Tripé ou Espetos

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Tripé ou Espetos"
na nova versão do site.

mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Tripé ou Espetos

Mensagem por mcll »

Na observação que tenho feito, reparo que o pessaol da competição usa tripés, e quase todos "amadores" usam espetos. Porque razão o pessaol "amador" não gosta de tripés ?
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Tripé ou Espetos

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Isso prende-se com o facto que, os tripés, não são tão polivalentes nem tão práticos.
São muito bons para competição onde a rapidez de execução é fundamental e pescas muitas horas seguidas no mesmo pesqueiro.

Na pesca que referes como "amadora", o espeto é mesmo pau para toda a obra :join:
Dá para ires para a coroa, aguenta uma ventania inesperada (já vi tantas canas com tripé a irem parar à areia...) e é mais prático a transportar e a "espetar" :join:

Cumprimentos,
Roberto
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Tripé ou Espetos

Mensagem por sz5qbj »

Acima de tudo pq na "pesca amadora" se torna o espeto mais versatil e prático já para não falar do custo do tripé uma vez que no "amadorismo" não á cá patrocinio para ninguem hehehe.

O tripé é mais completo porque te permite colocar lá mais uma serie de coisas e acesórios, na competição é normal deixarem já lá pendurada e iscada a baixada que vai substituir a que irá recolher de seguida de forma a não perder tempo em voltar a fazer novo lançamento.
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Tripé ou Espetos

Mensagem por joseafonso »

Beto_Manja Escreveu:Boas,

Isso prende-se com o facto que, os tripés, não são tão polivalentes nem tão práticos
Como assim???
Já usou ou teve algum tripé?
Ab
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Tripé ou Espetos

Mensagem por sz5qbj »

A polivalencia do espeto (preferencia em aluminio) está no transporte, na facil fixação em areia ou até mesmo entre algumas pedras, o tripé ocupa mais espaço e é por isso mais um transtorno se tivermos que carregar muitas coisas. Por norma só se usa em areia ou em sitios planos se for num molhe já não é tão pratico fixa-lo por entre as pedras.

Volto a referir que só vejo vantagem (e isto é uma opinião pessoal porque já usei tripé e deixei de usar) em usar um tripé em competição, por ser possivel lá pendurar montagens e com acessorios extra até tabuleiro para os iscos, para que tudo esteja à mão e não se perca tempo.
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Tripé ou Espetos

Mensagem por joseafonso »

sz5qbj Escreveu:A polivalencia do espeto (preferencia em aluminio) está no transporte, na facil fixação em areia ou até mesmo entre algumas pedras, o tripé ocupa mais espaço e é por isso mais um transtorno se tivermos que carregar muitas coisas. Por norma só se usa em areia ou em sitios planos se for num molhe já não é tão pratico fixa-lo por entre as pedras.
Quem disse que o tripé só se usa em areia??
Porquê?

Um tripé pode ser usado em qualquer lado e com maior estabilidade que qualquer espeto ou tubo, até porque tem três pernas, logo é mais estável e muito mais versátil que qualquer espeto, pois permite ter a cana em várias posições. Ao alto, deitada, de lado, etc.
Além de que dá muito mais estabilidade que qualquer espeto. Uma cana num tripé, é muito mais estável, não está sempre a abanar. Os toques dos peixes são melhor perceptíveis.
Quanto ao tamanho e transporte, Quem tiver canas de 5 metros também deve ter esse tipo de problemas.

O que acontece é que há tripés e tripés e nem todos são bons, práticos e fáceis de usar, mas isso já é outro problema.
Um bom tripé dá para pelo menos duas canas e o seu peso é igual ao de dois espetos.
sz5qbj Escreveu:Volto a referir que só vejo vantagem (e isto é uma opinião pessoal porque já usei tripé e deixei de usar) em usar um tripé em competição, por ser possivel lá pendurar montagens e com acessorios extra até tabuleiro para os iscos, para que tudo esteja à mão e não se perca tempo.
O tempo é algo de precioso.
Numa pescaria se contabilizarem o tempo que perdem ao desembaraçar estralhos, iscar vão verificar que ter uma montagem iscada e pronta a lançar, faz com que tenham a isca mais tempo dentro de água.
Ter as coisas à mão também é uma vantagem. Passar uma pescaria para trás e para a frente, abaixando e levantando, é cansativo e desgastante.
A pesca também é prazer, não é para "matar" o corpo.
Ab
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Tripé ou Espetos

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,
joseafonso Escreveu:Como assim???
Já usou ou teve algum tripé?
Ab
Sim, já usei.

Como disse acho indispensável para quem faz competição e ganha os mecanismos próprios da competição, mecanismos estes que acaba depois sempre por por em prática em cada pescaria.

Ter duas canas no mesmo tripé também não acho aconselhável para a "pesca amadora", pelo menos nos pesqueiros que frequento, ter o ferro a marcar posição é importante, pois a malta não se apercebe, principalmente a noite, que estão duas canas a pescar no mesmo pequeiro e acaba por lançar à nossa frente.

Tem todas as vantagens da competição que o amigo José Afonso já enunciou e quem melhor para dar a sua opinião, mas, na minha amadora opinião não é tão prático, de transportar, de colocar em acção e para quem, como eu, durante uma pescaria vai andando para os lados ora com uma cana ora com outra batendo o pesqueiro.

Atenção! Eu não faço nem vendo espetos :join: (apesar de ter uma serralharia de alumínios :dedos2: )

Cumprimentos,
Roberto
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Tripé ou Espetos

Mensagem por sz5qbj »

Caro José Afonso,

Estamos aqui a prestar opiniões e eu na minha modesta opinião volto a referir que o espeto é mais prático para um o tipo de pesca mais lúdico e amador... não disse que o tripé só se usa em areia ou sitios planos mas sim que é ai que são mais eficazes pois já fui pescar em sitios que nem um quadripé se segurava hehehe. :join:

Seja como for.... volto a referir, num ambito de competição em que ter as coisas à mão para perder o menor tempo possivel, deve-se usar e aconcelho o Tripé, fora isto o tradicional espeto (de aluminio de preferência por causa do peso) é mais prático e económico e se um tripé leva 2 canas 2 espetos satisfazem muito mais pois podemos colocar as mesmas mais afastadas uma da outra :D

Mas lá está... Tripé ou Espeto, vai mais de acordo com a bolsa de cada um do mortal dos pescadores e a finalidade da pesca a que se destina e ao peso / distancia que se tem que carregar a tralha toda.
Responder