Pesca à truta - dúvidas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca à truta - dúvidas"
na nova versão do site.

crazy_cock
Mensagens: 57
Registado: terça mar 17, 2009 3:19 pm

Pesca à truta - dúvidas

Mensagem por crazy_cock »

Pessoal, tenho uma dúvida...duas, vá...

É possível pescar à truta com vinil?

E como é que eu faço um lançamento mais longo com vinil? O chumbo associado ao vinil não é muito pesado, o que não me permite fazer lançamentos muito longos...

Que técnicas é que aconselhariam para pescar truta num rio pouco largo? E que zonas do rio? Perto de plantas à superfície ou mais no centro do rio, numa zona mais profunda? Tenho lido alguns relatos de pesca à truta com pluma... Qual é a vossa opinião?

Abraço

P.S. acabaram por não ser uma nem duas dúvidas, mas acho espero que não se importem...
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca à truta - dúvidas

Mensagem por joaosousa »

crazy_cock Escreveu:Pessoal, tenho uma dúvida...duas, vá...

É possível pescar à truta com vinil?

E como é que eu faço um lançamento mais longo com vinil? O chumbo associado ao vinil não é muito pesado, o que não me permite fazer lançamentos muito longos...

Que técnicas é que aconselhariam para pescar truta num rio pouco largo? E que zonas do rio? Perto de plantas à superfície ou mais no centro do rio, numa zona mais profunda? Tenho lido alguns relatos de pesca à truta com pluma... Qual é a vossa opinião?

Abraço

P.S. acabaram por não ser uma nem duas dúvidas, mas acho espero que não se importem...
Se a acção e características da cana forem a adequadas ao peso do artificial, garanto-lhe que consegue lançar longe o suficiente num rio pouco largo. Se é que a sua definição de rio pouco largo é igual À minha :hahaha:
Quanto à questão mais técnica da truta, não o posso ajudar, pois nunca pesquei nenhuma. A ver se é este ano! :fixe:
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Pesca à truta - dúvidas

Mensagem por rui valerio »

Temos aqui pano para mangas.....

1º defina a técnica que quer desenvolver:

Isco vivo ( minhoca, gafanhoto, grilo...)

spinning ligeiro (colheres rotativas, rapalas, vinis...)

Pluma ( moscas artifíciais, stremear´s ...)

De todas estas formas consegue capturar as trutas, todas as técnicas têm vertentes mais adaptadas ás condições dos diferentes meios onde pesca, assim como as diferentes condições de pesca ao longo da sua acção de pesca ( durante o dia, ou durante as alterações que acompanham o decorrer das estações do ano)

por exemplo:

Quando as trutas estão a "comer" mais fundo, normalmente com águas mais fortes e ainda sem grandes eclosões (não só mas também) poderá pescar com isco vivo, principalmente a minhoca, com mais chumbo na montagem, poderá optar pelo spinning com amostras mais pesadas, ou vinis de fundo e ou pode pela pluma usando "moscas afogadas".

Nas outras condições de pesca, cada modalidade apresenta alternativas para se tornarem mais eficazes.

Importante é conhecer as espécies a capturar assim como o seu comportamento na determinada altura e na massa de água onde vamos pescar...
crazy_cock
Mensagens: 57
Registado: terça mar 17, 2009 3:19 pm

Re: Pesca à truta - dúvidas

Mensagem por crazy_cock »

joaosousa Escreveu:Se a acção e características da cana forem a adequadas ao peso do artificial, garanto-lhe que consegue lançar longe o suficiente num rio pouco largo. Se é que a sua definição de rio pouco largo é igual À minha :hahaha:
Quanto à questão mais técnica da truta, não o posso ajudar, pois nunca pesquei nenhuma. A ver se é este ano! :fixe:
Quando falo de um rio pouco largo, refiro-me a um rio com uma largura à volta da dúzia de metros...ou duas dúzias... Não vai muito além disso...

É possível pescar longe o suficiente com isto?
rui valerio Escreveu:Temos aqui pano para mangas.....

1º defina a técnica que quer desenvolver:

Isco vivo ( minhoca, gafanhoto, grilo...)

spinning ligeiro (colheres rotativas, rapalas, vinis...)

Pluma ( moscas artifíciais, stremear´s ...)

De todas estas formas consegue capturar as trutas, todas as técnicas têm vertentes mais adaptadas ás condições dos diferentes meios onde pesca, assim como as diferentes condições de pesca ao longo da sua acção de pesca ( durante o dia, ou durante as alterações que acompanham o decorrer das estações do ano)

por exemplo:

Quando as trutas estão a "comer" mais fundo, normalmente com águas mais fortes e ainda sem grandes eclosões (não só mas também) poderá pescar com isco vivo, principalmente a minhoca, com mais chumbo na montagem, poderá optar pelo spinning com amostras mais pesadas, ou vinis de fundo e ou pode pela pluma usando "moscas afogadas".

