Pesqueiros na areia - 1

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesqueiros na areia - 1"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Ramiro »

Olá.
Se te disseram que só se engoda na pesca embarcada, ou estão a mangar contigo ou não percebem nada da poda. :roll:
No surfcasting puro e duro, não se engoda. Mas em condições específicas, em que um determinado pesqueiro mostre feição, por exemplo a robalos, pode fazer-se uma pesca a engodar e com lançamentos muito curtos (chamada cagadinha). É uma pesca de fundo mas não se pode chamar propriamente surfcasting. Já na pesca à bóia, o uso de engodo é quase um material de pesca obrigatório. Na pesca de águas interiores (doce), o uso de engodo em diversas técnicas é essencial. Portanto, como podes constatar, nem só na pesca embarcada com barco fundeado se recorre à ajuda do engodo. :wink:
Avatar do Utilizador
carekapt
Mensagens: 856
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por carekapt »

Ramiro Escreveu:Olá.
Se te disseram que só se engoda na pesca embarcada, ou estão a mangar contigo ou não percebem nada da poda. :roll:
No surfcasting puro e duro, não se engoda. Mas em condições específicas, em que um determinado pesqueiro mostre feição, por exemplo a robalos, pode fazer-se uma pesca a engodar e com lançamentos muito curtos (chamada cagadinha). É uma pesca de fundo mas não se pode chamar propriamente surfcasting. Já na pesca à bóia, o uso de engodo é quase um material de pesca obrigatório. Na pesca de águas interiores (doce), o uso de engodo em diversas técnicas é essencial. Portanto, como podes constatar, nem só na pesca embarcada com barco fundeado se recorre à ajuda do engodo. :wink:

Ramiro, penso que a duvida do Andr3_Magnata se relacionava com a legalidade da coisa e não com a parte técnica...eu penso ter lido legislação que impedia o uso de engodo na pesca apeada...mas como leio e oiço muita coisa, às vezes não me recordo se li mesmo ou se ouvi dizer o "disse que disse..."
Pelo menos iria de encontro ao que uma vez vi, um pescador numa rocha mais acima a esmagar sardinha num balde e a joga-la à agua, sempre meio refundido (com aquele ar suspeito de quem está a fazer algo que não devia :oops: )...e a malta que estava à volta depois a agradecer entre sorrisos manhosos :join:

cumps,
carekaPT
Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Andr3_Magnata »

Nao, nao era ligado á legalidade.
Eu sei que em aguas interiores se engoda. Quando falei que so se engodava no barco, estava a falar na pesca oceanica, ate porque ja pesquei muitas vezes á carpa e quando o faço, engodo. :hahaha:

Agora, o que me disseram é que no mar, na costa/surfcasting/apeada] nao se engodava. Nao por questoes legais, apenas porque nao.

Será que, caro Ramiro, me poderia dar umas luzes sobre esse mesmo assunto?
Quando e porquê estará o pesqueiro propicio? Qual o engodo a utilizar?

Desde que esta questao me surgiu que para mim faz algum sentido engodar na costa, mas o pessoal mais batido era tudo "nunca ouvi falar de tal" ou "para que?? a maré leva tudo, é um desperdicio". E pronto, como eles sao os sabios e eu o aprendiz, nao levantei mais a lebre. E graças a este forum, la consegui expor a minha questao de novo. :fixe:

Agora, quando me falou que se engoda na pesca ao robalo, ate me fez um calafrio. :hahaha:
Como eu gosto de robalo. :hahaha:

Se pudesse responder ás minhas perguntas, seria optimo.
Abraço

PS: tenho utilizado o post inicial como referencia e infelizmente ainda nao consigo perceber muito bem o mar. :pau:
Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por ruibaco »

Olá,

Na pesca em pesqueiro na areia também se pode e deve engodar. Já vi artigo publicado em revista de pesca. Engodar em pesqueiros na areia requer essencialmente que estejamos a pescar com um mar calmo. Normammente também é preciso alguma moderação para evitar "escaldar" o pesqueiro.

Boas pescarias
Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Andr3_Magnata »

Eu já fiz algumas procuras pela Net e ainda nao encontrei nenhum artigo a falar de engodo em surfcasting.
Pedia entao, aos entendidos, que me elucidassem nesse assunto, pois é da minha vontade iniciar-me nessa arte.
Abraço
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por drpauloalmeida »

Cof Cof Cof

http://www.pescador.com.pt/veTopico.php?id=4&ini=0

não tem que agradecer :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Andr3_Magnata »

Fantastico!
Ainda nao tinha explorado o antigo forum. :fixe: :fixe:
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por portista »

Boa noite,
A explicação está muito bem conseguida, parabéns ao autor! Todavia há uma coisa que é dificílima compreender que é como se pode observar isso no pesqueiro. Por acaso ninguém consegue a partir de uma foto da net explicar por favor?

Cumprimentos
Responder