Carreto travado ou destravado ??

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carreto travado ou destravado ??"
na nova versão do site.

luis amaral
Mensagens: 458
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Carreto travado ou destravado ??

Mensagem por luis amaral »

Quando pescamos a boia, seja ela fixa ou de correr, quem utiliza o carreto destravado ou travado na luta com o peixe ou noutra qualquer circunstancia?
Vi em tempos aqui um video de uma pescaria em Sagres em que o pescador utilizava o carreto destravado, tecnica que tambem utilizo em muitos casos. Começei a utilizar a tecnica em detrimento do drag, em zonas com muitas pedras submersas porque me permite controlar muito mais eficazmente a linha que peixes de bom porte levam ou nao. Percebi uma coisa que me deixou surpreso que era quando sentia um peixe daqueles que puxam a serio aliviava a manivela dando linha ao gajo e quase instantaneamente o peixe parava. Isto mostra-se na minha opiniao muito eficaz, quando os temos atras de pedras ou entre pedras cobertas de percebes e mexilhao e nao queremos apertar com eles. Ficam muito mais doceis e vao vindo de uma maneira muito mais facil.
A outra grande vantagem e quando trabalhamos entre escoas e enchios onde tinha de abrir a asa de cesto quando a onda ia e nesse momento ficamos ali um tempo em que nao controlamos nada, ao contrario do carreto destravado em que sentimos cada momento, o que e excelente porque bem sabemos quantas vezes os sargos comem nas escoas.
Gostava de ouvir as vossas opinioes e abrir aqui um topico de discussao de pesca a boia.
Abraços e vamos la falar de pesca.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Carreto travado ou destravado ??

Mensagem por ffgsoares »

Boas ó Luis.

Vamos lá falar de pesca, na verdade também reparei no pormenor do tipo lá em Sagres, carreto destravado e tal... bom... ele se calhar ganha em rapidez de reacção, se observarmos que, ao recorrer ao drag, temos de fazer esse movimento (largar a manivela, ir ao drag e voltar á manivela) de vai vem, com o carreto destravado, só temos de inverter o movimento da manivelada.

Conclusão, á primeira vista parece mais rápida a operação e, na verdade nunca se perde a força (peso) do peixe (pelo menos em relação a abrir a asa)!!!

Eu nunca usei esse método, mas, vou usar assim que faça bóia, depois se verá e terei uma opinião mais fiel.

Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Carreto travado ou destravado ??

Mensagem por krazy_dude »

Tópico interessante! :fixe:

Eu não posso opinar muito pois ainda posso dizer que ainda me estou a iniciar na pesca á bóia,
Eu na minha vaga experiencia uso sempre o drag fechado, regulando só a embraiagem (isto sempre que me lembro! :join: )
Também nunca pesquei á boia assim um exemplar grande, granditos só cavalas, carapaus, bogas, uma ou outra tainha. Não muito grandes: larotes, bailas e cachotes (robalos pequenos).
Estou interessado no desenrolar deste tópico, onde todos devem participar, quer sejam mais maçaricos como os mais prós... (como em tudo no sitio :fixe: ) pode-se aqui fazer e trocar pontos de vista e dicas muito boas :fixe:
Obrigado desde já pelas dicas e pela abertura do tópico :fixe:
abraços :let:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Carreto travado ou destravado ??

Mensagem por pedrolourenco79 »

PEssoalmente depende...Se tiver em pesqueiro em que possa trabalhar apenas o drag, o carreto trabalha fechado. Em pesqueiros onde o drag nao pode trabalhar aí é carreto destravado. É uma questao de habito mas nem toda os pescadores se habituam a pescar assim sem dar guilhadas no multi do carreto.... :fixe:
luis amaral
Mensagens: 458
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Re: Carreto travado ou destravado ??

Mensagem por luis amaral »

krazy_dude Escreveu:Tópico interessante! :fixe:

Eu não posso opinar muito pois ainda posso dizer que ainda me estou a iniciar na pesca á bóia,
Eu na minha vaga experiencia uso sempre o drag fechado, regulando só a embraiagem (isto sempre que me lembro! :join: )
Também nunca pesquei á boia assim um exemplar grande, granditos só cavalas, carapaus, bogas, uma ou outra tainha. Não muito grandes: larotes, bailas e cachotes (robalos pequenos).
Estou interessado no desenrolar deste tópico, onde todos devem participar, quer sejam mais maçaricos como os mais prós... (como em tudo no sitio :fixe: ) pode-se aqui fazer e trocar pontos de vista e dicas muito boas :fixe:
Obrigado desde já pelas dicas e pela abertura do tópico :fixe:
abraços :let:
Nelson quando falas em drag e em embraiagem referes-te a que??

Para mim sao a mesma coisa com nomes diferentes. Pescador que se preze nunca deve ter o drag completamente fechado, porque se la bate um peixe de bom porte corres o risco imediato de partir o estralho no primeiro arranque ou de rasgar o labio. Geralmente tenho o drag regulado a olhometro, testo puxando a linha com a mao, e dependendo do local onde estou a pescar e do peixe que sinto logo nas primeiras investidas destravo o carreto e trabalho o peixe com o mesmo destravado. Isto requer alguma experiencia , porque existe a tendencia para fazer cabeleiras na linha se nao houver algum cuidado, nao podemos largar fio de qualquer maneira mas antes controlar sempre em funçao da força que o peixe faz e tendo sempre a linha em tensao.
Abraço
pedrolourenco79 Escreveu:PEssoalmente depende...Se tiver em pesqueiro em que possa trabalhar apenas o drag, o carreto trabalha fechado. Em pesqueiros onde o drag nao pode trabalhar aí é carreto destravado. É uma questao de habito mas nem toda os pescadores se habituam a pescar assim sem dar guilhadas no multi do carreto.... :fixe:
Pedro estamos completamente de acrdo em relaçao a esta materia entao. Aconteceu-me de facto algumas vezes no inicio largar um bocado de linha a mais e ficava ali com uma trapalhada, mas depois de nos habituar-mos fica bem facil. quando o pesqueiro e em aguas livres sem pedras ali perto e sem grandes escoas ou enchios tambem nao vejo grande necessidade de destravar deixando o drag fazer o trabalho para que foi desenhado, mas atençao nem todos os carretos teem drags certinhos e largam linha um pouco aos solavancos nao abrindo no momento certo e neste caso corremos o risco de oerder peixes maiores.
Cada um deve saber com que material pesca e saber o que o mesmo pode ou nao pode fazer. :fixe: :fixe:
ffgsoares Escreveu:Boas ó Luis.