Nas outras condições de pesca, cada modalidade apresenta alternativas para se tornarem mais eficazes.

Importante é conhecer as espécies a capturar assim como o seu comportamento na determinada altura e na massa de água onde vamos pescar...
Muito obrigado pelos esclarecimentos, Rui.

Pelo que percebi, as diversas técnicas dependem fundamentalmente das condições em que se vai efectuar a pescaria.

Aconselhar-me-ia a pescar ao fundo num rio com alguma vegetação no fundo e, possivelmente, ramos de árvores e essa coisa toda? Ou há alguma maneira de contornar essa chatice?

Abraço e obrigado aos dois!
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca à truta - dúvidas

Mensagem por joaosousa »

crazy_cock Escreveu:
joaosousa Escreveu:Se a acção e características da cana forem a adequadas ao peso do artificial, garanto-lhe que consegue lançar longe o suficiente num rio pouco largo. Se é que a sua definição de rio pouco largo é igual À minha :hahaha:
Quanto à questão mais técnica da truta, não o posso ajudar, pois nunca pesquei nenhuma. A ver se é este ano! :fixe:
Quando falo de um rio pouco largo, refiro-me a um rio com uma largura à volta da dúzia de metros...ou duas dúzias... Não vai muito além disso...

É possível pescar longe o suficiente com isto?
nunca pesquei com essas amostras. No entanto, se for possivel adaptar um cabeçote, com a devida cana, penso que seja possivel lançar amostras equivalentes a essa a 20-25mtrs.
Talvez essa seja pequena demais, mas deixe ver o que dizem os entendidos da poda!
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Pesca à truta - dúvidas

Mensagem por rui valerio »

Pois é.... isso são as chatisses da pesca :join: :join:

Podes tentar as colheres rotativas, a passar junto ás estruturas que falas, nunca esquecer que nessas zonas, os peixes estão na penumbra, só saem para atacar.

A pescar com minhoca podes tambem deixa-la derivar na zona querenciosa, cuidado, não deixes o peixe, depois de ferrado, defender-se nas zonas "sujas".

Na pesca á truta, a aproximação á pesca é fundamental.... cuidado, e chega-te perto, sempre escondido!
crazy_cock
Mensagens: 57
Registado: terça mar 17, 2009 3:19 pm

Re: Pesca à truta - dúvidas

Mensagem por crazy_cock »

joaosousa Escreveu:nunca pesquei com essas amostras. No entanto, se for possivel adaptar um cabeçote, com a devida cana, penso que seja possivel lançar amostras equivalentes a essa a 20-25mtrs.
Talvez essa seja pequena demais, mas deixe ver o que dizem os entendidos da poda!
Peço desculpa por poder estar a tornar-me chato, mas o que entende por "devida cana"? De que tamanho, por exemplo?
rui valerio Escreveu:Pois é.... isso são as chatisses da pesca :join: :join:

Podes tentar as colheres rotativas, a passar junto ás estruturas que falas, nunca esquecer que nessas zonas, os peixes estão na penumbra, só saem para atacar.

A pescar com minhoca podes tambem deixa-la derivar na zona querenciosa, cuidado, não deixes o peixe, depois de ferrado, defender-se nas zonas "sujas".

Na pesca á truta, a aproximação á pesca é fundamental.... cuidado, e chega-te perto, sempre escondido!
Quando disse chatices, devia ter colocado aspas... Claro que é sempre chato, mas faz parte da "arte" de pescar e também dá "pica" fugir a isso e correr o risco, de vez em quando...

Com as colheres rotativas, devo utilizar chumbos adicionais? A própria "montagem" da colher já tem uma parte pesada, que me parece ter a função de um chumbo...

Em relação à abordagem dissimulada, já tinha ouvido dizer que a mesma seria quase um requisito para uma eficaz pesca à truta e vejo que se confirma...
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca à truta - dúvidas

Mensagem por joaosousa »

Com a devida acção. Por exemplo, se tentar lançar uma amostra de 5grs com uma cana cuja acção seja de 40-60grs por exemplo, aposto que o resultado não será o esperado. Pelo contrário, uma cana de spinning, com acção à volta das 5-15grs talvez o lançamento saia melhor!
Mas dê uma olhadela pelos tópicos de spinning do CJBF que apesar de serem de mar ajudam em muitos aspectos. Não esquecendo também os do Pisões sobre colheres e rapalas. São sem dúvida uma referência! :fixe:
Responder