Surfcasting - Discussão - Anzol

Surfcasting / Rockfishing
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Surfcasting - Discussão - Anzol"
na nova versão do site.

FabioSilva
Mensagens: 74
Registado: segunda jun 13, 2011 1:02 pm

Surfcasting - Discussão - Anzol

Mensagem por FabioSilva »

Imagem
Existem uma grande variedade de anzóis no mercado, uns maiores outros mais pequenos, uns mais abertos outros mais fechados. Tudo depende do tipo de pesca que vamos praticar e dos gostos de cada um.


Diferentes partes de um anzol

Imagem
Os anzóis podem ser adquiridos segundo certas características de cada um como a o olhal, a haste, a abertura, a ponta, a curvatura, a garganta ou a barbela. Como está indicado na imagem acima.


Tipos de Olhal
Argola
Agulha
Pata

Imagem


Empatar um anzol
O anzol é uma das peças mais importantes numa pesca bem sucedida e para isso o empatamento do anzol é uma parte importante.


:fishcool:


• Será que um anzol maior terá uma maior resistência que o mais pequeno? É isto que quero ver nesta discussão.
• Qual são os critério utilizados aquando a compra e escolha dos anzóis?
• Quais dos tipos de olhal prefere? Argola, Agulha ou Pata e porquê? Será que ser melhor de empatar ou que trás um trabalhar melhor?
• Qual é o nó mais utilizado ao empatar um anzol?
• Qual é o caracteriza que utiliza para caracterizar um anzol?



A resposta às perguntas não são obrigatórias para participar na discussão, serve apenas para se guiarem.

Boas Pescarias.
luis amaral
Mensagens: 458
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Re: Surfcasting - Discussão - Anzol

Mensagem por luis amaral »

Evidentemente, a qualidade do anzol, ou seja do material com que e fabricado e da forma como o e, vai influenciar se este e melhor que aquele. As coisas nao se podem por nesse termo. Se um anzol maior e mais resistente que um mais pequeno...
Na minha opiniao, em anzois do mesmo fabricante e com a mesma referencia, um anzol maior tera de ser forçosamente mais resistente, mas as coisas nao sao assim tao simples na pesca. Por exemplo se usares um anzol maior que fique dentro da boca de uma dourada, esta pode com aqueles terriveis maxilares parti-lo, enquanto que se usares um mais pequeno que o mesmo peixe embuche dificilmente partira. Tudo tem a ver com o tipo de pesca que cada um pratica, qual a especie alvo, e ainda com a maneira como cada pescador pensa a pesca. Eu prefiro usar sempre o maior tamanho possivel, para a especie e o tamanho de peixe que penso encontrar naquele lugar e tentar evitar assim que os mais pequenos se ferrem, mas isso sou eu...
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Surfcasting - Discussão - Anzol

Mensagem por zezinho »

Boas
isto anda um pouco parado e tenho estado com pouco tempo por isso só passei por aqui agora :moca:
Eu Preferir ate prefiro argola por ser mais fácil dar o no mas como não vejo o pessoal que sabe a usa-los deve ser melhor de pata digo eu que não percebo do assunto :hahaha:
O Ultimo tipo de anzol que pesquei era um anzol do tipo mais quadrado com pouco abertura tenha para la a um canto era um pouco frágil mas não perdoava um peixe era logo embuchado
Será que um anzol maior terá uma maior resistência que o mais pequeno? É isto que quero ver nesta discussão.
Deve depender não? podes ter um pequeno mais grosso ou um maior mais fino dependendo do tipo de pesca :hummm:
Qual são os critério utilizados aquando a compra e escolha dos anzóis?
Olho para eles e imagino o peixe la ferrado os que não estou la o peixes agrado não compro :hahaha: Não percebo o suficiente do assunto para andar a escolher...
Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Surfcasting - Discussão - Anzol

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Por norma, no surfcasting, utilizo anzóis chinu black de argola nº 4 para iscar vermes utilizando a agulha de iscar.