Vamos lá falar de pesca, na verdade também reparei no pormenor do tipo lá em Sagres, carreto destravado e tal... bom... ele se calhar ganha em rapidez de reacção, se observarmos que, ao recorrer ao drag, temos de fazer esse movimento (largar a manivela, ir ao drag e voltar á manivela) de vai vem, com o carreto destravado, só temos de inverter o movimento da manivelada.

Conclusão, á primeira vista parece mais rápida a operação e, na verdade nunca se perde a força (peso) do peixe (pelo menos em relação a abrir a asa)!!!

Eu nunca usei esse método, mas, vou usar assim que faça bóia, depois se verá e terei uma opinião mais fiel.

Abraço :fixe:
Isso Soares. De facto nao perdemos o contacto com o carreto nem por um momento, e e de especial importancia na minha opiniao nas escoas porque temos toda a sensibilidade do momento em que devemos travar a pesca para a fazer alvorar. Na experiencia que tenho neste tipo de pesca aos sargos nesses momentos tenho imensos ataques e revela-se de extrema importancia o controle absoluto nesses momentos.
Abraço
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Carreto travado ou destravado ??

Mensagem por krazy_dude »

luis amaral Escreveu:
Nelson quando falas em drag e em embraiagem referes-te a que??

Para mim sao a mesma coisa com nomes diferentes. Pescador que se preze nunca deve ter o drag completamente fechado, porque se la bate um peixe de bom porte corres o risco imediato de partir o estralho no primeiro arranque ou de rasgar o labio. Geralmente tenho o drag regulado a olhometro, testo puxando a linha com a mao, e dependendo do local onde estou a pescar e do peixe que sinto logo nas primeiras investidas destravo o carreto e trabalho o peixe com o mesmo destravado. Isto requer alguma experiencia , porque existe a tendencia para fazer cabeleiras na linha se nao houver algum cuidado, nao podemos largar fio de qualquer maneira mas antes controlar sempre em funçao da força que o peixe faz e tendo sempre a linha em tensao.
Abraço
Boas amigo!
Eu engano-me/confundo os nomes.... :moca: :join:
Eu estava a falar do travão atrás (ou á frente) do carreto, isso nunca deixei aberto...
Agora o drag/embraiagem costumo sempre (ainda á alguns lançamentos que por vezes me esqueço :moca: ) deixar aberto, não muito aberto, mas deixo (o que acho ser suficiente) para um peixe de 700gr ou mais conseguir "arrastar"
Luis quando falas em carreto destravado é com o tal travão que falei certo? e nada tem a haver com o drag/embraiagem? é isso? :huuum:
e obrigado pelas dicas :D
Abraço :fixe:
luis amaral
Mensagens: 458
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Re: Carreto travado ou destravado ??

Mensagem por luis amaral »

Exactamente Nelson, o que quero dizer e destravar o tal botao ou patilha de forma a deixar que a bobine se movimente nas duas direçoes.
O drag, esse deve estar sempre regulado, e nunca todo fechado.
Claro que se estiver a pescar com um mara sem escoas e sem enchios tenho o drag regulado e apenas destravo o carreto se tiver do lado de la um peixe que eu sinta que o devo fazer. Je a pescar entre escoas e enchios tenho sempre o carreto destravado para conseguir aliviar a manivela quando a onda vai e enrolar quando a onda vem, sem ter de estar a mexer na asa de cesto.
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Carreto travado ou destravado ??

Mensagem por krazy_dude »

luis amaral Escreveu:Exactamente Nelson, o que quero dizer e destravar o tal botao ou patilha de forma a deixar que a bobine se movimente nas duas direçoes.
O drag, esse deve estar sempre regulado, e nunca todo fechado.
Claro que se estiver a pescar com um mara sem escoas e sem enchios tenho o drag regulado e apenas destravo o carreto se tiver do lado de la um peixe que eu sinta que o devo fazer. Je a pescar entre escoas e enchios tenho sempre o carreto destravado para conseguir aliviar a manivela quando a onda vai e enrolar quando a onda vem, sem ter de estar a mexer na asa de cesto.
Luís sim eu sei que o drag tem que estar sempre regulado eu sei... e tenho-o feito não me posso esquecer (como uma ou outra vez) em nenhum (!!!) lançamento ou lembrar-me depois de lançar de o regular não vá vir um peixinho bom e depois fico a :chora: ! :join:
A que peixes costumas pescar mais á boia? cada um com o seu porte e formato tem uma resistencia e força diferente... nessas situações em que deixas o travão aberto, só o fechas quando tens a noção qque o peixe está cansado certo, e ao fechares tens sempre o drag (regulado) como segunda segurança, certo? é isso não é? :D
Corrige s.f.f. se eu estiver errado pois gosto e quero aprender! :fixe:
Abraço e obrigado :fixe:
Responder