Pesqueiros na areia - 1

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesqueiros na areia - 1"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por NelsonP »

Obrigado pela partilha. Ajudou imenso a perceber melhor a « coisas» :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Ramiro »

fdp Escreveu:BOAS CAMARADA RAMIRO !! :fixe:
Estes tópicos são sempre importantes para mim visto que pesco quase sempre na pedra e os meus
conhecimentos de pesca na areia são reduzidos !!
Há no entanto aqui qualquer coisa no teu raciocínio que não entendi !!
Ramiro Escreveu:As chamadas "abas" são as zonas que dividem uma e outra zona. Normalmente a melhor aba é a contra-corrente, ou seja, a oposta ao movimento dominante das águas. Por exemplo, na costa ocidental, o movimento dominante é Norte-Sul (pode inverter, como tem sido nos últimos dias). Logo a aba melhor é a de Norte, já que o peixe se alimentará de preferência sempre contra a corrente.
No caso que descreveste e eu sublinhei , a aba melhor não deveria ser a de Sul ??
Ramiro Escreveu:Porquê? Pensem um bocadinho e deixem bitaites, para "aquecer" a conversa.
Em minha opinião será porque a comedia levantada do coroeiro pelo movimento das águas é arrastada
pela corrente na direcção do predador limitando-se este a «emboscar» !!
FIQUEM BEM !! :fixe:
Olá "camarada", tudo fino por aí? Espero que sim. :fixe:
Levantas uma questão pertinente. E também a origem de muitos erros. É evidente que cada caso é um caso e nada melhor que estar de frente para um pesqueiro a tentar decifrar como está a "trabalhar". Nestes tópicos limito-me a tentar fornecer indicadores daquilo que é básico na movimentação das águas e do eventual comportamento do peixe. Depois temos de adaptar o que sabemos a cada pesqueiro e às condições em que o mesmo se encontra no momento. O exemplo que dei refere duas coroas de areia com um afastamento lateral considerável entre elas, digamos, no mínimo uns 40mts. Menos que isso, poderemos já chamar-lhe um agueiro, por onde o mar faz a escoa proveniente da rebentação (uma corrente a partir da margem para dentro). Aqui nesta zona, pode haver peixe contra-corrente à espera de paparoca trazida pela corrente e que foi levantada pelas ondas que se abateram. Resta procurar a que distância estão. :com:
As abas laterais provocam ao peixe um comportamento semelhante. O peixe come invariavelmente contra a corrente, mesmo nas pedras, onde, até é mais evidente o comportamento. O peixe nunca se aproxima com água a favor, senão arrisca-se a ser arremessado contra as mesmas. Está virado para onde está a comida ou de onde ela vem e utiliza o movimento das águas para ajudar a fugir se necessário. Portanto, num caso de corrente lateral Norte-Sul, a melhor aba deverá ser a de Norte. A pesca deverá ser colocada na zona mais próxima onde começa a subida da coroa e não em cima da mesma. Se fôr um aparelho com estralho(s) longo(s), a margem de manobra é maior e os resultados provavelmente também. :wink:
Espero ter conseguido passar o raciocínio.
Avatar do Utilizador
teco43043
Mensagens: 222
Registado: sexta fev 25, 2011 7:15 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por teco43043 »

:fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por ffgsoares »

Na impossibilidade de pescar para lá da rebentação formada pela coroa, que é onde mais gosto de pescar também costumo tentar as abas da coroa, na verdade não costumo fazer caso/olhar muito para essa questão do correr do mar, a não ser que seja forte o arrastar das pescas mas, agora é mais uma situação que vou pôr em prática e observar os resultados.

Bela dica :join:

Um abraço ó Ramiro :fixe:
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por kalvas »

Ramiro Escreveu:
kalvas Escreveu:Ao ler este "manual" lembrei-me da aula ao vivo que tive o prazer de receber do mestre Ramiro.
Foi na mariscada que houve este ano.
Parecia que estava lá.
Precisamente este assunto.
Bem haja Ramiro.
São coisas que não se esquecem.
Bons momentos em excelente companhia. :fixe:
Abraço p'raí.
Um abraço Ramiro.
Espero que esteja tudo bem por aí.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por fdp »

BOAS CAMARADA RAMIRO !! :fixe:
Ramiro Escreveu:Espero ter conseguido passar o raciocínio.
:fixe: :fixe: :fixe:
FICA BEM !
Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por nelsonpamaral »

Pessoal,

Só quero dizer =D> =D> =D> =D> que este é um excelente tópico.

Muito bom

Obrigado e fiquem bem

Nelson
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por NelsonP »

Ramiro Escreveu:
fdp Escreveu:BOAS CAMARADA RAMIRO !! :fixe:
Estes tópicos são sempre importantes para mim visto que pesco quase sempre na pedra e os meus
conhecimentos de pesca na areia são reduzidos !!
Há no entanto aqui qualquer coisa no teu raciocínio que não entendi !!
Ramiro Escreveu:As chamadas "abas" são as zonas que dividem uma e outra zona. Normalmente a melhor aba é a contra-corrente, ou seja, a oposta ao movimento dominante das águas. Por exemplo, na costa ocidental, o movimento dominante é Norte-Sul (pode inverter, como tem sido nos últimos dias). Logo a aba melhor é a de Norte, já que o peixe se alimentará de preferência sempre contra a corrente.
No caso que descreveste e eu sublinhei , a aba melhor não deveria ser a de Sul ??
Ramiro Escreveu:Porquê? Pensem um bocadinho e deixem bitaites, para "aquecer" a conversa.
Em minha opinião será porque a comedia levantada do coroeiro pelo movimento das águas é arrastada
pela corrente na direcção do predador limitando-se este a «emboscar» !!
FIQUEM BEM !! :fixe:
Olá "camarada", tudo fino por aí? Espero que sim. :fixe:
Levantas uma questão pertinente. E também a origem de muitos erros. É evidente que cada caso é um caso e nada melhor que estar de frente para um pesqueiro a tentar decifrar como está a "trabalhar". Nestes tópicos limito-me a tentar fornecer indicadores daquilo que é básico na movimentação das águas e do eventual comportamento do peixe. Depois temos de adaptar o que sabemos a cada pesqueiro e às condições em que o mesmo se encontra no momento. O exemplo que dei refere duas coroas de areia com um afastamento lateral considerável entre elas, digamos, no mínimo uns 40mts. Menos que isso, poderemos já chamar-lhe um agueiro, por onde o mar faz a escoa proveniente da rebentação (uma corrente a partir da margem para dentro). Aqui nesta zona, pode haver peixe contra-corrente à espera de paparoca trazida pela corrente e que foi levantada pelas ondas que se abateram. Resta procurar a que distância estão. :com:
As abas laterais provocam ao peixe um comportamento semelhante. O peixe come invariavelmente contra a corrente, mesmo nas pedras, onde, até é mais evidente o comportamento. O peixe nunca se aproxima com água a favor, senão arrisca-se a ser arremessado contra as mesmas. Está virado para onde está a comida ou de onde ela vem e utiliza o movimento das águas para ajudar a fugir se necessário. Portanto, num caso de corrente lateral Norte-Sul, a melhor aba deverá ser a de Norte. A pesca deverá ser colocada na zona mais próxima onde começa a subida da coroa e não em cima da mesma. Se fôr um aparelho com estralho(s) longo(s), a margem de manobra é maior e os resultados provavelmente também. :wink:
Espero ter conseguido passar o raciocínio.
Mais uma excelente explicação :fixe:
Responder