A sorte do grande robalo

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A sorte do grande robalo"
na nova versão do site.

JMET
Mensagens: 69
Registado: quinta fev 17, 2011 11:48 am

A sorte do grande robalo

Mensagem por JMET »

Meus amigos, aqui vai mais uma historieta já publicada num fórum entretanto extinto e que presumo que não conheçam.

- João, o que é que achas?...
- Ahn?... O quê?
- Não ouviste nada… Estavas a olhar para a Ludmila, outra vez.

João nutria uma paixão inconfessada, embora notória, pela bela e loiríssima Ludmila, a melhor aluna da escola secundária que frequentavam, numa vila costeira do litoral oeste. O facto de ocuparem turmas diferentes e a postura reservada e distante da jovem ucraniana dificultavam a aproximação.

- A minha prima anda na mesma turma da Ludmila. Se quiseres, eu falo-lhe e ela dá um toque àquela pedrinha de gelo.
- Não me chateies, Tomás. Não digas disparates.
- Pronto, meu, já não está cá quem falou. Olha, que me dizes a irmos ver a bola, no sábado. Jogam os juniores.
- Não posso, vou à pesca.

No bar da praia, a meio da tarde de sábado, João conferenciou com o velho Ernesto. O mirrado pescador reformado fez-lhe o ponto da situação.
- Apanharam uns robalotes, aí, durante a semana, com o mar bravo. Como o mar caiu, e como vais engodar, se fosse a ti, ia para a laje do canto da praia.
Embora não lhe agradasse muito o local, por ser demasiado exposto aos passeantes e aos mirones, João concordou com o velho marítimo e rumou à laje.

- Oh João, hoje é que sai o de cinco quilos! – Gritou Alexandre, um colega do pai, do passeio ribeirinho.
- O sítio é bom e o mar está de feição. - Comentou um velhote, de regresso de uma pescaria aos polvos.

Aturando as bocas de uns e outros, João deu início à pescaria. Afinal, o mar não estava assim tão “caído”. Tinha ainda um “toque” razoável, o que dificultava um pouco a acção de pesca. Em contrapartida, deixava a expectativa de entrada de peixe graúdo.

Ao terceiro lançamento, João ferrou um peixe. Acto contínuo, o carreto começou a “cantar”. O peixe começou a levar linha, numa corrida desesperada, perante os esforços do rapaz em manter a cana elevada e em calibrar adequadamente a embraiagem do carreto. A luta entre o jovem e o peixe ia-se prolongando, dando origem a que os passantes pelo caminho ribeirinho parassem para assistir à cena. O aglomerado cresceu, à medida que os minutos passavam sem se vislumbrar quem ganharia a partida.
- Vai perdê-lo. – Disse um, ao ver o peixe rumar para umas rochas meio submersas.
- Trabalhou bem. – Disse outro, ao ver que rapaz conseguira inverter a corrida do adversário.
- Vamos ver se o aguenta quando chegar à rebentação. - Disse um outro.
- Coitadinho do moço, Deus queira que o tire… - Disse uma senhora de idade, oriunda de uma excursão vinda do interior para ver o mar. Por essa altura, já meia centena de excursionistas da terceira idade engrossava a multidão que se concentrava em redor do pesqueiro.

Quando João, por fim, enfiou os dedos nas guelras do respeitável robalo, depois de o ter conduzido para a praia, com a ajuda das ondas, a multidão ovacionou-o com uma estrondosa salva de palmas.

O rapaz tremia, ao tirar o anzol espetado ao canto da boca do robalo. Mais que a emoção do momento, perturbava-o a turba em redor. Foi então que ouviu, por entre a algazarra, muito perto de si, quase ao ouvido, as seguintes palavras:
- É tão bonito. Que pena ir morrer…
Aquela voz… O coração desatou-lhe aos pulos. Virou-se. Era ela… Era Ludmila.

Quase noite, no bar da praia, meia dúzia de pessoas comentava ainda, algo depreciativamente, a devolução do grande robalo à água. Do seu canto, o velho e mirrado Ernesto, cigarro ao canto da boca, até aí calado, disse, então:
- Pois sim… Ele libertou o robalo mas ganhou uma bela dourada! Eu bem o vi a sair do pesqueiro, ao pôr-do-sol. A ele e à loirinha. Muito juntinhos e de mão dada...

JMET
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: A sorte do grande robalo

Mensagem por Panca »

JMET Escreveu: - Pois sim… Ele libertou o robalo mas ganhou uma bela dourada! Eu bem o vi a sair do pesqueiro, ao pôr-do-sol. A ele e à loirinha. Muito juntinhos e de mão dada...

JMET
Muito boa como de costume e que bela dourada devia ser :join: :join: :join:
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: A sorte do grande robalo

Mensagem por 007kil »

Muito bom. :fixe:
A mim douradas dessas não me saem, só tainhas. :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
costaprata
Mensagens: 94
Registado: terça mai 10, 2011 2:05 pm

Re: A sorte do grande robalo

Mensagem por costaprata »

Bom! Muito bom mesmo! =D> =D>
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: A sorte do grande robalo

Mensagem por nunopontes »

Ora uma bela troca...um robalo por uma dourada, mais uma grande historia a que o amigo nos habitou, agora imagino o dilema no interior daquele pescador :)
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: A sorte do grande robalo

Mensagem por Trophy_Master »

Belas douradas :118: :118: onde onde :anjdia:
Mais uma bela história
Obrigado :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: A sorte do grande robalo

Mensagem por ffgsoares »

É assim, não se pode ter tudo, bela estória :join:

:fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: A sorte do grande robalo

Mensagem por NelsonP »

Eu tambem trocava um robalo daqueles por uma dourada daquelas :hahaha:
Responder