A Bronca

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A Bronca"
na nova versão do site.

JMET
Mensagens: 69
Registado: quinta fev 17, 2011 11:48 am

A Bronca

Mensagem por JMET »

- Não dá nada, Nã Jó.
- Pois não, hoje as enguias não querem nada connosco.
- Vamos embora?...
- Eh pá, vamos fazer-nos aos caralhudos. Aquilo é bom fritinho.

E foi assim que eu e o meu amigo e vizinho Fernando Jorge, em meados dos anos 60 do século passado (tínhamos para aí 12 ou 13 anos), recolhemos as linhas de mão e as colocámos encostadas a um dos pontões da Ribeira das Naus, ao Cais do Sodré, em Lisboa. Para nos fazermos, em desespero de causa, aos caralhudos que por lá abundavam.

Os feios e roliços peixinhos colaboraram em grande, ao contrário das enguias. Acabada a pesca, fiquei com um problema, que partilhei com o Nã Jó.
- Olha lá, como é que tu dizes à tua mãe que estes peixes se chamam?
- Caralhudos.
- E ela, não diz nada, não se chateia?
- Não.

Fiquei mais descansado. A família do Nã Jó era um nadinha mais fina que a minha, dado o pai ser escriturário na então Tabaqueira, ao contrário do meu, que trabalhava, de fato-macaco, numa espécie de oficina dos Correios. Eles até já tinham televisão lá em casa, o que na altura fazia muita diferença. Portanto, se a mãe dele se aguentava ao nome do peixe, a minha mãe também não devia estrilhar, pensei eu.

E foi assim que a quando a minha mãe me perguntou que peixes eram aqueles, eu respondi:
- São caralhudos.
- O quê!?... Não pode ser. Têm que ter outro nome!
- Bom, também são conhecidos por caralhetas.
- Disparate!... Não quero que chames esses nomes aos peixes. Isso aí são mas é cabozes.
- Não são, mãe. Os cabozes não têm escamas. E a cabeça não é tão roliça, tão achatada.
- Isso não me interessa nada, aqui são cabozes. E pronto!
- Mas, oh mãe, não são...

Abespinhada, a minha mãe vestiu o casaco e convocou-me para ir com ela à praça. Antes, porém, pegou num dos peixes pelo rabo, com a ponta do polegar e do indicador, dizendo:
- A Amália vai já esclarecer este assunto.

Acto contínuo arrastou-me para duas portas ao lado da minha casa, para a peixaria, onde entrou toda pimpona.
- Oh D. Amália – Disse, muito hirta, com o braço esticado e o peixe entre os dedos. – Que peixe é este?
- Oh D. Teodora isso é um peixe caralho. - Disse a peixeira, soltando uma risadinha.

Olhei de soslaio para a minha progenitora, que se esquecera que a Amália, como qualquer peixeira daquele tempo, não tinha pruridos em empregar qualquer vernáculo, por mais puro e duro que fosse.

- Oh!!!... Fez a minha mãe, muito corada e com ar de quem se tivesse ali um buraco se enfiaria nele.
- Vamos embora, vamos embora... Adeus Amália, obrigado.

E, na rua, ainda mais apressada que o costume, ergueu o dedo indicador da mão direita na direcção do meu nariz e disse, solenemente:
- O raio dos peixes são cabozes, ouviste?... E ai de ti se te ouço chamar-lhes outra coisa.

_______________________________________

Nota: Este é o relato fiel de uma história verídica.
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: A Bronca

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

:hahaha: :hahaha: :hahaha:
O que eu me ri com esta história!!!
Tendo em conta o espaço temporal, os costumes e respeito da época, que já lá vai... as peixeiras é que andavam avançadas no tempo! :hahaha:

Faz-me lembrar quando chego, vindo da embarcada com aqueles peixes de cores tropicais fantásticos, e não resisto, entre um sorriso mais malandro, a responder a quem pergunta "Isto são peixes piço... :join: "

Obrigado pela partilha. :fixe:

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: A Bronca

Mensagem por Trophy_Master »

He he he.
E daquelas historias que nunca se esquece
Obrigado pela partilha
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: A Bronca

Mensagem por DCautosport »

=D> =D> =D>
PMaravilha
Mensagens: 15
Registado: terça nov 19, 2013 12:46 pm

Re: A Bronca

Mensagem por PMaravilha »

Muito bom!!! :D
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: A Bronca

Mensagem por ffgsoares »

Excelente estória dos antigamentes,... um gajo está a ler e a rir sozinho :join: :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Muito boa :fixe:
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: A Bronca

Mensagem por nunopontes »

Que gargalhada que soltei agora...fantastica :fixe: :fixe: :fixe:
Responder