PESCA de INVERNO

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"PESCA de INVERNO"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Luciano Santos
Mensagens: 87
Registado: quinta jul 26, 2012 2:36 pm

PESCA de INVERNO

Mensagem por Luciano Santos »

Boas,
Sei que está um pouco fora de época :join: mas estava fazendo uma revisão aos mails e encontrei este texto que foi feito para se publicar numa revista. Resolvi deixar aqui para todos nós.
Dicas da pescar de Inverno

1- Atenção ao material!
O inverno é pródigo em situações que colocam o nosso material à prova. Seja em condições de mares com muita força, lixo, algas ou tudo o resto que possa aparecer no outro lado da linha, o nosso material deve estar em perfeitas condições para que tudo corra na melhor forma possível. O estado das canas e respectivos passadores, os carretos, as linhas e tudo o resto deve ser alvo de uma revisão atenta e cuidada com a respectiva substituição de tudo o que não está pronto para os “combates invernais”.
2- Condições meteorológicas Vs Pesqueiro
Quando compreendermos esta dicotomia temos meio caminho andado para fazer grandes pescarias de Inverno. Para tal devemos conversar com os mais entendidos que muitas vezes não são os que passeiam as grandes canas e os excelentes carretos mas sim aqueles que dedicaram toda uma vida ao mar e conhecem-no com a palma das suas mãos. Aqueles que sabem que esta ou aquela direcção de vento vai fazer o peixe entrar em acção na procura de alimento. Mas sempre ouvi dizer por aqui no Sul: “Com Norte ou Leste, não cace nem pesque”…
Já agora, se se pensa que só no tempo de escola se tiravam apontamentos estamos enganados! Devemos sempre que possível tirar o máximo de conclusões das nossas saídas de pesca para realmente entendermos os nossos pesqueiros e a sua rentabilidade com determinadas condições meteorológicas.
3- Maior distância não significa maior exemplar! No Inverno não descarte os primeiros metros …
As melhores pescarias no Surfcasting fazem-se maioritariamente de Inverno (exceptuando a dourada que possa fazer-se sentir em alturas do ano mais quentes) e normalmente os grandes robalos “encostam” nesta época mais fria dando seguimento ao seu ciclo reprodutivo juntamente com sargos de porte considerável que também procuram o alimento posto a descoberto pela força do mar de Inverno.
Os primeiros metros escondem muitas e belas surpresas no que aos robalos respeita, pelo que numa situação de pesca com duas canas apostava sempre numa a sondar a faixa dos 10-40m com uma boa iscada. Já os sargos procuram a faixa imediatamente anterior à linha onde a onda rebenta e revolve o fundo, não negando um belo fundão onde a força da corrente deposite toda a “comedia”.
4- Leve um amigo
Já não é a primeira vez que vejo o mar surpreender até os mais atrevidos… e o mar de Inverno infelizmente é fértil em surpresas.
Nas suas pescarias de Inverno vá com um amigo e organizem o vosso posto de pesca calculando de forma “grosseira” o local onde colocar as vossas coisas. Normalmente as saídas de pesca invernais devem efectuar-se com o mar bem mexido e por vezes somos surpreendidos por aquela onda que lava toda a área onde estamos.
5- De noite, cuidado redobrado…
Quando as condições permitem as noites de Inverno são fenomenais mas o que anteriormente se referiu quanto à companhia, se pescarmos de noite teremos de juntar as baixas temperaturas, a humidade, falta de luz e consequente incapacidade de observar o ritmo das ondas e o seu possível alcance. Recomenda-se então que, para além de acompanhado vá com vestuário e calçado adequado. Hoje em dia tanto as marcas de material de pesca como as grandes superfícies especializadas em desporto possuem várias opções devidamente estudadas e adaptadas que nos ajudarão a suportar as noites de Inverno. Este é um campo ao qual devemos dar tanta atenção como ao material que temos na mão para trazer o tal peixe para casa.
Em acção de pesca, evite apontar a luz para a água tanto no combate com o peixe ferrado como no tempo de espera, pelo que se recomenda que o local seja o menos iluminado possível de forma a que o peixe que ande ali nos primeiros metros não desconfie.
6- A “pesca” não pára !!! O que fazer ???
Este é um problema com o qual nos deparamos muitas vezes e para o qual poderemos ter algumas soluções que ajudarão a fixar um pouco mais a nossa pesca. Aqui ficam algumas:
- Não utilize canas muito duras, a cana que mais ajuda a fixar a pesca é aquela que a ponteira acompanha o movimento das ondas. Canas duras arrastam a chumbada e dificultam a fixação da pesca.
