"Os ventos, sua influencia nos peixes e..." por A.Simões

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
""Os ventos, sua influencia nos peixes e..." por A.Simões"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

"Os ventos, sua influencia nos peixes e..." por A.Simões

Mensagem por Ramiro »

A minha técnica "mãe" na pesca é a pesca ao fundo, modernamente conhecida por surfcasting. Como todos sabemos, as condições meteorológicas tem importância vital no que pode ser ou não uma boa sessão de pesca. Todos temos as nossas ideias, umas formadas pela nossa experiência e conhecimento dos pesqueiros favoritos, outras adquiridas por "herança" familiar ou partilha amigável. Existem sempre nuances que variam de zona para zona mas existem também uma série de "normas" gerais às quais devemos dar atenção e que muitas vezes explicam os bons e maus resultados conseguidos. Quantas vezes em dois dias consecutivos obtermos resultados completamente diferentes, apesar de condições semelhantes (mas por vezes não exactamente iguais). Como saber não ocupa espaço fui "desenterrar" este tópico excelente, escrito também pelo excelente António Simões e que explana de uma forma brilhante esse conjunto de normas gerais apropriadas à costa ocidental e pelas quais nos podemos orientar ou ajudar-nos a tomar algumas decisões. É claro que bom mesmo é estar à pesca mas se pudermos inclinar um pouco o campo a nosso favor... :fixe:
Boa leitura e boas pescarias. :fishcool:

Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores...

O n/comportamento como pescadores e o dos peixes é influenciado por diversos factores, que todos sabemos sobejamente que vão desde o clima,temperatura da agua, luminosidade, salinidade da agua,pressões atmosféricas, tonalidade,correntes marinhas, estações do ano, fases lunares, movimentações de areia, grau de zooplancton na agua versus cadeia alimentar, mas.. . o que me despertou comentar este tema tão sensivel é de que só no ano de 2228 terei novamente as festas do nosso Senhor de Matosinhos nesta data de 13 de Maio de 2008 e com ela por tradição as suas violentas nortadas ou noroestes que durarão segundo a tradição de 3 , 6 ou 9 dias consecutivos... Afinal a tradição ainda é o que é, mas porque isto acontece???
Afinal como pescadores e os peixes também estamos dependentes da graciosidade lunar (o inicio da primavera coincidir com uma lua cheia logo a seguir ) e logo os ventos se anteciparem um mês mais cedo( por norma as nortadas são em junho)

Todos os ventos fortes são geralmente maus sobretudo quando se orientam perpendicularmente no sentido da costa, como a n/costa tem diferentes ventos em função, das n/ zonas geograficas, torna-se dificil harmonizar, as diferentes opiniões, de todos os n/pescadores desportivos, e como no País temos a costa ocidental e a costa sul do barlavento e sotavento algarvio, apenas poderemos comentar que qualquer pescador é capaz de dizer que pescou com qualquer vento um peixe...., é verdade tambem os pesquei, mas apenas existem dois ventos que pelos anos em que pesco acabei por desistir de ir ao mar...E isto pode não se aplicar aos pescadores de barras, marinas ou portos, assim como estes ventos podem influenciar uma ou mais espécies e não influenciar outras, pelo que não há verdades absolutas na pesca, pelo que qualquer pescador de costa compreenderá e lerá este tema se o achar de interessante e discutivel se se adaptar ás suas caracteristicas locais fisicas e tipo de pesca praticada e espécie a capturar.
Como só capturo robalos, alguns sargos ocasionalmente, afirmarei que estes são os ventos bons, médios e mediocres para a espécie que apanho na minha zona em costa aberta sujeita aos ventos predominantes, que se aplicarão tanto para pesca com buldo ao corrico, ao fundo e boia.

Os ventos maus :

O vento de oeste, quando sopra na n/cara de frente, traz sempre baixas pressões dos Açores, traz aguaceiros e vento frio, a agua esbranquece, e o mar parece que fica vazio de vida marinha. Nesta posição sopra horas não ultrapassando um dia inteiro, por norma irá rondar a noroeste para limpar a superficie frontal. A presença de peixe nestas situações diferirá de zona, pois no norte de Espanha, com maior quantidade de peixe, já efectuei boas capturas em determinados pesqueiros onde a posição deste vento ajuda o mar a trabalhar, onde por norma o mar com outros ventos de outros quadrantes não ajuda nada.