Prefiro com argola para não danificar muito o isco ao iscar, e nº 4 por ser polivalente.

Zé Manel
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Surfcasting - Discussão - Anzol

Mensagem por ffgsoares »

Boas

No surfcasting uso várias marcas de anzois, Asari, sasame, Hayabusa e tsunami, normalmente uso os modelos maruseigo/knetsuki ou chinu black, também uso alguns brancos para iscadas brancas.

Sempre de pata, gosto mais do desempenho deste tipo de anzol, este empate mantem o anzol mais direito, quanto a mim !

Gosto do modelo chunu é um anzol forte, dá confiança.

Os tamanhos vão desde o nº2 ao 2/0, uso mais frequente o nº1 e o nº1/0.

Boas pescarias :tecla:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Surfcasting - Discussão - Anzol

Mensagem por drpauloalmeida »

Boas,
ainda não tinha visto este tópico... a ideia é excelente mas o tema é deveras complicado, muito pelo que já foi dito, anzois dependem da espécie e da técnica.

Começando pela resposta às perguntas:
FabioSilva Escreveu:
• Será que um anzol maior terá uma maior resistência que o mais pequeno? É isto que quero ver nesta discussão.

Acho que não, tem a ver com a espessura né :join: mais grosso, mais resistente e vice-versa. Dentro dos anzóis com a mesma espessura e tamanho, contará o material do mesmo: carbono, latão, inox, ferro :118: , etc..

No aspecto do material, sempre em carbono ou inox, carbono para iscas escuras, inox para iscas claras. Para pescas onde a perda de material é frequente, é o que ofereça mais pelo preço mais barato :fixe:

• Qual são os critério utilizados aquando a compra e escolha dos anzóis?


Aqui é que há pano para mangas... Só vou falar para Surfcasting que é a única técnica que já não troco muito. Para iscar anelídeos, com farpas e finos, normalmente aberdeen's, que têm uma haste longa, fica mais vistosa a iscadela. Para iscas generosas (sardine, navalha, lulas, bombocas, casulo etc.), tipo chinu ou maruseigo grandes, de nº1 para cima. Esta é a minha base, depois claro que experimento outros, por curiosidade.

• Quais dos tipos de olhal prefere? Argola, Agulha ou Pata e porquê? Será que ser melhor de empatar ou que trás um trabalhar melhor?

Aqui não tenho dúvidas, sempre de pata, o anzol fica sempre alinhado e o nó é mais seguro. Uso de argola nos anzóis mini, em embarcada, pois dá uma trabalheira do catano estar a empatar anzóis de pata nº8 e até alguns nº6.

• Qual é o nó mais utilizado ao empatar um anzol?

Aqui não sei dizer o nome correcto do nó, mas é idêntico ao "snel knot" para anzóis de pata e o "clinch melhorado" para os de argola.


• Qual é o caracteriza que utiliza para caracterizar um anzol?

As características que dou importância num anzol, além do já referido é a barbela ser longa, bem saliente e não demasiado fina. Depois posso dar importância ao peixe alvo, caso de robalos, abertura grande, sargos, abertura pequena.

Resumidíssimo é assim que escolho os anzóis, depois vêm a experiência em certos pesqueiros e determinadas épocas que me fazem usar outros, mas é mais especifico e não é o propósito deste tópico.

ABr.
FabioSilva
Mensagens: 74
Registado: segunda jun 13, 2011 1:02 pm

Re: Surfcasting - Discussão - Anzol

Mensagem por FabioSilva »

Boas,
Peço desculpa mas tenho estado sem tempo de aparecer aqui e por esse motivo não ter fechado o tópico mas tambem parece que não teve qualquer resultado.
Obrigado pelos que comentaram.

Podes Fechar Paulo

Obrigado
Fábio Silva
Responder