Partir a a linha madre no lançamento

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Partir a a linha madre no lançamento"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Partir a a linha madre no lançamento

Mensagem por joaonumberone »

duas Escreveu: A impressão que dá é que ela enrola nos passadores, o que com estes passadores (fuji low rider) deveria ser impossível.

Abraço
ás vezes acontece, mas para mim é muito 0,50, experimenta os chocotes conicos ou baixa para 0,40.

da linha não deve ser.
Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

Re: Partir a a linha madre no lançamento

Mensagem por nelsonpamaral »

duas Escreveu:
nelsonpamaral Escreveu:Companheiro,

Quando utilizares 0,20m tens de utilizar um chicote com +- 15 mts ligado à madre do carreto (o de 0,20m) para aguentar o "arranque" da chumbada.

Há "shock leaders" à venda em bobines com 10 un,. de 15mts cada de várias medidas. Estes shock leaders são cónicos ou seja começam nuna das pontas por um diâmetro +- idêntico à linha da madre do carreto e terminam lá para os 0,45 e mais, aguentando assim a "chicotada" da chumbada.

Também, quando não tenho shockleaders, substituo-os por 10 a 15m de linha, 0,45 . O unico senão é que o nó de ligação visto não ser um cónico, fica mais grosso.

Espero não ter sido muito confuso, e daqui a nada haverá aí mais pessoal com maior conhecimento a dar-te umas dicas.

:fixe:
Olá Nelson,

Não deves ter lido bem, uso no carreto 0,20 com um chicote de 8/9m de 0,50mm com um nó cónico de união entre os dois para passar bem nos passadores.

No lançamento o chumbo vai mas mas parte a linha madre só depois de ter saído o chicote.

A impressão que dá é que ela enrola nos passadores, o que com estes passadores (fuji low rider) deveria ser impossível.

Abraço
É...realmente não li tudo... :hummm:

Assim, e se o nó passa e só parte já na linha 0,20 acho que é o carreto que poderá estar mal bobinado e haver um momento em que haja alguma prisão, mesmo que depois continue a sair linha, tipo um nó pelo meio da linha será ?

Ou então a linha poderá estar já muito fraca, já a usas há muito tempo ?

Não sei o que te diga, a não ser experimentares mudar de linha e bobinares de novo o carreto. :huuum: :huuum:

Mas aguenta que virá mais malta dar a sua opinião

:fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Partir a a linha madre no lançamento

Mensagem por NelsonP »

Esquisito. Não te consigo ajudar :hummm:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Partir a a linha madre no lançamento

Mensagem por Josy »

Boas,
È fácil Nelson, filma-se tudo numa camera de alta velocidade depois vê-se frame por frame o que aconteçe, só temo que isto não seja muito exequível. :hummm:
Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Partir a a linha madre no lançamento

Mensagem por NelsonP »

Josy Escreveu:Boas,
È fácil Nelson, filma-se tudo numa camera de alta velocidade depois vê-se frame por frame o que aconteçe, só temo que isto não seja muito exequível. :hummm:
Cumprimentos. :fixe:
:hahaha: Tudo têm solução...menos a morte :join: Só que nem sempre é possivel ter soluções dessas á mão :fixe:
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Partir a a linha madre no lançamento

Mensagem por N Moreira »

boas

não teras um passador, que a porcelana estaja lascada ou partida?

se não eu trocava tudo, o fio pode estar podre. e isso é mais frequente do que o que se pensa.
quando os fios são baratos ???????. não se deve comprar fio num lado qualquer. muitas vezes ve-se fio barato num site ou numa casa de pesca que não se conhece ha e tal vou comprar que isto é uma oportunidade e depois ?!!!!
muitas vezes os fios passam meses e anos nas parteleiras das lojas e depois, para serem endidos faz-se a bela promoção e depois compras um fio que ja tem ums boms dois naos e depois olha foi deitar euros fora. :122:
e aqueles que apanha sol la na parteleira ainda pior.
Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Re: Partir a a linha madre no lançamento

Mensagem por renato maquarte »

Eu tinha uma surf leader EV SF que mistura passadores low rider com MN e com muito vento acontecia isso ... o chumbo ja estava longe e derrepente laçava e estourava ... com low rider reduziu muito este problema.

Procure usar linhas macias com pouca memoria ... linha com muita memoria é problema na certa :fixe:

Outro problema que ja tive era quando tentava lançar perto com canas de 4,25, como a velocidade do chumbo é pequena, a linha saía do carreto e formava uam "barriga" entre os passadores e era quase certo estourar pois laçava nos passadores
Avatar do Utilizador
FilipePais
Mensagens: 37
Registado: quarta out 25, 2006 3:09 pm

Re: Partir a a linha madre no lançamento

Mensagem por FilipePais »

Boas,

A mim acontece-me isso quando a linha está torcida.
pode ficar torcida logo no bobinamento ou ir ficando com o tempo devido a vários fatores, mas quanto mais fina a linha mais tendencia tem para ganhar memória.

experimenta desenrolar um bocado de linha do carreto e ver se ela têm tendencia para se enrolar sobre ela própria como está na figura abaixo.
Imagem

se tens muita linha na bobine podes tirar uns 50 a 80 metros fora que deve ser onde está mais torcida e já ganhou mais memória, e aproveitares o resto. senão tens que trocar de linha.

tenho linha num carreto mais barato onde isso me acontece com mais frequencia. quando me começa a acontecer isso com frequência é porque está na hora de trocar de linha.

solução para evitar:
bobinar corretamente a linha no carreto
usar linhas com pouca memória
Usar carretos com bom bobinamento e boa saida de linha
Ver se o rodizio da asa de cesto esta a funcionar bem
Com linhas finas usar canas com passadores lowrider
Usar destrocedor para ligar a montagem à madre e destrocedor na chumbada.

uns videos da linha a passar nos passadores



Abraço
Responder