O vento de noroeste, este terrivel vento que encarniça o mar , turvando-o dias seguidos, com fortes rajadas, levantando o mar, escurecendo-o, arrancando os limos, arrefecendo as aguas, impraticavel para qualquer tipo de pesca.
A partir de Maio , por vezes em fundões abrigados, com esta carneirada no mar, mesmo em aguas tapadas e barrentas de dia, surtem alguns cardumes de sarguetas juvenis, douradas e robalotes, mas as condições são péssimas para se aguentar estes ventos fortes a moderados horas seguidas, pelo que o prazer de pescar é sofrivel.

A seguir temos todos os ventos bons ,menos bons e asim assim, vou começar por desfazer alguns mitos:

Vento de leste " Nem caça Nem pesque"

Para quem vai passar o dia á praia, durante o dia , ou o pescador domingueiro, apanhar com um vento destes," é dar banho á minhoca", conforme se diz na giria popular, porque alisa o mar tornando-o transparente, vendo-se o fundo, excelente para quem mergulha.
Mas de noite a conversa é outra, este vento ajuda os corricadores a lançar mais longe, na crista das vagas que se dobram sobre si mesmas, torcendo-as, alisando-as e a agua com
com uma noite escura a ajudar, está no ponto de transparencia, ideal para os robalos atacarem as amostras, a vida animal acorda, tornando o mar novamente num caldeirão cheio de vida!!
De realçar que nas mudanças de equinócio, o vento leste de outono e inverno, não clareia a agua , mas a turva. Esta maxima é de aproveitar, pois se o mar tem força, o vento leste ajuda a acalmá-lo, e podemos aproveitar para pescar de dia e de noite, conforme a disponibilidade de cada um e preferencia e método de pesca.

Vento de nordeste : Este vento tem umas caracteristicas especiais, normalmente sopra nos meses de frio, de inverno, geralmente secos, com baixas temperaturas e resistir a este vento de noite na praia, algumas horas fica-se no limite do suportavel, sao ventos trazidos da serra, pelo que pescar de dia com aguas mais tapadas e o sol a aquecer-nos, pode- nos trazer algumas alegrias.

Nortada: vento rijo, se enrigece da parte da tarde, fica descontrolado, prolongando-se durante a noite, por vezes não parando, quando acalma é praticavel a pesca ao fundo.

Norte : Este vento é n/amigo, espera-se pelo cair da noite , a agua está branquinha,o vento vai desaparecendo com o passar das horas, a noite fica mais estrelada, e sao dias assim ideais para qualquer tipo de pesca.

Convem realçar que qualquer vento soprando com rajadas nao são bons para nada, os ventos querem-se fracos e moderados a cair para fracos, nunca o contrario.

Ventos do quadrante sul :

Sao todos geralmente bons , porque aquecem as aguas,limpando-as, trazendo comedoria, faz com que o peixe se aproxime mais da costa, e se for um vento sul fraquinho com um ceu nebulado tanto é bom para de dia como de noite, sendo este vento o ideal para excelentes capturas.Um vento destes que sopra anunciando mudança de tempo , nublando-o com o adiantar das horas é pronuncio de excelentes pescarias

Sul moderado a forte: Nunca gostei deste tipo de vento . Não sei porque razão, mas quando sopra com intensidade clareia a agua de tal forma,amansando-o, que mesmo que vá lá de noite , não sinto vivalma....Uma vez presenciei o comportamento das espécies neste vento quando observei um mergulhador a sair da agua com dificuldade e mar manso na preia mar, afastado da sua viatura mais de 1 km... Trazia uma corda cheia de peixe, sargos imensos e robalos, e para meu espanto quando o indaguei se tinha mergulhado muito fundo na preia mar para os apanhar, este me respondeu que nos cabeços a mais de duzentos mtos da costa , o mar fervilhava de peixe nas pontas ilhadas á superficie(!!) comendo os mexilhões e percebes os sargos , e os robalos rondando em circulo, que jamais mergulhou(!!) apenas atirando á sorte que vinha sempre um peixe(!!). Na zona intermareal ao alcance das nossas canas , não tinha visto um unico peixe .......

