Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Escolha de Chumbadas / Correntes no mar"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Pedro1980
Mensagens: 20
Registado: quinta set 12, 2013 8:08 pm

Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por Pedro1980 »

Boa noite a todos!

Lembrei-me de vir pedir algumas opiniões.

Quando pratico Surfcasting por norma pesco com chumbadas quadrangulares de 100 a 125g (mar calmo a normal)

Acham o mais indicado? ou existe mais algum factor a ter em conta?

Quando não tem muita corrente colocam chumbadas redondas/ovais?

Senti recentemente que a acumulação de areia em cima da quadrangular fazia pensar que o peixe estava a "picar", pois com o movimento da corrente e ela enterrada
dava uma falsa sensação. Sugestões?

Já vos aconteceu em determinados momentos apena "picar" peixe-aranha?
Será que não existe mais peixe na zona quando o "aranha" por lá anda?

Aguardo boas partilhas de informação! :D

:let:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por joaonumberone »

o que importa é que a chumbada não corra na maior parte dos casos, há alturas em que convém mover-se quando o peixe está meio escasso.

Basicamente chumbada de:
- piramide segura bem é a mais vulgar em praia
- chumbada torpedo vai mais longe
- bola segura muito bem a correr no anzol pode ser boa a "procurar" peixe (pouco peso)
- torpedo com haste, para quando nada mais resultar, só com linhas grossas

é o pouco que sei.

As picadas do peixe "virtual" dão-se quando não se conhece bem a cana e o local, senão vê-se logo que é falsa.

Os aranhas apanham-se quando não se lança muito longe, pelo menos é a minha experiência, ainda ontem apanhei um :moca:
Avatar do Utilizador
Pedro1980
Mensagens: 20
Registado: quinta set 12, 2013 8:08 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por Pedro1980 »

joaonumberone Escreveu:o que importa é que a chumbada não corra na maior parte dos casos, há alturas em que convém mover-se quando o peixe está meio escasso.

Basicamente chumbada de:
- piramide segura bem é a mais vulgar em praia
- chumbada torpedo vai mais longe
- bola segura muito bem a correr no anzol pode ser boa a "procurar" peixe (pouco peso)
- torpedo com haste, para quando nada mais resultar, só com linhas grossas

é o pouco que sei.

As picadas do peixe "virtual" dão-se quando não se conhece bem a cana e o local, senão vê-se logo que é falsa.

Os aranhas apanham-se quando não se lança muito longe, pelo menos é a minha experiência, ainda ontem apanhei um :moca:
Obrigado pela info!

Realmente ontem e hoje senti mais isso da picada "virtual" daí ter julgado será que não devia usar quadrangular?
Passados 5 minutos de estar no fundo parecia que estava presa, mas após um breve puxão ela desenterrava.

Em relação aos "aranhas" há quem diga que quando estes existem não há outra especie na zona.
Partilhas desta ideia?

Abraço
ljm
Mensagens: 18
Registado: domingo fev 24, 2013 4:19 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por ljm »

as chumbadas tem de ser a teu gosto.aqui na minha zona aranhas sinonimo coroa de areia???
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por joaonumberone »

Pedro1980 Escreveu:
Em relação aos "aranhas" há quem diga que quando estes existem não há outra especie na zona.
Partilhas desta ideia?

Abraço
Não, ainda ontem sairam aranhas e outros como:
Boga (não fui eu :hahaha: )
Baila
linguado
sargo

- quando está a enterrar na areia não uses piramides, bolas e de garras, basta uns torpedos, e até se podem meter mais longe, ou perto claro.
:fixe:
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por sz5qbj »

Isto é errado,

Um aranha não é um predador das especies que pescamos nem mete medo aos restantes peixes hehehe, ja tirei aranhas e asseguir robalos ou sargos... esta informação é na minha opinião falsa.

Quanto às falsas picadas, pode ter a ver com a linha que usas no carreto. Se for multi ou de elasticidade zero vai transmitir à cana tudo o que se passa na agua (corrente, ondulação, rebentação das ondas.... etc) um linha mais elastica e quanto mais longe lanças minimiza isso ou ate elimina mas para cada tipo de pesca ou gosto uma linha à nossa medida (é tema para um livro).

Abraço.

Harish
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por sz5qbj »

Lê este post em relação às linhas caso estejas a usar multi.

http://www.pescador.online.pt/livre/vie ... bb3fc1f94f
Avatar do Utilizador
Pedro1980
Mensagens: 20
Registado: quinta set 12, 2013 8:08 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por Pedro1980 »

joaonumberone Escreveu:
Pedro1980 Escreveu:
Em relação aos "aranhas" há quem diga que quando estes existem não há outra especie na zona.
Partilhas desta ideia?

Abraço
Não, ainda ontem sairam aranhas e outros como:
Boga (não fui eu :hahaha: )
Baila
linguado
sargo

- quando está a enterrar na areia não uses piramides, bolas e de garras, basta uns torpedos, e até se podem meter mais longe, ou perto claro.
:fixe:
Tive esse raciocinio hoje e troquei por torpedos mas com receio de estar errado acabei por usar 90% do tempo quadrangular.

Tens razão, quando está a enterrar sinal que pouca corrente tem e daí se dever usar a torpedo :)

Obrigado.
Responder