Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Escolha de Chumbadas / Correntes no mar"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por NelsonP »

joaonumberone Escreveu:
NelsonP Escreveu: Apanho alguns a 300 mts da praia e algumas vezes anzolam ao recolher :fixe:
Grandes lançamentos :hahaha:

(tou a brincar) :fixe:
:hahaha: :hahaha:
Nota: o pontão têm 500 metros por isso ainda me ficas a dever 200mts :join: :join:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por ffgsoares »

Ó Nelson já estou a ver que andas a lançar pra trás :join: vais até á ponta do pontão e depois zás :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Isto é que está aqui uma açorda :118:

Um abração e tudo a correr de feição por aí :fixe:
malena
Mensagens: 168
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por malena »

Em relação aos agueiros eles correm e muito para fora.
Nas chumbadas existe um modelo, o chamado bico de pato, que já aguenta algum arrasto e lança muito bem, ou seja, consegue-se um equilibrio que muitas das vezes é o suficiente.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por NelsonP »

ffgsoares Escreveu:Ó Nelson já estou a ver que andas a lançar pra trás :join: vais até á ponta do pontão e depois zás :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Isto é que está aqui uma açorda :118:

Um abração e tudo a correr de feição por aí :fixe:
:hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por ffgsoares »

Ó malta boa, então um gajo chega ao pesqueiro, se o conhece, basta ver o mar e já sabe que chumbada vai usar, se não conhece, lança com uma chumbada de torpedo e vê o resultado, se aguenta as pescas, se corre e pára ou, se corre e em cinco minutos está tudo atravessado, aí muda para uma pirâmide e volta a ver o resultado após o lançamento, se entretanto o mar mudar volta a colocar um torpedo que sempre é melhor de recolher e lança melhor.

Um gajo leva duas canas, logo, levo 4/5 torpedos de 150 e 4/5 torpedos de 160, 4/5 pirâmides de 160 e 2/3 esferas de 140, 2/3 torpedos especiais para umas tentativas diferentes, mesmo assim já viram o peso, depois as costas é que pagam :join:

Não vejo assim tanta dúvida no tipo e peso das chumbadas a levar e usar na pesca, até quanto ao ganhar metros (para mim os torpedos voam mais que qualquer outra chumbada), por vezes estamos a lançar á maluca lá prá Berlenga e o peixe anda ali aos nossos pés :join: , claro que um bom lançamento é aquele que coloca a pesca numa zona que pensamos ser a melhor para uma boa captura, invariavelmente se é para longe ou perto.

Já tenho estado á pesca e como é hábito lanço sempre para longe (pra mim :118: ) e a outra malta que está comigo a lançar 40 metros e a tirar peixe, depois tenho de mudar para ver se saco um peixinho :moca:

Boas pescarias a todos :fixe:
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por mcll »

Soares, as esferas são para colocar a correr na madre ou são esferas com haste ? E quais são as "torpedos especiais" ?
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por Rider »

malena Escreveu:Em relação aos agueiros eles correm e muito para fora.
Nas chumbadas existe um modelo, o chamado bico de pato, que já aguenta algum arrasto e lança muito bem, ou seja, consegue-se um equilibrio que muitas das vezes é o suficiente.
Têm alguma foto dessa chumbada que possa colocar?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por joaonumberone »

Das que experimentei uma das que aguentam melhor são as bolas com haste, usei umas que têm cerca de 140/150 (é esse peso não é Soares?)

tens de me emprestar esse molde de fazer bolas ok? se formos este fds leva.
Responder