Achigã: Que engodo usar?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Achigã: Que engodo usar?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Achigã: Que engodo usar?

Mensagem por kalvas »

Esse isco , a pardelha é tipo os alburnos ?
Para a pesca com isco vivo ?
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Achigã: Que engodo usar?

Mensagem por jose elvas »

kalvas Escreveu:Esse isco , a pardelha é tipo os alburnos ?
Para a pesca com isco vivo ?
São um pouco mais pequenas e muito parecidas com os Bordalos! Já não existem muitas e são autoctones logo não as pesco e prefiro deixá-las em paz, para este tipo de pesca prefiro usar os Alburnos e, muito raramente, a perca-sol! :fixe:


Imagem
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Achigã: Que engodo usar?

Mensagem por CANIVETE »

PROIBIDA a pesca com verdemã!
A Portaria n.º 624/2010, de 23 de Agosto de 2010, esclarece de forma definitiva todas as dúvidas sobre a pesca com verdemã em Portugal.

Assim, o diploma agora publicado deixa claro a proibição da pesca com verdemã bem como o seu transporte e comercialização, considerando ainda que a captura dos verdemãs apenas tem sucesso com recurso a meios e métodos de pesca proibidos; algo que há muito os pescadores desportivos vinham reclamando junto das entidades oficiais. A medida está assente num artigo único que refere que “É proibida a captura, detenção, transporte, utilização como isco e comercialização das espécies de cobitídeos Cobitis calderoni, verdemã-do-norte, e Cobitis paludica, verdemã -comum.”. Mais informações sobre este diploma em http://dre.pt.
Publicada por Revista "Mundo da Pesca" à(s) 02:05


abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Achigã: Que engodo usar?

Mensagem por kalvas »

jose elvas Escreveu:
kalvas Escreveu:Esse isco , a pardelha é tipo os alburnos ?
Para a pesca com isco vivo ?
São um pouco mais pequenas e muito parecidas com os Bordalos! Já não existem muitas e são autoctones logo não as pesco e prefiro deixá-las em paz, para este tipo de pesca prefiro usar os Alburnos e, muito raramente, a perca-sol! :fixe:


Imagem
Isto é uma pardelha ou um bordalo?
Tenho uma foto deste peixe e está catalogado como bordalo.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Achigã: Que engodo usar?

Mensagem por jose elvas »

kalvas Escreveu:
Isto é uma pardelha ou um bordalo?
Tenho uma foto deste peixe e está catalogado como bordalo.
É um Bordalo, não consegui arranjar nenhuma foto de pardelhas e pus esta para exemplificar mas esqueci-me de o mencionar, desculpa se induzi em erro. Mas a pardelha é mais ou menos aquilo sendo um pouco mais arqueadas e com a boca mais direita, o esquema de cores é practicamente igual sendo muito dificil distinguir uma espécie da outra... :fixe:
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Achigã: Que engodo usar?

Mensagem por kalvas »

jose elvas Escreveu:
kalvas Escreveu:
Isto é uma pardelha ou um bordalo?
Tenho uma foto deste peixe e está catalogado como bordalo.
É um Bordalo, não consegui arranjar nenhuma foto de pardelhas e pus esta para exemplificar mas esqueci-me de o mencionar, desculpa se induzi em erro. Mas a pardelha é mais ou menos aquilo sendo um pouco mais arqueadas e com a boca mais direita, o esquema de cores é practicamente igual sendo muito dificil distinguir uma espécie da outra... :fixe:
OK.
Pensei que tinha o arquivo com lapsos.
Por vezes na procura de fotos de espécies,uso o google imagens e nem sempre tem nome.
Poderia ter metido água.
Grato pela disponiblidade amigo.
Um abraço.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Achigã: Que engodo usar?

Mensagem por jose elvas »

kalvas Escreveu:
jose elvas Escreveu:
kalvas Escreveu:
Isto é uma pardelha ou um bordalo?
Tenho uma foto deste peixe e está catalogado como bordalo.
É um Bordalo, não consegui arranjar nenhuma foto de pardelhas e pus esta para exemplificar mas esqueci-me de o mencionar, desculpa se induzi em erro. Mas a pardelha é mais ou menos aquilo sendo um pouco mais arqueadas e com a boca mais direita, o esquema de cores é practicamente igual sendo muito dificil distinguir uma espécie da outra... :fixe:
OK.
Pensei que tinha o arquivo com lapsos.
Por vezes na procura de fotos de espécies,uso o google imagens e nem sempre tem nome.
Poderia ter metido água.
Grato pela disponiblidade amigo.
Um abraço.
Após uma rápida troca de mails com um amigo meu consegui arranjar esta imagem, infelizmente pouco nitida, de pardelhas:

Imagem

Ignora aqueles 4 maiorzinhos que são 2 barbos e 2 bogas. Já agora, e a titulo de curiosidade, há quem chame os Saramugos de Pardelhas mas essa designação está errada pois são especies diferentes ainda que do mesma familia.
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Achigã: Que engodo usar?

Mensagem por kalvas »

Elvas bem haja.
Já está no ficheiro.
Agradece aos teus colegas.

Um abraço.
Responder