Pesqueiros na areia - 1

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesqueiros na areia - 1"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Ramiro »

ffgsoares Escreveu:Na impossibilidade de pescar para lá da rebentação formada pela coroa, que é onde mais gosto de pescar também costumo tentar as abas da coroa, na verdade não costumo fazer caso/olhar muito para essa questão do correr do mar, a não ser que seja forte o arrastar das pescas mas, agora é mais uma situação que vou pôr em prática e observar os resultados.
Bela dica :join:
Um abraço ó Ramiro :fixe:
Soares, companheiro. Tudo bem por aí?
Pois, essa pesca para lá da coroa é mais vulgar aí para os teus lados. Os grandes areais de pouca ou nenhuma pedra criam invariavelmente esse tipo de pesqueiros e obrigam-nos a puxar pelas aduelas para colocar a pesca onde queremos (nem sempre). As longas coroas vão apenas mudando de sítio, ora mais a Sul ou a Norte, ora mais ou menos perto de terra ou pelo contrário. E pescar na aba paralela à praia é a técnica mais usada, de preferência na aba de fora, já que o peixe predador normalmente patrulha essa zona onde a onda enrola antes de rebentar e arrufa o fundo remexendo a eventual comedia que por lá exista. Apesar de ser uma situação diferente da discutida anteriormente, o peixe continua a comer contra-corrente, respeitando o mesmo sentido. A lógica é evidente. Vou dar outro exemplo a que nem toda a gente teve/tem acesso mas, se explica a si mesmo. Numa pesca de chumbadinha aos Sargos a partir de uma embarcação (ou não), lança-se quando o mar faz escoa rente às pedras. Se pensarmos, essa água a fazer escoa (o momento que o mar respira antes de arremessar outra vaga) está a fazer uma corrente a afastar da pedra e quiçá a arrancar comedia da pedra. É quando o peixe "ataca". A partir do momento que a corrente inverte, o peixe afasta-se para não ser empurrado sem escapatória contra as ditas pedras. É tudo lógico. Portanto, nem tudo o que agrada aos nossos olhos, eventualmente agradará aos peixes. E vice-versa.
Mais capítulos se seguirão, decerto. A conversa está boa, só não posso prometer participação sempre pronta.
Abraço a todos. :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por ffgsoares »

Em todas as circunstancias e com todas as espécies (penso eu) a situação que descreves, o comer contra a corrente, é uma realidade, até os peixes não predadores se alimentam contra a corrente, mesmo quando eles próprios se deslocam para criar esse efeito de corrente.

É na verdade uma situação, uma observação a reter e explorar por todos nós e tirar ilações.

Um abração :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por ffgsoares »

Já agora vou aqui colocar umas imagens de umas coroas num spot onde costumava pescar, de observar que só a coroa na zona de rochas é uma coroa permanente, todas as outras mudam consoante as grandes marés (lua cheia/lua nova) arrastam as areias e as depositam noutros locais, daí o termos de observar em que condições está o pesqueiro e onde queremos colocar as nossas pescas.

Boas pescarias a todos :fixe:
Anexos
SAM_0007_mechilhoeira.JPG
SAM_0006_Converted_mexilhoeira.JPG
SAM_0004_Edited_mexilhoeira.jpg
Avatar do Utilizador
dejesus
Mensagens: 99
Registado: domingo abr 07, 2013 11:59 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por dejesus »

:fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por NelsonP »

Belas fotos óh Soares :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !! :fixe:
Ó SOARES , tu com esse spot e eu com a minha «Santa» devemos ter «Estacionamento reservado» !
:hahaha: :hahaha: :hahaha:
Na 5ª no TTVD vim embora mais cedo , saiu dali algum «sumo» ??????? :huuum:
Como te disse o meu telelé «pifou» e fiquei sem o teu contacto , manda o teu nº por MP para podermos combinar a «malandrice» !! :fixe:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Ramiro »

ffgsoares Escreveu:Já agora vou aqui colocar umas imagens de umas coroas num spot onde costumava pescar, de observar que só a coroa na zona de rochas é uma coroa permanente, todas as outras mudam consoante as grandes marés (lua cheia/lua nova) arrastam as areias e as depositam noutros locais, daí o termos de observar em que condições está o pesqueiro e onde queremos colocar as nossas pescas.
Boas pescarias a todos :fixe:
Imagens ilustrativas de algumas coroas (não, não são mulheres de idade :hahaha: ) e também de alguns fundões (não, também não são mulheres de idade :twisted: )
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por portista »

Caros pescadores,
Ramiro, que grande contributo que o Sr. está a dar aqui ao sítio!
Deixo então depois de ter lido as suas explicações as minhas possíveis interpretações da coisa:


Imagem

Imagem

Imagem

A vermelho estaram as coroas que mais se aproximam da superfície e suponho que por isso criando ondas maiores? A amarelo as de média dimensão e a verde uma junto a costa? Já agora uma diminuição da coroa depois de formar a onda pode levar a espuma ou é por se manter a altura da coroa que a onda quebra e a espuma se forma? Há uma imagem em que não diferencio as alturas de coroas mas tento sinalizar aquilo que me parecem ser zonas que ficam situadas transversalmente/perpendicularmente à linha de costa e por isso podem ser zonas de agueiros. Já agora, onde se ve formação de ondas isso significa que a coroa de areia está a começar ali ou já começou muito atrás?

Deixem um comentário a esta minha interpretação sff

Cumprimentos
Responder