o meu caso deu mau resultado, 2ª tem a sorte de ter algum familiar ou amigo que lhe ensine (situação que não tenho) ou a 3ª Desiste.

Eu como não quero desistir e uma vez que tomei-lhe o gosto , não quero desitir...

Gostaria que alguém me desse uma dicas sobre este assunto...

Agradeço desde já a Vossa atenção...
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Pesca á boia ajudem o novato ! Please!!

Mensagem por fdp »

Boas SANDRO !!
Não pesco nem gosto de bóias de correr , dificultam-me a colocação e o «trabalhar» em locais de águas mais mexidas
pois a linha corre solta (eu pelo menos não me ajeito) !!
Por isso prefiro «varas» de 6 metros , e assim pesco perfeitamente a profundidades de 4/5 metros com bóias fixas !!
sandrodias Escreveu: no entanto não coloquei nenhum stopper
Tu próprio respondeste à pergunta , com bóias de correr TENS que usar stopper !!
sandrodias Escreveu: uma vez que a minha maior dificuldade é analisar a profundidade do pesqueiro.
Isso já é outro problema , a tua dificuldade é a de todos nós quando não conhecemos o local !!
Por isso só te posso dar um concelho :
Em vez de andares a saltar de local em local , escolhe 2 ou 3 pesqueiros que te agradem e procura conhece-los , nas grandes
vazantes observa com atenção os fundos e profundidades , ficas com uma noção daquilo que vais encontrar em determinado período da maré , e assim saberás sempre o que deves fazer !!
Se estiveres num pesqueiro que não conheces , podes também utilizar uma sonda !!
Dá uma vista de olhos por aqui !!

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =58&t=9719

Espero ter ajudado , não desistas da BÓIA !! :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Pesca á boia ajudem o novato ! Please!!

Mensagem por ffgsoares »

Pois é, ... ó companheiro se não colocáste um stoper na linha madre onde depois vais subindo ou descendo o mesmo, até acertares com a profundidade do spot terás sempre a bóia/pião de lado e a oliva no fundo, mais o estralho solto de rojo no fundo.

Primeira operação, deves colocar um stoper na linha madre (linha do carreto), chegado ao local da pescaria, enfiar a bóia na linha madre, enfiar uma oliva, colocar uma pérola e atar um destorcedor, (aí já tens a bóia calibrada), atar um estralho ao destorcedor e colocar um chumbinho de apertar para o manter esticado e pesca na água.

Puxas o stoper até onde pensas que é a profundidade e lanças á água, se estiver tudo direito, ou baixas mais ou mantens a pesca e está feito !

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Telmo1982
Mensagens: 73
Registado: segunda abr 18, 2011 8:58 pm

Re: Pesca á boia ajudem o novato ! Please!!

Mensagem por Telmo1982 »

Boas, para mim a pesca com bóia de pião é efectuada da maneira mais simples possivel. Assim tento ter uma ideia da profundidade do pesqueiro, depois na madre meto um stopper e uma missanga de seguida o pião (já calibrado), novamente uma missanga e um destrocedor. O estralho normalmente faço quase sempre com flourcarbono de 0,25 ou menos, do tamanho da cana, meto a correr no estralho uma oliva que o seu peso varia consoante o mar.
Para a minha experiência que não é muita, mas que me tem dado bons resultados, quanto mais simples é a montagem melhor.

Boas pescarias... :fixe:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Pesca á boia ajudem o novato ! Please!!

Mensagem por fdp »

Boas TELMO , e restantes !
Telmo1982 Escreveu: para mim a pesca com bóia de pião é efectuada da maneira mais simples possivel. Assim tento ter uma ideia da profundidade do pesqueiro, depois na madre meto um stopper e uma missanga de seguida o pião
Explica-me (por favor) a utilidade dessa missanga , uma vez que ela (missanga) corre livre na linha como tal só estorva , acho que um stopper basta (é a minha opinião) !!
Telmo1982 Escreveu: Assim tento ter uma ideia da profundidade do pesqueiro
E como o fazes camarada ??
Telmo1982 Escreveu: de seguida o pião (já calibrado
E se o pião não for dos «calibrados» , como fazes ??