Quando ronda a sudoeste , está tudo estragado outra vez , no primeiro dia quando o vento é suportavel, ainda se pesca, com boas capturas depois ao segundo dia e ao terceiro é vendaval com o mar estragado, fica impraticavel esperando-se que a borrasca passe e o mar nos dê aquilo que quiser dar....
Aproveita-se para pôr a escrita em dia, arranjar o material, escrever, e acima de tudo contar que peixes , pesca e pescadores, sofrem do mesmo. A influencia das condições fisicas,gravitacionais nas nossas vidas e comportamentos...

Até que o vento passe.

Um abraço
António Simões


Ligação ao tópico original:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=7&t=2665
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: "Os ventos, sua influencia nos peixes e..." por A.Simões

Mensagem por Panca »

Muito interessante Ramiro :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: "Os ventos, sua influencia nos peixes e..." por A.Simões

Mensagem por ffgsoares »

Ó Ramiro, por acaso já tinha lido este artigo e acho que está muito bom, tem uma leitura tal como o artigo diz, ao vento e a sua influência na pesca, por acaso é das situações que mais me "irrita" :join: , não gosto de pescar com vento, é pá, mais de 18/20 km-h, já fico de pé atrás, sabes como comecei a ver isso, ás vezes ia para a praia de Sta Rita, ali a norte de Sta Cruz, ao pé do Porto Novo/Vimeiro, procurava ver sempre se os tipos do parapente lá estavam a voar, e não é que resultava, e eles só voam ali com vento ao máximo de 23 km-h.

Depois se está o noroeste, sabes como é, a linha a fazer uma grande fola, é o que chamamos aqui, aquela curva que depois começa a apanhar as ondas e fica uma pesca difícil de praticar.

Este artigo está porreiro mas, por vezes o vício é tanto que um gajo vai na mesma, mesmo com condições más. :let:

Um abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: "Os ventos, sua influencia nos peixes e..." por A.Simões

Mensagem por Trophy_Master »

excelente
Muito útil :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: "Os ventos, sua influencia nos peixes e..." por A.Simões

Mensagem por Ramiro »

ffgsoares Escreveu: Este artigo está porreiro mas, por vezes o vício é tanto que um gajo vai na mesma, mesmo com condições más. :let:
Essa é que é uma grande verdade. E por vezes até aparecem algumas surpresas. :119:
O artigo do Simões apenas propõe e sumariza um conjunto de situções onde as probabilidades melhoram. De uma ou outra forma, todos temos uma ideia sobre este assunto.

Abraço. :beer:
Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: "Os ventos, sua influencia nos peixes e..." por A.Simões

Mensagem por FOREVERLION »

Bom dia Ramiro,

Para iniciados como eu todos os conhecimentos são de aproveitar, e este doc está bem feito.
Obrigado pela sua publicação! :beer:

cumps
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: "Os ventos, sua influencia nos peixes e..." por A.Simões

Mensagem por NelsonP »

Mas que excelente artigo =D>
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: "Os ventos, sua influencia nos peixes e..." por A.Simões

Mensagem por ffgsoares »

Ramiro Escreveu:
ffgsoares Escreveu: Este artigo está porreiro mas, por vezes o vício é tanto que um gajo vai na mesma, mesmo com condições más. :let:
Essa é que é uma grande verdade. E por vezes até aparecem algumas surpresas. :119:
O artigo do Simões apenas propõe e sumariza um conjunto de situções onde as probabilidades melhoram. De uma ou outra forma, todos temos uma ideia sobre este assunto.

Abraço. :beer:
Já agora como a malta voltou a este tópico acabo por responder ao Ramiro.

Claro que o artigo do Simões é um artigo que nos faz reconhecer as varias situações de vento e o que ele pode influenciar a nossa pescaria, (a malta quando pode vai e por vezes até nem se reúnem as melhores probabilidades de capturar, mas vai), neste caso trata-se de escolher um dia ou noite que reúna as condições que se julga adequadas e, se observarmos os ventos e os seus quadrantes podemos daí tirar o proveito adequado na jornada.

Esse (o vento) é um dos fatores, depois temos de observar outros, a lua, a maré e o tipo de pesqueiro onde vamos pescar.

Estou em casa e já com saudades de uma pescaria, vamos ver se esta semana o raio do vento dá tréguas :join:

Fica bem, um abraço :fixe:
Responder