- Privilegie chumbadas pirâmides de 4 faces (estas chumbadas têm um grande poder de fixação);
- Depois de lançar não estique logo a linha. Deixe a chumbada procurar a posição certa e depois fixe. Uma acção antecipada pode ser suficiente para a pesca já não parar.
- Estique a linha qb… Quanto mais esticada estiver a linha, menos margem terá todo o conjunto para vencer o poder do mar.
- Em caso de muita corrente lateral, baixe o diâmetro da linha do carreto dentro do possível e verifique o volume das iscadas de forma baixar o atrito dentro de água. Nestes casos os lançamentos longos são de evitar, uma vez que quanto mais linha estiver dentro de água mais resistência vai fazer e menos poder teremos para fixar a nossa pesca (não se esqueçam dos primeiros metros…)
7- Aposte em iscadas generosas e de qualidade.
Os bons exemplares querem-se com boas iscadas! Uma iscada generosa e bem feita de navalha, sardinha, choco, caranguejo, raio/bucho de polvo ou salsicha poderão dar-nos o prémio merecido. Aposte em iscas frescas que em certos casos e comparadas com a variante congelada são fundamentais no resultado final de uma saída de Inverno.
8- Experiências?!?!? Não, obrigado!
Pescar no inverno não é compatível com experiencias em material. É época de pescar com o que nos dá mais confiança e sempre nos deu garantias. Ninguém sabe quando o “cabeçudo” vai entrar à nossa isca. Nas linhas então, o caso torna-se flagrante uma vez que nem todas têm a mesma resistência ao nó, mesmo que a suposta resistência linear que é “largamente” anunciada pelos rótulos, nos faça pensar o contrário. Por isso, não facilite: pesque com material da sua confiança.
9- A eficácia da simplicidade… Sem tretas!
Vamos lá esquecer a missanga X, a cor Y, o fio Z… A pesca é simples e de Inverno ainda mais. Uma montagem de 1,2m com dois anzóis ou uma com um só estralho de 1,5m a 2,5m dependendo do estado do mar são, na minha opinião as mais eficazes na procura de bons exemplares na pesca de Inverno (isto se respeitarmos as iscadas generosas). Apenas devemos ter atenção ao diâmetro e comprimento dos estralhos e aqui não devemos falhar…Uma vez que os exemplares podem ser de bom porte pesquem com diâmetros generosos e vale a pena lembrar que mais vale um estralho curto a trabalhar bem que um comprido que vem todo “enleado”. Em condições de mares de Inverno a preferência por linhas mais rijas especialmente em fluorcarbono é fundamental. A rigidez deste material elimina muitos dos problemas que possam surgir.
10- Também se “pesca em casa”…
Aproveite os dias impossíveis para a pesca para fazer os “trabalhos de casa”:
- Verifique os primeiros metros de linha do carrete que são os que estão sujeitos a um trabalho mais forçado.
- Refaça todos os nós;
- Aproveite para limpar a caixa de pesca e repor o que está a em falta;
- Limpe e examine todo o material de forma a aumentar o tempo de vida do mesmo e garantir que no próximo combate, ele não lhe vá deixar mal e fique apenas com mais uma história daquelas que ninguém vai acreditar: “Naquele Inverno tive o peixe da minha vida mas...”.

Esta é apenas a minha opinião mas seguramente muitos de vós terão outras diferentes...

Ab
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: PESCA de INVERNO

Mensagem por Panca »

Muito bom companheiro, obrigado pela partilha :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: PESCA de INVERNO

Mensagem por Rider »

Muito bom. :fixe:
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: PESCA de INVERNO

Mensagem por Trophy_Master »

Muito bom texto
obrigado pela partilha :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: PESCA de INVERNO

Mensagem por NelsonP »

:fixe: :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: PESCA de INVERNO

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Obrigado pela partilha, dum texto onde podemos ler conselhos amigos de todos nós, para além de se manter a simplicidade na pesca.

Para terminar que venha o próximo, pode ser o da "Primavera" :fixe:

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: PESCA de INVERNO

Mensagem por ffgsoares »

Bons conselhos e fáceis de pôr em prática, vamos lá a encaixar a "coisa" na tola :join:

Bom texto, é uma óptima partilha, muito bom !

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: PESCA de INVERNO

Mensagem por joaonumberone »

Muito bom, agora é como andar na universidade, os professores ensinam mas os alunos são obrigados a melhorar para isso têm de puxar pela cabeça :fixe:
Responder