Pesca as salemas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca as salemas"
na nova versão do site.

marco moreira
Mensagens: 23
Registado: domingo mar 04, 2012 9:48 pm

Pesca as salemas

Mensagem por marco moreira »

Parece-me importante criar este topico porque hoje fui surpreendido!!!

Hoje fui fazer uma pesquisa aos pesqueiros na zona de oeiras acabei a pescar com a enchente mesmo naquela pontezinha muito agradavel ao lado de paço de arcos, começei por iscar com ameijoa porque nao ia com vontade de encostar no pesqueiro todas as tainhas e garrentos de cascais e arredores, apanhei muitas sarguetas um autentico viveiro, e depois surpreendentemente deixaram de picar passei mais de uma hora sem um unico toque, quando me lembro de ter ouvido umas historias de grandes exemplares de salema na zona e como estamos na altura da salema nada como tentar, tinha ouvido que se atirava limo verde a agua como que um engodo, e assim o fiz deixei a boia na agua e fui apanhar uns limos, o resultado foi surpreendente em menos de 5 minutos encostaram salemas no pesqueiro, o resultado foi excelente uma optima tarde de pesca com um baldinho com 7 boas salemas com a mais pequena a pesar aproximadamente 400 g ppara alem de nao ser o peixe que mais aprecio e o peixe que me da mais gozo apanhar pela luta que da a seguir ao sargo!!

Se alguem ja fez ai umas boas pescarias as salemas que me partilhe do seu conhecimento porque e um tipo de pesca bastante engraçado!

Cumprimentos e boas pescarias ;)
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Pesca as salemas

Mensagem por ffgsoares »

Não gosto nada de apanhar salemas companheiro, na verdade se vierem é sem eu o querer.

Talvez malta que costume pescar por aí nesses pesqueiros te possa ajudar, ja são mais batidos.

Boas pescarias :fixe:
marco moreira
Mensagens: 23
Registado: domingo mar 04, 2012 9:48 pm

Re: Pesca as salemas

Mensagem por marco moreira »

E pa da muita luta aquilo hoje tive a tiralaas com um 0,16 da shimano eu ate tremia xD

pa eles pescam com uma "arvore" de limos agarrada aos chumbinho primeiro para os tapar e depois para servir de chamariz e estranho eu gastei 6 euros num kg de ameijoa e os homens pescam so com limos xD

Eu nao gosto de pescar a salema quando vou com outras ideias mas na falta de peixe maiorzinho ali da bem para matar o bichinho xD
Avatar do Utilizador
Abade
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Re: Pesca as salemas

Mensagem por Abade »

Se não estou em erro a salema é um peixe parecido ao Sargo mas com umas riscas horizontais amarelas certo?
Por aqui na zona de Aveiro penso que lhes chamam Choupas, já apanhei algumas mas só não gosto quando as pequenas invadem o pesqueiro, é só toques na cana e não fica lá nada e quando fica é salema pequena nem vale a pena, :hummm:
Boas pescarias :fishcool:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Pesca as salemas

Mensagem por Joao Rodrigues »

Abade Escreveu:Se não estou em erro a salema é um peixe parecido ao Sargo mas com umas riscas horizontais amarelas certo?
Por aqui na zona de Aveiro penso que lhes chamam Choupas, já apanhei algumas mas só não gosto quando as pequenas invadem o pesqueiro, é só toques na cana e não fica lá nada e quando fica é salema pequena nem vale a pena, :hummm:
Boas pescarias :fishcool:
Pessoal,
Choupas é uma coisa....Salemas são outras.
As choupas são muito parecidas com os sargos mas têm a boca a terminar uma bocado mais em bico, alem de serem mais ovais que os sargos.
Apesar de sargos e choupas serem parecidas, acho (se estiver errado que me corrijam) as choupas pertencem à familia dos Pargos e são um petisco divinal.

As Salemas é um peixe completamente diferente dos Sargos e Choupas.
É mais claro e tem de facto umas cores mais aguerridas.....mas para mim são 3 peixes diferentes.

O Segredo para comer Salemas é assim que as pescares, tiras logo a tripa toda. Lavas com agua do mar e fica comestivel.
Se a Salema estiver muito tempo viva, as tripas apodrecem e ai, mais vale a deitares fora pois o cheiro é nauseabundo.
Já apanhei algumas bem grandes e assim que tiro o anzol da boca, com um canivete abres a barriga e tiras a merda toda lá de dentro. Lavas bem e siga pá grelha :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Pesca as salemas

Mensagem por drpauloalmeida »

Joao Rodrigues Escreveu:
Abade Escreveu:Se não estou em erro a salema é um peixe parecido ao Sargo mas com umas riscas horizontais amarelas certo?
Por aqui na zona de Aveiro penso que lhes chamam Choupas, já apanhei algumas mas só não gosto quando as pequenas invadem o pesqueiro, é só toques na cana e não fica lá nada e quando fica é salema pequena nem vale a pena, :hummm:
Boas pescarias :fishcool:
Pessoal,
Choupas é uma coisa....Salemas são outras.
As choupas são muito parecidas com os sargos mas têm a boca a terminar uma bocado mais em bico, alem de serem mais ovais que os sargos.
Apesar de sargos e choupas serem parecidas, acho (se estiver errado que me corrijam) as choupas pertencem à familia dos Pargos e são um petisco divinal.

As Salemas é um peixe completamente diferente dos Sargos e Choupas.
É mais claro e tem de facto umas cores mais aguerridas.....mas para mim são 3 peixes diferentes.

O Segredo para comer Salemas é assim que as pescares, tiras logo a tripa toda. Lavas com agua do mar e fica comestivel.
Se a Salema estiver muito tempo viva, as tripas apodrecem e ai, mais vale a deitares fora pois o cheiro é nauseabundo.
Já apanhei algumas bem grandes e assim que tiro o anzol da boca, com um canivete abres a barriga e tiras a merda toda lá de dentro. Lavas bem e siga pá grelha :fixe:
:D :D é isso mesmo, não diria melhor, mas posso completar :join:

Salemas
http://www.oceanario.pt/cms/378/

http://www.katembe.com.pt/salema.htm

Choupas:
http://www.oceanario.pt/cms/349/

http://www.katembe.com.pt/choupa.htm

:fishcool: :fishcool:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Pesca as salemas

Mensagem por Panca »

Resumindo, quem souber o que é uma Boga a Salema é diferente mas o (a merda)(sabor) é o mesmo :hahaha: :hahaha:

Desculpem lá qualquer coisita :join:
marco moreira
Mensagens: 23
Registado: domingo mar 04, 2012 9:48 pm

Re: Pesca as salemas

Mensagem por marco moreira »

sim amigo ate porque a salema ao encostar no pesqueiro geralmente tem sempre ja um tamanho bastante razoavel nem sequer de perto alguma vez vi uma salema do tamanho de uma pequena sargueta
Responder