A boia a maior parte do tempo pesco aos sargos, mas tambem aparecem douradas e robalos, estes mais de noite a pescar com anelideos ou camarinha. Sim Nelson e isso mesmo, so travo novamente o carreto no momento em que vou içar o peixe e por vezes ate os iço com o carreto destravado, nao podemos e largar a manivela se nao o gajo cai. O drag continua regulado por causa das duvidas e dependendo do peso do animal por vezes tens de fechar mais um pouco no momento de içar para que nao corras o risco de estares a içar com linha a sair da bobine e nao iças coisa nenhuma.
Abraço
Carreto travado ou destravado ??
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- Joao Rodrigues
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Re: Carreto travado ou destravado ??
Ora boas a todos.
Tenho estado atento ao desenrolar deste tópico....infelizmente para mim ainda não me disse nada pois o maior peixe que apanhei foi um sargo com 1,1Kg.
Nesta situação tinha o drag fechado e o carreto travado
Levei com um grande esticão e depois foi recolher suavemente para o gajo não desembuchar.
Estou de acordo em deixar a embraiagem um pouco aberta de modo a que caso algum bicho grande ferrar, não partir tudo e deixa-lo ir a fazer força e a cansar-se. (é para isso que ela serve)
Quanto a deixar a manivela a rodar nos dois sentidos vejo por este lado:
Um nosso Amigo do forum, sacou um robalo com pouco mais de 8Kg......com o travão aberto, qual seria a velocidade a que a manivela rodava ?
Como é que a conseguiam parar? Mudando o butão?.....quase certo que o material "queixava-se"!.....Punham a mão para o prender?.....lá se ia a roda dentada.....e talvez um dedo partido!!!!!
Acho bem em destravar o carreto mas é quando já temos o peixe ferrado, ai somos nós que o controlamos unicamente com a manivela!
Resumindo e baralhando, após lancamento, embraiagem aberta.
Peixe de bom porte ferrado......e vamos fechando a embraiagem aos poucos......quando estamos a recolher o peixe, destravamos o carreto e ai sim, conseguimos com uma unica mão trabalhar o animal até o por a seco, pois mesmo que ele dê esticões de ultima hora, ai controlamos com a manivela.
Mas como disse.....é a minha opinião
Abraço
JMR
Tenho estado atento ao desenrolar deste tópico....infelizmente para mim ainda não me disse nada pois o maior peixe que apanhei foi um sargo com 1,1Kg.
Nesta situação tinha o drag fechado e o carreto travado
Levei com um grande esticão e depois foi recolher suavemente para o gajo não desembuchar.
Estou de acordo em deixar a embraiagem um pouco aberta de modo a que caso algum bicho grande ferrar, não partir tudo e deixa-lo ir a fazer força e a cansar-se. (é para isso que ela serve)
Quanto a deixar a manivela a rodar nos dois sentidos vejo por este lado:
Um nosso Amigo do forum, sacou um robalo com pouco mais de 8Kg......com o travão aberto, qual seria a velocidade a que a manivela rodava ?
Como é que a conseguiam parar? Mudando o butão?.....quase certo que o material "queixava-se"!.....Punham a mão para o prender?.....lá se ia a roda dentada.....e talvez um dedo partido!!!!!
Acho bem em destravar o carreto mas é quando já temos o peixe ferrado, ai somos nós que o controlamos unicamente com a manivela!
Resumindo e baralhando, após lancamento, embraiagem aberta.
Peixe de bom porte ferrado......e vamos fechando a embraiagem aos poucos......quando estamos a recolher o peixe, destravamos o carreto e ai sim, conseguimos com uma unica mão trabalhar o animal até o por a seco, pois mesmo que ele dê esticões de ultima hora, ai controlamos com a manivela.
Mas como disse.....é a minha opinião
Abraço
JMR
Re: Carreto travado ou destravado ??
Já experimentei,mas não utilizo (talvez porque não me adaptei) !!
A meu ver tem à partida uma grande desvantagem :
Se estiver num pesqueiro difícil,com o piso muito irregular,em que precise de subir,descer,ou
saltar de pedra em pedra para «trabalhar» um peixe por forma a não o deixar encostar onde não
me convém,uma mão livre para me segurar ou equilibrar dá sempre jeito,o que não é possível com
o carreto destravado !!
Já agora um aparte : Andei eu e o SOARES na 3ª Feira a seguir ao NATAL à tua procura na malhada
de STA HELENA (disseste que lá estavas) onde raio te «enfiaste» camarada JOÃO ???
