Qual a melhor tecnica para boas capturas??

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Qual a melhor tecnica para boas capturas??"
na nova versão do site.

montargil
Mensagens: 39
Registado: domingo mai 11, 2008 2:29 pm

Qual a melhor tecnica para boas capturas??

Mensagem por montargil »

Estou a iniciar esta modalidade que há muito me vem aliciando e este fim de semana fui realmente fazer a estreia.
Não é que esteja decepcionado, até acho normal, pois não fui acompanhado por alguém experiente no assunto, o certo é que passei umas 18 horas com o isco de molho e apenas saiu uma carpa com 2,5kg.
Tentei seguir um raciocínio lógico, que penso não estar muito errado mas gostava de ouvir opiniões de quem tenha algum traquejo no assunto.
Passo a explicar o método que usei:
Perto da margem, a cerca de 15 metros fiz uma engodagem com cereais diversos para atrair o peixe mais miúdo e mais longe, cerca de 30/40 metros fiz outra engodagem muito mais dispersa com bolas para atrair as belas matulonas, pois acho que as carpas grandes como são mais desconfiadas se a engodagem for mais dispersa tem vantagens, utilizei 2 sabores e isquei com esses mesmos sabores.
Qual a vossa opinião ??
desde já bastante grato pela ajuda.
Mt. obrigado
Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Qual a melhor tecnica para boas capturas??

Mensagem por bipbip »

O teu raciocinio está correcto.
Tens hipotese de engodar em montargil, fazer engodagens prévias?
montargil
Mensagens: 39
Registado: domingo mai 11, 2008 2:29 pm

Re: Qual a melhor tecnica para boas capturas??

Mensagem por montargil »

Sim se fizer um esfrço até tenho
Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Re: Qual a melhor tecnica para boas capturas??

Mensagem por Sickle »

Boas montargil.

Não conheço a barragem, por isso é muito difícil aconselhar-te na engodagem e dizer-te algo sobre isso, contudo, como o Leitão te disse as engodagens prévias e um bom pesqueiro são quase garante de bons resultados... mas isto não é uma ciência exacta.
Para te dar um exemplo esta semana tive todos os dias a engodar um pesqueiro numa barragem que conheço bem para pescar de sexta para sábado, e apenas capturei uma carpa de 5.9 kg, no único arranque que tive. Contudo estavam reunidas as condições para ter mais arranques e mais capturas. Se o carpfishing fosse uma ciência exacta tinha pescado mais e maiores.. :) :) ... mas isto ainda torna as coisas mais aliciantes... aprendemos com os "erros" e tentamos sempre superar-nos... o que te posso dizer é para não desistires, e uma carpa é uma carpa, livraste a grade o que já não é mau!

Não te esqueças nunca que no carpfishing acontece muitas vezes gradarmos... até porque o objectivo é as maiores e isso requer técnicas mais selectivas e como tal menos possibilidade de peixe! Já agora quais os boilies que estavas a usar? que quantidades de boilies e de sementes colocaste no pesqueiro? a que profundidade estavas a pescar? que tipo de fundo era? gravilha, ervas, lodo?

Isto são tudo questões importante, como vez há muitos factores que podem determinar o sucesso ou não duma sessão!...

Espero não ter confundido ainda mais... até porque modo geral as coisas são bastante simples, requer é observação e experimentação?
Se poderes pescar com alguém que já tenha experiência seria óptimo. Há por ai bastante pessoas que te podem ajudar...

abraço.
montargil
Mensagens: 39
Registado: domingo mai 11, 2008 2:29 pm

Re: Qual a melhor tecnica para boas capturas??

Mensagem por montargil »

Em relação ao fundo do pesqueiro será em principio de areia e cascalho
Quanto aos bolies usei dois sabores : baunilha, mel ambos da Quantum
Fiz a engodagem com cereais a 10/15 metros da margem para atrair o peixe pequeno e para atrair as maiores para as imediações engodei apenas com as ditas bolies a 30/40 metros mas uma engodagem mais dispersa .
Eu penso que é como num acidente de transito a maioria dos curiosos junta-se em molho, mas ao contrario as pessoas mais maduras e menos curiosas ficam mais à distancia e se encontrarem uma moeda no chão, após outra, por acaso apanham-na sem grandes desconfiansas.
Esse foi o meuraciocinio
Responder