Pesca ao Pião Muitas e muitas dúvidas!!

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca ao Pião Muitas e muitas dúvidas!!"
na nova versão do site.

sandrodias
Mensagens: 21
Registado: quinta jan 06, 2011 6:24 pm

Pesca ao Pião Muitas e muitas dúvidas!!

Mensagem por sandrodias »

Boa noite estimados camaradas de hobby,

Gostaria que me pudessem ajudar neste tema.
Estou pensar iniciar-me na pesca á Boia, mais concretamente ao pião, já tenho o carreto ideal para este tipo de pesca, Shimano spheros fb 8000 só me falta cana e o saber...
Vivo em Setúbal e como tal porque não aproveitar o melhor que a natureza nos dá e aproveitar o Cabo Espichel como zona de pesca.
Não sou entendido neste tipo de pesca, aliás nunca a pratiquei, há dois anos iniciei-me na pesca embarcada e desde então vou todos os meses. No entanto a vida está cara e pagar o barco para ir á pesca também :grrr:

Será que me podem ajudar no tipo de montagem a usar neste tipo de pesca.O diametro da madre o diamentro do estralho, o tipo de pião a usar( calibrado ou não calibrado).
E mais importante usar pião fixo ou pião a correr(esta parte final faz-me muita confusão pois se usar o pião fixo como é que sei que o anzol fica junto ao fundo onde anda o peixe???)
Como podem ver tenho muitas dúvidas e muito a aprender.
Espero que me possibilitem a oportunidade de poder aprender com todos vós...entendidos e não entendidos na matéria.

Agradeço desde de já a Vossa disponibilidade :fixe:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Pesca ao Pião Muitas e muitas dúvidas!!

Mensagem por FILIPEPC »

Sobre os diametros vai depender muito... Eu costumo usar multifilamento no carreto. Depois uso um bom fluorocarbono no estralho desde o 0,20mm ao 0,30mm.
sandrodias
Mensagens: 21
Registado: quinta jan 06, 2011 6:24 pm

Re: Pesca ao Pião Muitas e muitas dúvidas!!

Mensagem por sandrodias »

Eu no carreto que estou a pensar usar neste tipo de pesca (shimano spheros 8000 fb)também tenho fio multifilar 0,26.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Pesca ao Pião Muitas e muitas dúvidas!!

Mensagem por Panca »

sandrodias Escreveu:Eu no carreto que estou a pensar usar neste tipo de pesca (shimano spheros 8000 fb)também tenho fio multifilar 0,26.
Eu sou um leigo estou nisto do pião e boia á dois dias mas uso multi 0,19mm e estralho fluorcarbono 0,30mm :join: :join: :huuum: :huuum:
Avatar do Utilizador
rasta
Mensagens: 776
Registado: domingo jan 23, 2011 11:23 pm

Re: Pesca ao Pião Muitas e muitas dúvidas!!

Mensagem por rasta »

o estralho depende muito do tipo de pesca que vais fazer a quem use 0.20 e quem use 0.40 quero dizer com isto que depende ao tipo de peixe que vais tentar pescar :fixe: eu prefiro os calibrados e a funçao do estralho e andar com a onda atrabalhar livre para a atrir o peixe agora se queres pescar fundo aconcelho boias de 40g de correr.. agora que mais alguem ade dar mais umas dicas :fixe: :fixe:
Pedroko
Mensagens: 35
Registado: segunda abr 25, 2011 9:35 pm

Re: Pesca ao Pião Muitas e muitas dúvidas!!

Mensagem por Pedroko »

Visto que sou do Algarve e a minha pesca é na maoria feita à bóia e nas zonas de Sagres a Odeceixe vou dar-te a minha modesta opinião.

1º- o tamanho da cana está muito relacionada com a altura do pesqueiro e com o tipo de pesqueiro em si.
Tens pesqueiros em que se pesca com mar de 4 m e outros no máximo de 1,5m.

2º- o carreto tens que ter em conta (força do mesmo e o peso) visto que a pesca à bóia é muito técnica e estás horas a fio com a cana na mão.

3º- bóia fixa, bóia de correr, calibrada ou não. Isto está muito relacionado com o pesqueiro, sitios onde tens que ter de correr 6m e outros podes pescar com bóia fixa (e tambem calibrada). O ideal é ires com alguém para o cabo espichel que já esteja habituado a pescar à bóa nesse local. No entanto aqui na minha zona, tudo o estralho é personalizado, o travão em silicone é regulável mediante o que pretenderes meter de correr. (0,5m de correr ou 5m de correr)

4º- um dos aspectos mais importantes é o fio do estralho, eu à bóia não passo do 0,22 de fluorocarbono. Na maior parte uso 0,18. Não te preocupes com o peixe, consegues puxar todo o peixe à vontade, sargos de kilo, douradas de kilo, robalos de kilo, etc, no entanto quando chegar à prumada tens que meter o cesto.
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Pesca ao Pião Muitas e muitas dúvidas!!

Mensagem por zezinho »

Boas
Pedroko Escreveu:Visto que sou do Algarve e a minha pesca é na maoria feita à bóia e nas zonas de Sagres a Odeceixe vou dar-te a minha modesta opinião.

1º- o tamanho da cana está muito relacionada com a altura do pesqueiro e com o tipo de pesqueiro em si.
Tens pesqueiros em que se pesca com mar de 4 m e outros no máximo de 1,5m.

2º- o carreto tens que ter em conta (força do mesmo e o peso) visto que a pesca à bóia é muito técnica e estás horas a fio com a cana na mão.

3º- bóia fixa, bóia de correr, calibrada ou não. Isto está muito relacionado com o pesqueiro, sitios onde tens que ter de correr 6m e outros podes pescar com bóia fixa (e tambem calibrada). O ideal é ires com alguém para o cabo espichel que já esteja habituado a pescar à bóa nesse local. No entanto aqui na minha zona, tudo o estralho é personalizado, o travão em silicone é regulável mediante o que pretenderes meter de correr. (0,5m de correr ou 5m de correr)

4º- um dos aspectos mais importantes é o fio do estralho, eu à bóia não passo do 0,22 de fluorocarbono. Na maior parte uso 0,18. Não te preocupes com o peixe, consegues puxar todo o peixe à vontade, sargos de kilo, douradas de kilo, robalos de kilo, etc, no entanto quando chegar à prumada tens que meter o cesto.
:fixe: :fixe: :fixe:
Como ditam as regras e não custa nada:
2- Todos os utilizadores devem apresentar-se, basta seguir este endereço http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=13 .
Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Pesca ao Pião Muitas e muitas dúvidas!!

Mensagem por krazy_dude »

eu nunca pesquei com pião mas pelo que li são umas boas dicas :fixe:
Abraço pessoal :fixe:
Responder