Argumentas,e muito bem companheiro LUIS AMARAL,que o carreto destravado te permite «trabalhar»
a bóia nas escoas ,mas isso também eu faço com a tal embraiagem,a amplitude da cana (subir/descer),
e um ocasional abrir/fechar da asa de cesto !!
Não querendo de forma alguma minimizar as tuas experiências pessoais,para a minha forma de pescar
não me trás vantagens !!
Para capturas de pequeno/médio porte,não é necessário (a ponteira também trabalha) !!
Estou mais preocupado com o «içar»,já que à bóia pesco com linhas muito finas !!
Abraços camarada,pesca sempre !!!
A meu ver tem à partida uma grande desvantagem :
Se estiver num pesqueiro difícil,com o piso muito irregular,em que precise de subir,descer,ou
saltar de pedra em pedra para «trabalhar» um peixe por forma a não o deixar encostar onde não
me convém,uma mão livre para me segurar ou equilibrar dá sempre jeito,o que não é possível com
o carreto destravado !!
Neste aspecto estou de acordo com o camarada JOÃO RODRIGUES,é mesmo para isso que ela serve !!!Joao Rodrigues Escreveu: Estou de acordo em deixar a embraiagem um pouco aberta de modo a que caso algum bicho grande ferrar, não partir tudo e deixa-lo ir a fazer força e a cansar-se. (é para isso que ela serve)
Já agora um aparte : Andei eu e o SOARES na 3ª Feira a seguir ao NATAL à tua procura na malhada
de STA HELENA (disseste que lá estavas) onde raio te «enfiaste» camarada JOÃO ???
Argumentas,e muito bem companheiro LUIS AMARAL,que o carreto destravado te permite «trabalhar»
a bóia nas escoas ,mas isso também eu faço com a tal embraiagem,a amplitude da cana (subir/descer),
e um ocasional abrir/fechar da asa de cesto !!
Não querendo de forma alguma minimizar as tuas experiências pessoais,para a minha forma de pescar
não me trás vantagens !!
Para capturas de pequeno/médio porte,não é necessário (a ponteira também trabalha) !!
Estou mais preocupado com o «içar»,já que à bóia pesco com linhas muito finas !!
Abraços camarada,pesca sempre !!!
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Re: Carreto travado ou destravado ??
Agora sim esta a ficar um topico interessante com opinioes de cada um de que todos podem tirar alguma coisa.
Claro que e uma desvantagem quando temos de ter uma mao livre para outra coisa qualquer, tens toda a razao, ja no caso das escoas sabes bem que por vezes sao tao grandes que a amplitude da cana nao permite o acompanhamento e ai ja nao concordo contigo. e uma imensa vantagem poder com o carreto destravado acompanhar a mesma sem ter de abrir a asa de cesto.
Venham mais opinioes, foi para este debate de ideias que o topico foi aberto e a confrontaçao saudavel de ideias e sempre bom.
Abraço
Claro que e uma desvantagem quando temos de ter uma mao livre para outra coisa qualquer, tens toda a razao, ja no caso das escoas sabes bem que por vezes sao tao grandes que a amplitude da cana nao permite o acompanhamento e ai ja nao concordo contigo. e uma imensa vantagem poder com o carreto destravado acompanhar a mesma sem ter de abrir a asa de cesto.
Venham mais opinioes, foi para este debate de ideias que o topico foi aberto e a confrontaçao saudavel de ideias e sempre bom.
Abraço
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Re: Carreto travado ou destravado ??
Joao o peixe e ferrado com o drag afinado e travao fechado como me parece obvio, e so depois de teres a cana na mao e a mesma na manivela e que se destrava o carretoJoao Rodrigues Escreveu:Ora boas a todos.
Tenho estado atento ao desenrolar deste tópico....infelizmente para mim ainda não me disse nada pois o maior peixe que apanhei foi um sargo com 1,1Kg.
Nesta situação tinha o drag fechado e o carreto travado
Levei com um grande esticão e depois foi recolher suavemente para o gajo não desembuchar.
Estou de acordo em deixar a embraiagem um pouco aberta de modo a que caso algum bicho grande ferrar, não partir tudo e deixa-lo ir a fazer força e a cansar-se. (é para isso que ela serve)
Quanto a deixar a manivela a rodar nos dois sentidos vejo por este lado:
Um nosso Amigo do forum, sacou um robalo com pouco mais de 8Kg......com o travão aberto, qual seria a velocidade a que a manivela rodava ?
