Pesqueiros na areia - 2

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesqueiros na areia - 2"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Pesqueiros na areia - 2

Mensagem por Ramiro »

Nesta 2ª parte, vou tentar ajudar a localizar bons spots em zonas mistas de pedra e areia.
Não nos esquecendo de tudo o que falámos na 1ª parte (pesqueiros em areia), temos aqui ilustrado um pesqueiro de areia e pedra. Bons pesqueiros, pois constituem não só uma excelente despensa onde as diversas espécies procuram comida (mexilhões, lapas, ouriços, caranguejos, etc) como também oferecem abrigo dos predadores, os quais também aproveitam estas zonas, que proporcionam óptimos locais de emboscada (sendo portanto bons spots para corrico de costa... mas isso são outros quinhentos).
Todos os locais assinalados com setas a negro são aconselháveis. Dependendo da distância a que se encontram da margem, do seu tamanho e da sua profundidade, os locais assinalados com a letra “A” costumam proporcionar excelentes resultados devido ao abrigo que proporcionam (principalmente na enchente) bem como da acção do fluxo e refluxo das águas (principalmente se a pedra aflorar a superfície e criar espuma, “lavando” alguma comedia que os peixes por baixo esperam que caia).
Os locais assinalados a vermelho, embora também bons, são de evitar na pesca de fundo, pois como se torna evidente, serão um cemitério de material.
Conforme as distâncias entre pedras, também varia a precisão do lançamento. Quanto mais próximo da pedra, melhor, embora não seja obrigatório. No entanto, esta situação explica às vezes porque é que o parceiro do lado tira 10 sargos e nós só tirámos 5.
Finalizando esta 2ª parte e como já mencionei, estas condições não se isolam de tudo o que já foi dito 1ª parte (pesqueiros em areia). Poderemos ser confrontados com um pesqueiro verdadeiramente misto, com bastante espaço entre pedras, em que terão de ser observadas as condições aqui descritas e amassá-las juntamente com fundões, croeiros, etc.
Anexos
Pesqueiro misto
Pesqueiro misto
Pesqueiro2.JPG (33.5 KiB) Visto 4384 vezes
Última edição por Ramiro em domingo mai 07, 2006 9:25 am, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Amigo Pexe,
Podes dar uma olhada num post que coloquei nesta secção sobre a pesca às Douradas.
Quanto aos Robalos fica para breve, ok?
Entretanto, vai pescando, praticando, pensando e tentando, que os resultados aparecem.

Ah, outra coisa... esquece o epíteto de mestre que isso é coisa de sôtores e outros que tais da nossa fauna ibérica. :wink:
Responder