Peço-te desculpa por tanta pergunta , mas num SDP em que a grande maioria do pessoal pesca ao fundo , os tópicos de bóia
quase sempre «morrem na casca» , por isso tenho que fazer algo para incentivar , e porque não «espicaçar» todos quantos
por aqui andam em prol de uma pesca que adoro !!
Preciso aprender , estou disposto a partilhar !!
Avatar do Utilizador
Telmo1982
Mensagens: 73
Registado: segunda abr 18, 2011 8:58 pm

Re: Pesca á boia ajudem o novato ! Please!!

Mensagem por Telmo1982 »

fdp Escreveu:Boas TELMO , e restantes !
Telmo1982 Escreveu: para mim a pesca com bóia de pião é efectuada da maneira mais simples possivel. Assim tento ter uma ideia da profundidade do pesqueiro, depois na madre meto um stopper e uma missanga de seguida o pião
Explica-me (por favor) a utilidade dessa missanga , uma vez que ela (missanga) corre livre na linha como tal só estorva , acho que um stopper basta (é a minha opinião) !!
Telmo1982 Escreveu: Assim tento ter uma ideia da profundidade do pesqueiro
E como o fazes camarada ??
Telmo1982 Escreveu: de seguida o pião (já calibrado
E se o pião não for dos «calibrados» , como fazes ??

Peço-te desculpa por tanta pergunta , mas num SDP em que a grande maioria do pessoal pesca ao fundo , os tópicos de bóia
quase sempre «morrem na casca» , por isso tenho que fazer algo para incentivar , e porque não «espicaçar» todos quantos
por aqui andam em prol de uma pesca que adoro !!
Preciso aprender , estou disposto a partilhar !!
Boas, eu uso a missanga que para mim não me estrova nada só por causa de por vezes alguns piões passarem nos stoppers, acerca da profundidade conheço bem os pesqueiros que frequento tanto em maré vazia como cheia, os piões só uso calibrados muitos deles artesanais. Também adoro pescar à bóia de pião apesar de me ter iniciado à bem pouco tempo, mas já tive neste tempo imenso prazer em tirar peixe. Agora estou aperceber-me que não me apetece praticar surfcasting. :fishcool:
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Pesca á boia ajudem o novato ! Please!!

Mensagem por portista »

Viva
Muitas das questões já aqui foram respondidas, mas do pouco que sei cá vai:
Descobrir a profundidade pode ser feito com uma bóia e um chumbo até ao fim da linha (até ao anzol por exemplo) e mandar para água e ver quando a bóia começa a ficar direita, eu sei que é chato e eu não o faço pois quando chego ao sítio quero é pescar :boia: .
Em relação ao pião calibrado normalmente não é preciso por mais peso porque o próprio peso do isco é suficiente (penso eu, talvez mal porque por vezes a bóia não fica direita) mas há que use chumbos pequenos a correr até ao anzol ou então daqueles de apertar no estropo/estralho.
As missangas põe-se entre o stopper e a bóia exactamente para o caso de quando o buraco da bóia/pião for mais largo que o stopper esta bater na missanga e parar.
Avatar do Utilizador
chavarria
Mensagens: 119
Registado: segunda mar 05, 2007 11:16 am

Re: Pesca á boia ajudem o novato ! Please!!

Mensagem por chavarria »

boas desde o ano passado q já não pesco á boia mas vou amanha e terça. o q utilizo normalmente e 0,25 amarela da trabuco a passar pela boia e depois um destorcedor na ponta e dai 1 tenso 50 a 75 cm. tenho já alguns feitos com laçada pois se rebentar coloco logo outro . boia fixa pois so pesco no mesmo sitio e coloco a boia no comprimento q mais achar correto em relaçao á cor da água e altura da maré. e sempre sardinha engodo e os filetes pa iscar :let: :let: :let:
Responder