Pesqueiros na areia - 1

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesqueiros na areia - 1"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por ruibaco »

Olá,

Não percebi muito bem como é que se vêm as características dos pesqueiros de areia. Devemos observá-los na Baixa Mar ou é pela tonalidade da água e a rebentação que podemos concluir as suas características?

Boas pescarias
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Ramiro »

ruibaco Escreveu:Olá,

Não percebi muito bem como é que se vêm as características dos pesqueiros de areia. Devemos observá-los na Baixa Mar ou é pela tonalidade da água e a rebentação que podemos concluir as suas características?

Boas pescarias
São todos esses factores (e por vezes mais alguns) conjugados. Nada como uma observação atenta e, com as luzes que tentei passar, tentar decifrar o comportamento do pesqueiro. Mas havendo alguma(s) dúvida(s) em concreto, sendo colocada(s) tentarei ajudar o melhor possível. Claro que, nada melhor do que "estudar" a coisa ao vivo.
Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por ruibaco »

Oi Monitor Ramiro,

Lá estudar estudo, (já li mais de 10 livros técnicos de Pesca), praticar é que é pior. Este ano vou na 4ª tentativa . Balanço, 3 grades e (3 sarguetas, 1 com medida, todas devolvidas, Pesca à boia na Nazaré.)
A minha técnica de lançamento é mediocre e tenho pouca força de braços, deste modo lanço curto. Cerca de 50 m. O lançamento sai-me muito em altura e pouco em comprimento.
Basta a ondulação do mar estar a cima do 1,5 m para não conseguir fixar a chumbada e não conseguir pescar.
Ainda ontem (13/07/2008) estive em S. Pedro de Muel a tentar e desisti de ter o anzol na água, aproveitei o tempo para teinar a iscar com os camarões do Pingo Doce que o Administrador Paulo Santos recomendou e limpar o carreto dos grão de areia.
Foi tempo bem empregue porque fiquei bastante bem disposto.

Boas pescarias.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Ramiro »

Não sei que material de surfcasting possuis mas, para fazeres um lançamento médio (entre 70 e 80 mts) quase não é preciso esforço, mesmo com material médio/baixo. Só com o balanço da cana se alcança essa distância. Dizes que o lançamento te sai muito em altura, é porque libertas a linha muito cedo, e assim a energia que devia impulsionar a chumbada na distância é gasta/utilizada/consumida a levá-la ar acima, para a estratosfera. Quando vais lançar, procura fixar o olhar a cerca de 40 a 45º relativamente ao horizonte, e é nessa direcção que vais querer arremessar a chumbada. Pratica, pratica muito, o mais que puderes, não utilizando demasiada força, aperfeiçoando sim o movimento e o momento certo de libertar a linha. Vais ver que terás bons resultados.
Agora outro assunto: nem sempre é preciso lançar muito para se apanhar peixe. Conforme as condições do pesqueiro, muitas vezes bastam lançamentos curtos para os capturar e tens a prova disso mesmo graças às capturas feitas pela malta que pratica corrico e spinning. 8)

Cumprimentos p'raí.

p.s. Limpar o carreto e cana também é preciso. :wink:
claudio aleixo
Mensagens: 9
Registado: segunda jul 05, 2010 11:22 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por claudio aleixo »

Muito bom post, obrigado pelo exclarecimento :beer:
ruiromeu
Mensagens: 35
Registado: sábado mai 28, 2011 8:04 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por ruiromeu »

e como se pode identificar isso tudo por cima da agua?
há algumas cores q o mar apresente ,ondulação,etcc?
abr
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Ramiro »

ruiromeu Escreveu:e como se pode identificar isso tudo por cima da agua?
há algumas cores q o mar apresente ,ondulação,etcc?
abr
Tudo o que disse serve para identificar as situações. Isso e mais algumas nuances. É difícil falar do assunto aqui. Tente observar de uma zona alta e estude. Observe as zonas nas marés vazias e depois nas cheias. A pouco e pouco verá e compreenderá os comportamentos das águas. Não é muito fácil, mas a observação é vital.
Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Andr3_Magnata »

Boas, referiste "engodar" e pelo que percebi este topico é sobre pesqueiros na costa, certo? Portanto, engodas na pesca á costa? É que eu ainda tenho pouco tempo de Surfcasting e uma das perguntas que fiz ao pessoal mais velho que me acompanha foi essa e todos eles me disseram que só se engoda no barco.
Aguardo resposta.
Abraço
Responder