Como é que a conseguiam parar? Mudando o butão?.....quase certo que o material "queixava-se"!.....Punham a mão para o prender?.....lá se ia a roda dentada.....e talvez um dedo partido!!!!!
Acho bem em destravar o carreto mas é quando já temos o peixe ferrado, ai somos nós que o controlamos unicamente com a manivela!
Resumindo e baralhando, após lancamento, embraiagem aberta.
Peixe de bom porte ferrado......e vamos fechando a embraiagem aos poucos......quando estamos a recolher o peixe, destravamos o carreto e ai sim, conseguimos com uma unica mão trabalhar o animal até o por a seco, pois mesmo que ele dê esticões de ultima hora, ai controlamos com a manivela.
Mas como disse.....é a minha opinião
Abraço
JMR
- krazy_dude
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Re: Carreto travado ou destravado ??
Está a aquecer (no bom sentido claro!) estou a gostar, mais umas opiniões, não me digam que somos só "meia duzia" a pescar á boia
Pessoal bora dar opiniões, sejam vocês iniciados (como eu +-) ou mais avançados... o que interessa é trocar pontos de vista e eliminar algumas duvidas, todos ganham!
Abraços e bora lá pescar á boia nem que seja virtualmente!
Pessoal bora dar opiniões, sejam vocês iniciados (como eu +-) ou mais avançados... o que interessa é trocar pontos de vista e eliminar algumas duvidas, todos ganham!
Abraços e bora lá pescar á boia nem que seja virtualmente!
- pedrolourenco79
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Re: Carreto travado ou destravado ??
Pois lá está cada caso é um caso... eu tenho alturas onde embraiagem é impossivel de trabalhar.... Estamos a pescar em pesqueiros onde quem tem que mandar é o pescador e náo o peixe, e como chegamos aqui na zona a trabalhar em alguns pesqueiros com fios na casa do 0,45 a 0.52, temos que forçar o peixe para o safar, logo embraiagem totalmente apertada e o peixe tem que ser rebocado. Apartir daí só preciso de dar linha para por vezes guiar o peixe até ao xalavar e por isso preciso de carreto destravado. Atençao que so destravo o carreto após o peixe ferrado se for em aguas correntes. Se for no mar a pescar com escoas o carreto está por norma sempre destravado.fdp Escreveu:Argumentas,e muito bem companheiro LUIS AMARAL,que o carreto destravado te permite «trabalhar»a bóia nas escoas ,mas isso também eu faço com a tal embraiagem,a amplitude da cana (subir/descer),e um ocasional abrir/fechar da asa de cesto !!Não querendo de forma alguma minimizar as tuas experiências pessoais,para a minha forma de pescarnão me trás vantagens !!Para capturas de pequeno/médio porte,não é necessário (a ponteira também trabalha) !!Estou mais preocupado com o «içar»,já que à bóia pesco com linhas muito finas !!
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Re: Carreto travado ou destravado ??
Somos dois Pedro, mas e como dizes cada caso e um casopedrolourenco79 Escreveu:Pois lá está cada caso é um caso... eu tenho alturas onde embraiagem é impossivel de trabalhar.... Estamos a pescar em pesqueiros onde quem tem que mandar é o pescador e náo o peixe, e como chegamos aqui na zona a trabalhar em alguns pesqueiros com fios na casa do 0,45 a 0.52, temos que forçar o peixe para o safar, logo embraiagem totalmente apertada e o peixe tem que ser rebocado. Apartir daí só preciso de dar linha para por vezes guiar o peixe até ao xalavar e por isso preciso de carreto destravado. Atençao que so destravo o carreto após o peixe ferrado se for em aguas correntes. Se for no mar a pescar com escoas o carreto está por norma sempre destravado.fdp Escreveu:Argumentas,e muito bem companheiro LUIS AMARAL,que o carreto destravado te permite «trabalhar»a bóia nas escoas ,mas isso também eu faço com a tal embraiagem,a amplitude da cana (subir/descer),e um ocasional abrir/fechar da asa de cesto !!Não querendo de forma alguma minimizar as tuas experiências pessoais,para a minha forma de pescarnão me trás vantagens !!Para capturas de pequeno/médio porte,não é necessário (a ponteira também trabalha) !!Estou mais preocupado com o «içar»,já que à bóia pesco com linhas muito finas !!